Manteiga de Amendoim – saudável ou não?

A Manteiga de Amendoim é uma pasta densa feita de amendoim, gorduras, açúcar e sal, ingredientes suficientes para deixar qualquer pessoa desconfiada. Mas a verdade é que manteiga de amendoim não é uma entidade única e imutável, e a composição do interior dos frascos pode mudar radicalmente de uma marca para outra.

O importante é perceber se a manteiga que está a comprar é “industrializada, carregada de açúcar e conservantes”, ou não, porque é isso que pode tornar um produto saudável num muito mau.

O nome científico da planta que produz o amendoim é Arachis hypogaea. Ela é nativa da América do Sul e cultivada desde a antiguidade, quando era muito importante para a dieta de populações nativas na América do Sul e no México, como os astecas.

O amendoim tornou-se bastante popular em todo o mundo quando passou a ser cultivado em larga escala nos Estados Unidos, no século XIX.

Manteiga de amendoim

A composição nutricional da manteiga de amendoim é muito adequada contendo, por 100g, cerca de 600kcal, 50g de gordura, das quais apenas cerca de 7g é saturada e a maioria (cerca de 23g) monoinsaturada e a restante polinsaturada. Estas 2 últimas gorduras fazem parte das chamadas “gorduras boas”.

Por si só, a manteiga de amendoim não engorda, no entanto há que ter alguns aspectos em atenção. O amendoim é uma oleaginosa com elevado teor de gordura que, apesar de insaturada, não deixa de ter um valor energético elevado.

A manteiga de amendoim tem muita proteína de qualidade, rica em gorduras saudáveis, um dos alimentos com mais vitaminas e minerais, que fornece muitos antioxidantes e ajuda o bom funcionamento do corpo. (Magnésio, fósforo, potássio, ferro, cálcio, iodo, zinco, vitamina A, B1, B2, B5, B9, B12, C, D, K.)

A manteiga de amendoim tem um baixo teor de hidratos de carbono

Sendo assim, e de forma a conseguir refeições com porções equilibradas de hidratos de carbono, proteína e gorduras, sugerimos que consuma manteiga de amendoim da seguinte forma:

  • evitar a sua ingestão com pão branco;
  • com fruta, como banana, por exemplo;
  • excluir a junção de alimentos com alto teor de gordura
  • com fontes de hidratos de carbono complexas como aveia ou pão/tostas integrais
  • na sua forma mais simples

A melhor altura para se comer manteiga de amendoim é antes ou depois do treino, porque fornece muita energia, mas também “como complemento de uma refeição, ou para saciar a vontade de comer doces, sendo que o ideal é consumir apenas umas colher em pão integral, ou “pura”.

Manteiga de amendoim

BENEFÍCIOS DA MANTEIGA OU PASTA DE AMENDOIM:

  • Excelente fonte de proteínas: O óleo de amendoim tem entre 25 e 30% de proteínas na sua composição, o que faz da manteiga de amendoim uma óptima fonte de proteínas, que são essenciais para a manutenção e aumento da massa muscular (hipertrofia);
  • Ajuda a emagrecer: As proteínas e as fibras presentes na manteiga de amendoim prolongam a sensação de saciedade, auxiliando as dietas de perda de peso. Além disso, as fibras regulam o intestino e combatem a prisão de ventre. Todavia, o alimento é bastante calórico e deve ser consumido com moderação ou pode fazer engordar.
  • Deixa a pele bonita: O amendoim é rico em vitamina E, substância que estimula a formação de colágeno e tem alto poder antioxidante. O resultado é pele firme jovem

COMO PREPARAR

  • Descasque os amendoins.
  • Triture os amendoins no seu acessório de cozinha até que este fique bem cremoso, pelo menos durante 2 minutos e 30 segundos.
  • Guarde a sua manteiga de amendoim caseira num recipiente desejado.

Note que aqui não é necessário adicionar absolutamente nenhum ingrediente extra; nem óleo, nem mel, açúcar, sal, etc, pois o próprio amendoim irá formar o seu próprio óleo e tornar-se progressivamente mais cremoso.

As proteínas e as fibras presentes na manteiga de amendoim prolongam a sensação de saciedade, auxiliando as dietas de perda de peso.

O importante para perceber se a manteiga de amendoim engorda é ter a noção de qual e quanta quantidade deve comer.

Manteiga de Amendoim – saudável ou não?
4.7 (94.36%) 39 votos

2 Comentários

  1. Eusébio || 2 Fevereiro, 2017

    Indicado por um amigo, passei a consumir e já não passo sem a minha manteiga de amendoim

  2. Célia Rodrigues || 2 Fevereiro, 2017

    Sou consumidora de manteiga de amendoim e recomendo.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *