Os benefícios do Pilates
O Pilates é uma técnica de exercícios físicos desenvolvida pelo alemão Joshep Pilates, que sofreu, durante a infância, de raquitismo, asma e febre reumática.
Por sofrer com estas patologias desenvolveu interesse pelo estudo da anatomia e fisiologia humana e dos fundamentos de medicina oriental.
Este método de alongamento e exercício físico, que utiliza o peso do próprio corpo, baseia-se na anatomia humana e o seu objetivo é fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco.
A prática de atividade física acelera o metabolismo e promove a queima de gordura.
Esse resultado é intensificado com a tonificação da musculatura corporal, que é trabalhado de modo geral.
Como consequência, melhora a postura, reduz o perímetro abdominal e promove uma maior consciência corporal.
Para além disso, estimula o bem-estar psicológico, aumenta a concentração, contraria o stresse e, como se trabalham os músculos pélvicos, beneficia a sexualidade, ajudando também a prevenir a incontinência urinária.
Este faz bem a qualquer pessoa e, para além disso, ajuda a equilibrar a mente.
Alguns benefícios:
– Aumento da densidade óssea
– Melhora da auto-estima
– Coluna mais saudável e flexível
– Alívio de dores e de stresse
– Melhor alinhamento postural
– Alívio de tensões desnecessárias
TREINAR A RESPIRAÇÃO
Respirar corretamente é essencial em Pilates, ainda que esta possa ser a área mais complicada de dominar.
Como tentamos manter sempre o transverso abdominal constante e suavemente contraído, a respiração tem de ser lateral-torácica (as costelas expandem lateralmente na inspiração e relaxam na expiração, mantendo-se o abdominal com a mesma contração ligeira e sem levantar os ombros.
A melhor maneira de descobrir o que o Pilates pode fazer por si é matricular-se e praticá-lo!
Em que consiste este método?
É um conjunto de exercícios controlados, pausados e metódicos, através dos quais se exercitam todos os músculos do corpo. Proporciona elasticidade e flexibilidade (possibilita movimentos mais harmoniosos), define e tonifica o corpo e ajuda-nos a conhecê-lo melhor.
Para além disso, atua também ao nível psíquico, melhorando o auto-conhecimento e diminuindo os níveis de ansiedade e stress.
Como beneficia a saúde?
É ideal para fortalecer os músculos das costas e, desta forma, evitar contraturas. É também um excelente exercício de fisioterapia para qualquer tipo de problemas ou deficiência física.
Mas não é necessário ter uma doença concreta para praticar pilates. Este faz bem a qualquer pessoa e, para além disso, ajuda a equilibrar a mente.
A minha coluna agradece 🙂
adoptei as aulas de pilates para relaxar do stress diário
Não passo sem as minhas aulas de pilates, experimentem