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10 alimentos para acrescentar na dieta no combate a flacidez

A aparência exerce um papel importante na construção da autoestima.

A preocupação em manter a pele firme é cada vez mais frequente, principalmente após um processo de emagrecimento, pois é muito comum nesse período sentir a pele mais fina e envelhecida.

Isto acontece devido ao rompimento das fibras de sustentação e firmeza da pele, colágeno e elastina.

Este rompimento pode acontecer por diversos fatores:

Intrínsecos – quando relacionado por algum fator fisiológicos como processo de gestação, onde ocorre o ganho de peso e a elasticidade da pele para acomodar o bebê; ganho e perda de peso com frequência, quando há dificuldade em manter o peso estável; envelhecimento natural da pele e pela má alimentação que repercute em todo o organismo e é visivelmente através da pele.

Extrínsecos – que estão relacionados a hábitos que provoca o envelhecimento precoce da pele, como é o caso do uso de cigarro e ou de álcool que gera a redução dos vasos sanguíneos e diminui a circulação do sangue, dificultando a nutrição da pele e tornando-a mais flácida;

O excesso de sol na pele sem a devida proteção degrada o colágeno e reduz a quantidade de elastina, deixando a pele com aparência envelhecida; alimentação a base de carboidratos simples, deve ser evitada, pois os açucares presente no arroz branco, macarrão refinado e produtos à base de farinha de trigo branca e doces provoca um processo chamado glicação que é quando uma molécula de glicose (açúcar) se une a uma proteína, como colágeno e elastina, quebrando-a e ocasionando a flacidez.

Como tratar ou evitar a flacidez:

Primeiro passo buscar técnicas que promove o emagrecimento lentamente para que o corpo tenha tempo de produzir colágeno enquanto perde peso.

Dietas muito restritivas, normalmente, é composta por pouca quantidade de comida e consequentemente pouca quantidade de nutrientes e essa restrição de vitaminas e minerais vai desencadear o envelhecimento precoce, além de perda de massa magra junto.

O ideal é fazer uma reeducação alimentar que promova a perda gradativa de 0,5 a 1 kg por semana para tornar mais seguro a manutenção e recuperação da flacidez.

Pratique exercícios físicos, pois são responsáveis pela tonificação muscular preenchendo os espaços deixado na pele pela eliminação da gordura e tornar a musculatura mais rígida e mais firme.

combate a flacidez

Incluir na alimentação alimentos que contêm nutrientes que fornecem ou atuam na produção de colágeno.

Eis abaixo alguns exemplos:

  1. Abacate – fonte de gordura monoinsaturada (boa para o organismo), que ajuda a promover elasticidade da pele, mas deve ser consumida com moderação, pois é muito calórico. Três colheres de sopa por dia são o suficiente.
  2. Aveia – seu principal componente, o silício orgânico, é responsável por formar colágeno e elastina, que melhora a aparência da pele;
  3. Espinafre – fonte de fibras e luteína, um potente antioxidante que protege contra os raios ultravioleta e previne o envelhecimento da pele;
  4. Melão – fonte de vitaminas C que evita a degradação do colágeno e estimula a produção de mais colágeno pelo organismo, e do complexo B, ajuda a deixar a pele mais firme e hidratada devido a grande quantidade de água na sua composição;
  5. Amêndoas – fonte de vitamina E, selênio e zinco que ajuda no processo de cicatrização sendo importante para evitar estrias, rugas e marcas de expressões;
  6. Batata doce – rica em fibras, vitaminas e minerais como potássio e magnésio ajuda na promoção de uma pele saudável e jovem por mais tempo;
  7. Tomate – fonte de vitamina C, luteína e licopeno que possui ação protetora das células melhorando a elasticidade da pele e favorece a renovação celular, deixando a pele firme e com mais elasticidade.
  8. Beterraba – rica em vitaminas C e do complexo B, além de betacaroteno, juntos formam uma barreira protetora na pele prevenindo contra a ação de radicais livres que causam envelhecimento. Atuam também na circulação sanguínea ajudando a manter a pele nutrida e brilhante.
  9. Melancia – rica em vitaminas importantes para o organismo, dentre elas as vitaminas A, B e  C, além de outros compostos com ação antioxidante que ajuda na renovação celular. Possui também bastante água ideal para manter a pele hidrata e bonita;
  10. Cenoura – possui beta caroteno, quando ingerido se converte em vitamina A, um potente antioxidante responsável por combater os radicais livres que provoca o envelhecimento das células do nosso corpo. 
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Saiba que as bebidas alcoólicas e o tabaco também são responsáveis pela perda de elasticidade da pele. No caso das alterações hormonais, resultantes de processos como gravidez ou obesidade, o aparecimento de estruturas flácidas dá-se, fundamentalmente, pelas bruscas alterações de peso.

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2 thoughts on “10 alimentos para acrescentar na dieta no combate a flacidez

  1. ” ótimas dicas! Sigo uma dieta q a nutri passou perdi peso e realmente não tive problema com flacidez”

  2. Ótimo texto, muito esclarecedor! Gostaria muito também de ler algum exemplo de dieta que perca 1 kg por semana, seria interessante.

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