Manteiga de Amendoim - saudável ou não? 1

Manteiga de Amendoim – saudável ou não?

A Manteiga de Amendoim é uma pasta densa feita de amendoim, gorduras, açúcar e sal, ingredientes suficientes para deixar qualquer pessoa desconfiada. Mas a verdade é que manteiga de amendoim não é uma entidade única e imutável, e a composição do interior dos frascos pode mudar radicalmente de uma marca para outra.

O importante é perceber se a manteiga que está a comprar é “industrializada, carregada de açúcar e conservantes”, ou não, porque é isso que pode tornar um produto saudável num muito mau.

O nome científico da planta que produz o amendoim é Arachis hypogaea. Ela é nativa da América do Sul e cultivada desde a antiguidade, quando era muito importante para a dieta de populações nativas na América do Sul e no México, como os astecas.

O amendoim tornou-se bastante popular em todo o mundo quando passou a ser cultivado em larga escala nos Estados Unidos, no século XIX.

Manteiga de amendoim

A composição nutricional é muito adequada contendo, por 100g, cerca de 600kcal, 50g de gordura, das quais apenas cerca de 7g é saturada e a maioria (cerca de 23g) monoinsaturada e a restante polinsaturada. Estas 2 últimas gorduras fazem parte das chamadas “gorduras boas”.

Por si só, a manteiga de amendoim não engorda, no entanto há que ter alguns aspectos em atenção. O amendoim é uma oleaginosa com elevado teor de gordura que, apesar de insaturada, não deixa de ter um valor energético elevado.

Tem muita proteína de qualidade, rica em gorduras saudáveis, um dos alimentos com mais vitaminas e minerais, que fornece muitos antioxidantes e ajuda o bom funcionamento do corpo. (Magnésio, fósforo, potássio, ferro, cálcio, iodo, zinco, vitamina A, B1, B2, B5, B9, B12, C, D, K.)

A manteiga de amendoim tem um baixo teor de hidratos de carbono

Sendo assim, e de forma a conseguir refeições com porções equilibradas de hidratos de carbono, proteína e gorduras, sugerimos que consuma manteiga de amendoim da seguinte forma:

  • evitar a sua ingestão com pão branco;
  • com fruta, como banana, por exemplo;
  • excluir a junção de alimentos com alto teor de gordura
  • com fontes de hidratos de carbono complexas como aveia ou pão/tostas integrais
  • na sua forma mais simples

A melhor altura para se comer manteiga de amendoim é antes ou depois do treino, porque fornece muita energia, mas também “como complemento de uma refeição, ou para saciar a vontade de comer doces, sendo que o ideal é consumir apenas umas colher em pão integral, ou “pura”.

Manteiga de amendoim

BENEFÍCIOS DA MANTEIGA OU PASTA DE AMENDOIM:

  • Excelente fonte de proteínas: O óleo de amendoim tem entre 25 e 30% de proteínas na sua composição, o que faz desta manteiga uma óptima fonte de proteínas, que são essenciais para a manutenção e aumento da massa muscular (hipertrofia);

  • Ajuda a emagrecer: As proteínas e as fibras presentes prolongam a sensação de saciedade, auxiliando as dietas de perda de peso. Além disso, as fibras regulam o intestino e combatem a prisão de ventre. Todavia, o alimento é bastante calórico e deve ser consumido com moderação ou pode fazer engordar.

  • Deixa a pele bonita: O amendoim é rico em vitamina E, substância que estimula a formação de colágeno e tem alto poder antioxidante. O resultado é pele firme jovem

COMO PREPARAR

  • Descasque os amendoins.
  • Triture os amendoins no seu acessório de cozinha até que este fique bem cremoso, pelo menos durante 2 minutos e 30 segundos.
  • Guarde a sua manteiga de amendoim caseira num recipiente desejado.

Note que aqui não é necessário adicionar absolutamente nenhum ingrediente extra; nem óleo, nem mel, açúcar, sal, etc, pois o próprio amendoim irá formar o seu próprio óleo e tornar-se progressivamente mais cremoso.

As proteínas e as fibras presentes prolongam a sensação de saciedade, auxiliando as dietas de perda de peso.

O importante para perceber se a manteiga de amendoim engorda é ter a noção de qual e quanta quantidade deve comer.

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