Pilates – Os beneficios

O Pilates é uma técnica de exercícios físicos desenvolvida pelo alemão Joshep Pilates, que sofreu, durante a infância, de asma, raquitismo e febre reumática. Tais acontecimentos levaram-no a interessar-se pelo estudo da anatomia e fisiologia humana e dos fundamentos de medicina oriental.

Este método de alongamento e exercício físico, que utiliza o peso do próprio corpo, baseia-se na anatomia humana e o seu objectivo é fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco.

A prática de actividade física acelera o metabolismo e promove a queima de gordura. Esse resultado é intensificado com a tonificação da musculatura corporal, que é trabalhado de modo geral.

Como consequência, melhora a postura, reduz o perímetro abdominal e promove uma maior consciência corporal. Para além disso, estimula o bem-estar psicológico, aumenta a concentração, contraria o stresse e, como se trabalham os músculos pélvicos, beneficia a sexualidade, ajudando também a prevenir a incontinência urinária.

Este faz bem a qualquer pessoa e, para além disso, ajuda a equilibrar a mente.

Alguns benefícios:

·         Aumento da densidade óssea

·         Melhora da auto-estima

·         Coluna mais saudável e flexível

·         Alívio de dores e de stresse

·         Melhor alinhamento postural

·         Alívio de tensões desnecessárias

Respirar correctamente é essencial em Pilates, ainda que esta possa ser a área mais complicada de dominar. Como tentamos manter sempre o transverso abdominal constante e suavemente contraído, a respiração tem de ser lateral-torácica (as costelas expandem lateralmente na inspiração e relaxam na expiração, mantendo-se o abdominal com a mesma contracção ligeira e sem levantar os ombros.

A melhor maneira de descobrir o que o Pilates pode fazer por si é matricular-se e praticá-lo!

Pilates

Em que consiste este método?

É um conjunto de exercícios controlados, pausados e metódicos, através dos quais se exercitam todos os músculos do corpo. Proporciona elasticidade e flexibilidade (possibilita movimentos mais harmoniosos), define e tonifica o corpo e
ajuda-nos a conhecê-lo melhor. Para além disso, atua também ao nível psíquico, melhorando o autoconhecimento e diminuindo os níveis de ansiedade e stress.

Como beneficia a saúde?

É ideal para fortalecer os músculos das costas e, desta forma, evitar contraturas. É também um excelente exercício de fisioterapia para qualquer tipo de problemas ou deficiência física. Mas não é necessário ter uma doença concreta para praticar pilates. Este faz bem a qualquer pessoa e, para além disso, ajuda a equilibrar a mente.

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3 Comentários

  1. Yara || 22 Abril, 2016

    A minha coluna agradece 🙂

  2. Ana Paula || 2 Março, 2016

    adoptei as aulas de pilates para relaxar do stress diário

  3. Liliana Daniel || 2 Março, 2016

    Não passo sem as minhas aulas de pilates, experimentem

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