Agrião – um superalimento!
O agrião é um alimento com um grande valor nutritivo
O agrião é rico em antioxidantes e uma boa fonte de betacaroteno, vitamina C, e diversos minerais como ferro, magnésio e potássio e uma excelente fonte natural de cálcio.
Originária da Europa e Ásia, esta planta é cultivada e utilizada como alimento em quase todo o mundo. Pertence à família das crucíferas, às quais também pertencem os brócolos, couves, agrião, rábano e repolho.
Em Portugal, comercializam-se três espécies distintas às quais vulgarmente se chama agrião: agrião do rio ou agrião de água (nasturtium officinale), agrião da horta (barbarea verna) e mastruço (lepidium sativum).
Agrião Água – É uma variedade que necessita de manter as raízes totalmente encharcadas ou muito húmidas para o seu correcto desenvolvimento. O Agrião de Água possui folhas grandes e muito tenras, sendo muito utilizado em saladas e outros pratos culinários. É um alimento facilmente digerível, rico em ferro, e possui importantes propriedades depurativas e diuréticas.
Segundo um estudo publicado no British Journal of Clinical Pharmacology, ele tem diversos benefícios vasculares, um dos quais o facto de ajudar a baixar a pressão arterial ajudando a mante-la saudável principalmente em pessoas que costumam ter uma dieta pobre em cálcio, magnésio e potássio. Deve ser ingerido de forma natural e não em suplementos alimentares.
Um superalimento! O agrião também é um forte aliado na perda ou manutenção do peso, pois tem baixíssimas calorias mas muitas fibras solúveis e insolúveis, que garantem saciedade e energia.
O Agrião é Versátil e saudável
Alimento básico desde a existência humana, ele é um dos mais antigos vegetais consumidos por seres humanos. De sabor intenso e vários benefícios para a saúde, pode ser usado de mil e uma formas na sua cozinha.
Benefícios e utilização – um superalimento!
Além da vantagem de ser um alimento baixo em calorias, fornecendo 22 calorias em cada 100 gramas, ele é rico em vitaminas A, B e C. Um estudo desenvolvido pela Universidade de Ulster, Reino Unido, demonstra que na variante de água tem mais vitamina C do que as laranjas, mais ferro que os espinafres e mais cálcio que o leite – tornando-se um alimento poderoso no reforço do sistema imunitário.
Além disso é anti-anémico, ajuda a manter a juventude, favorece o crescimento do cabelo e tem uma forte acção anti-cancerígena.
É um alimento depurativo e diurético recomendado para diabéticos.
É ainda anti-anémico, aumentando a concentração de glóbulos vermelhos e hemoglobina. Tem acção odontológica (alivia as dores de dentes) e é indicado na quimio prevenção.
RECEITA DE CREME DE AGRIÃO:
Ingredientes
200 gramas de agriões
2 cenouras
200 gramas de abóbora
1 courgette
1 cebola
2 dentes de alho
20 ml de azeite
1 colher (chá) de sal
Preparação
Arranje-os e reserve-os.
Descasque, corte em pedaços e coloque numa panela com água os restantes ingredientes (mantenha a casca da courgette).
Quando estiver tudo cozinhado adicione os agriões e deixe-os apenas até voltar a ferver, para ficarem al dente.
Adicione o azeite e triture.
Apesar de o usarmos bastante em saladas e sopas, ele é bastante mais versátil do que isso. Pode dar um um óptimo esparregado, ou até um nutritivo molho pesto para juntar a massas por exemplo.
Seguindo a tradição britânica, pode-se juntar a pão, consumido em sandes, tostas e até hambúrgueres. Se for consumido cru, tanto melhor – maiores são os benefícios.
Boas razões para fazer deste vegetal uma presença regular à mesa, preferencialmente cru. O médico norte-americano Dr. Oz aconselha uma porção pelo menos 3 a 5 vezes por semana. E combinado com os ómega 3 do salmão, que combatem a inflamação e o cancro, os efeitos quimio preventivos são ainda mais potenciados, assegura.
FAQS
O que é o agrião?
O agrião é uma planta aquática pertencente à família Brassicaceae. É caracterizado pelas suas pequenas folhas verdes e pelo seu sabor picante e é frequentemente consumido em saladas.
Quais são os benefícios do agrião para a saúde?
O agrião é rico em vitamina C, vitamina K, vitamina A, cálcio e ferro. Também possui antioxidantes e compostos que podem ajudar a prevenir certos tipos de câncer.
Como se pode consumir o agrião?
O agrião é frequentemente consumido cru em saladas, mas também pode ser cozinhado em sopas, refogados ou como acompanhamento.
O agrião é bom para os ossos?
Sim, o agrião é uma boa fonte de vitamina K e cálcio, ambos essenciais para a saúde óssea.
O agrião ajuda na desintoxicação do corpo?
Existem algumas evidências que sugerem que o agrião pode ajudar a desintoxicar o corpo devido à sua capacidade de neutralizar certas substâncias químicas tóxicas.
Existem contra-indicações no consumo de agrião?
Pessoas que tomam anticoagulantes devem consumir agrião com moderação, pois é rico em vitamina K, que pode interferir na ação destes medicamentos. Além disso, o consumo excessivo pode causar problemas digestivos em algumas pessoas.
O agrião é uma boa fonte de ferro?
Sim, o agrião é uma boa fonte vegetal de ferro, o que pode ajudar na prevenção de anemias.
Onde posso comprar agrião em Portugal?
O agrião pode ser encontrado em supermercados, mercados locais e lojas de produtos biológicos em Portugal.
adoro agrião em saladas
Nunca imaginei comer um bolo feito com agriao
Vou experimentar o creme de agrião 🙂