Alimentos que actuam como laxantes naturais 3

Alimentos que actuam como laxantes naturais

A prisão de ventre, é um problema que gera muito desconforto e pode ter diversas causas, até mesmo a genética pode influenciar o funcionamento do intestino.

Existem vários tratamentos para a prisão de ventre, alguns alimentos são como laxantes naturais e estão ao alcance de qualquer um de nós.

Os laxantes naturais possuem a vantagem de não prejudicar o funcionamento dos intestinos deixando-os viciados.

Ameixa-preta
Esta fruta contém sorbitol, substância com efeito laxativo muito eficiente. Pode ser ingerida seca ou em calda.

Alimentos que actuam como laxantes naturais 4

Cereais integrais


Aveia, arroz, pão e macarrão integrais, milho e outras sementes e grãos comestíveis possuem grande quantidade de fibras, que estimulam a actividade intestinal e, consequentemente, a evacuação.

Iogurte


O iogurte contém lactobacilos, microorganismos que mantêm e recuperam a flora intestinal.

Abacaxi


É óptimo no combate à prisão de ventre. Contém bromelina, substância que “irrita” a mucosa intestinal, estimulando os movimentos peristálticos (contracções involuntárias que empurram as fezes pelos intestinos até sua expulsão).

Alimentos que actuam como laxantes naturais 5

Maçã com casca


Esta fruta contém fibras solúveis — que, em contacto com água, aumentam a massa fecal e a tornam mais “macia” — e insolúveis — que não se dissolvem em água nem são absorvidas pelo organismo, mas estimulam o peristaltismo.

Os dois tipos são óptimos no combate à prisão de ventre.

Pipoca


A pipoca é um alimento riquíssimo em fibras. E ajudam bastante na reeducação do trânsito intestinal, facilitando os movimentos peristálticos.

laxantes naturais

Vegetais


Alface, agrião, brócolos, cenoura, couve, escarola, espinafre, rúcula… Todos esses vegetais contêm fibras que aumentam o volume das fezes. Por isso eles são itens obrigatórios no cardápio diário de quem sofre de prisão de ventre.

Papaia


Outro conhecido alimento laxante. A papaína, substância presente na sua composição, estimula a mucosa intestinal de maneira natural, facilitando os movimentos de expulsão das fezes.

Além dos alimentos, um líquido indispensável é a água, quanto mais água beber menor serão as hipóteses de prisão de ventre.

4.7 / 5. Votos: 82

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *