Da música aos jogos: sete formas de combater a falta de motivação 3

Da música aos jogos: sete formas de combater a falta de motivação

A atividade física é fundamental para a nossa saúde. Mas nem sempre é fácil encontrar a motivação necessária para fazer exercício.

O stress do dia-a-dia, as apertadas rotinas de trabalho e a vida familiar intrometem-se frequentemente nos nossos planos.

Ocupados e cansados, temos muitas vezes dificuldades em arranjar o tempo e a motivação de que precisámos para tratar do nosso corpo.

Se como muitas pessoas que querem usufruir de um estilo de vida mais saudável você também tem dificuldades em reunir a força de vontade necessária para cuidar de si, talvez estas sete dicas possam dar uma pequena grande ajuda:

1: Encontre a playlist certa

Hoje em dia, temos quase sempre a possibilidade de ouvir música enquanto treinámos.

Tomar o melhor partido de uma playlist pode ser fundamental para nos motivar a ser cidadãos mais saudáveis e ativos. Encontre aquelas músicas que mexem mesmo consigo e reúna a playlist certa.

Vai ver que vai fazer toda a diferença na sua rotina.

Nós recomendámos canções mexidas e, se possível, que explorem temas inspiradores e focados no seu bem-estar.

Caso não tenha tempo para criar as suas próprias playlists, pode sempre explorar algumas compilações pré-definidas que se encontram em sites como o YouTube, o Spotify, ou o Last.fm.

2: Defina de forma clara os seus objetivos

Pode parecer óbvio, mas treinar com um objetivo em mente é fundamental para o motivar a permanecer ativo. Uma boa forma de definir de forma concisa os seus objetivos passa por escrevê-los numa folha de papel ou no seu telemóvel.

Elaborar um contrato consigo próprio é uma boa forma de determinar à partida qual é o seu plano de exercício físico.

Definir de forma concreta os seus objetivos é um ótimo primeiro passo para o ajudar a ficar motivado e a trabalhar para continuar em forma.

3: Pequenas recompensas ajudam!

Pequenas recompensas podem ajudá-lo imenso a manter uma rotina mais saudável. Algumas pessoas gostam de treinar com o telemóvel ao seu lado e fazer pequenas pausas para lazer.

Se é viciado nas redes sociais, porque não tirar uns cinco minutos de pausa para consultar o Facebook e o Instagram entre exercícios? Se gosta de jogar, porque não passar pelo Candy Crush ou pelo mobile casino mediante a concretização de certos objetivos?

Como pode levar estes jogos consigo para qualquer lado, eles funcionam em qualquer tipo de contexto. Pode usá-los para treinar me casa, na rua, ou no ginásio, sempre de forma 100% grátis.

Este tipo de sistema de recompensa vai ajudá-lo a manter-se mais motivado no momento de treinar.

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4: Divirta-se

Nem sempre temos a oportunidade de fazer o tipo de exercício físico que pretendemos. Mas divertir-se enquanto treina é mais do que fundamental para se manter em forma. Se não gosta de correr na passadeira, experimente correr na rua e explorar um local bonito ao ar livre.

Se não gosta de trabalhar com pesos, experimente uma atividade alternativa mais divertida, como o kickboxing ou o pilates. Lembre-se: se você se estiver a divertir enquanto faz exercício físico, ficar motivado para trabalhar é muito mais fácil.

5: Faça exercício com os seus amigos

No mundo da psicologia e da motivação, não há nada pior do que se sentir sozinho. É por isso que pode ser muito importante contar com a companhia de amigos e familiares no momento de fazer exercício físico.

Caso sinta falta de vontade de se mexer, chamar os seus amigos para um jogo de futebol, uma corrida de bicicleta, ou mesmo uma simples caminhada ao ar livre pode ser uma solução interessante.

Se você estiver a treinar com um ou mais amigos, fica muito mais fácil arranjar a motivação necessária para cuidar de si. Os seus amigos vão apoiá-lo e ajudar a evitar que você desista antes de concretizar a totalidade do seu plano de trabalho, seja ele qual for.

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6: Inclua o exercício na sua rotina diária

A vida não pode ser só exercício físico, e todos nós temos uma rotina diária a cumprir. Mas já alguma vez pensou em aliar o exercício físico à sua rotina?

Quando está a cozinhar, a ver televisão, ou a realizar uma função rotineira como deslocar-se até ao local de trabalho, por que não aproveitar para cuidar do seu corpo?

Alguns alongamentos simples podem ser mais do que suficiente para treinar os seus músculos, ajudá-lo a dormir melhor e evitar as dores de costas e pescoço.

Caso o seu local de trabalho seja relativamente perto da sua casa, porque não trocar o carro por uma bicicleta? O planeta agradece e o seu corpo também.

7: Seja flexível

Não há nada mais desmotivador do que o fracasso. Se você definiu um plano semanal de exercício rigoroso e já não o está a cumprir logo no começo da semana, é possível que você sinta que falhou.

Mas ignorar esta sensação pode ser vital para o ajudar a manter-se motivado.

Ninguém é perfeito, e se você não tem cumprido o seu plano semanal de exercício não se preocupe: lembre-se sempre que o seu plano deve ser flexível e que o importante é não deixar de se exercitar por completo.

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