Caminhada – Benefícios para a Saúde

Caminhada – Benefícios para a Saúde – Simples, barato e muito eficaz, caminhar é algo que todos devemos fazer. Até para quem não é muito adepto de exercícios, caminhar é algo que se faz bem, sem grandes esforços e podemos controlar sempre o ritmo.

A caminhada ajuda a evitar ansiedade, depressão, osteoporose, artrose, acidente vascular e cancro de intestino, auxilia no tratamento de diabetes, provoca a oxigenação do cérebro por ser uma actividade aeróbica, e se praticada rotineiramente, liberta endorfina que são hormonas capazes de tranquilizar e dar a sensação de bem-estar.

A prática deste exercício reduz níveis do mau colesterol e aumenta o bom (HDL)

Uma caminhada rápida pela tarde irá colaborar para uma melhor noite de sono. Andar pode aumentar os níveis de serotonina, a hormona da felicidade, que relaxa o seu corpo.

O aumento na temperatura corporal que a caminhada gera pode sinalizar o seu cérebro para baixar a temperatura em seguida, o que promove o sono.

A caminhada contribui para estimular os pulmões e isso, juntamente com outros benefícios, melhora o condicionamento físico e consequentemente, melhora a respiração, já que oxigena as células do corpo.

A caminhada aliada a uma boa alimentação pode ajudar a emagrecer, já que é um exercício aeróbico. Queima calorias e, consequentemente, ajuda a controlar o peso.

Sair para caminhar ajuda a fortalecer e dar firmeza às coxas, pernas, quadríceps e tonificar os glúteos. Caminhar como se você tivesse um copo na cabeça, que não pode deixar cair, é bom para tonificar o abdómen e reduzir a cintura. Também ajuda a tonificar os braços, fortalecer as costas e os ombros.

Caminhada

Caminhar é uma actividade social que pode ser feita na companhia de amigos, vizinhos ou familiares, porque diminui a sensação de solidão. Então, coloque na sua rotina diária a caminhada.

Roupas e ténis adequados são essenciais. A roupa deve ser confortável, preferencialmente em tecidos de algodão e o ténis deve ter um sola que amorteça os impactos no joelho e tornozelos.

Para uma caminhada saudável, comece com passadas moderadas e um tempo de 45 minutos na primeira semana, na segunda semana, passe para 60 minutos.

A frequência deve ser de quatro a cinco vezes na semana no mínimo para melhoria de peso e condicionamento físico, sendo o ideal 7 vezes na semana.

 

Ideias para caminhar sem esforçar demasiado:

Ao caminhar, mantenha a coluna alinhada, o queixo ligeiramente para cima, os ombros relaxados e ligeiramente para trás. Dê passos largos e confortáveis e caminhe de forma confiante.

Pouse os pés no chão começando pelos calcanhares, com os dedos a apontar em frente. Seguidamente, aumente progressivamente a largura da passada e movimente os braços com mais vigor, para trabalhar a musculatura do tronco.

Use a respiração como indicador de intensidade. Respirar facilmente equivale a ritmo descontraído. Em contrapartida, hesitações no discurso correspondem a um ritmo acelerado.

Se não conseguir falar, é porque está a andar depressa demais. Nesse caso, reduza o ritmo para não se cansar excessivamente, para que possa caminhar durante mais tempo sem desistir.

caminhar beneficios - Caminhada

Caminhar benefícios

Alem de ser um exercício caminhar tem outras vantagens, é excelente para socialização, que pode ser praticada por qualquer pessoa de qualquer idade, desde que alguns cuidados sejam tomados.

Cuidados esses que passam por uma alimentação equilibrada, água, bastante água durante e depois.

Os alongamentos são fundamentais tanto antes como depois da prática do exercício. Antes para o aquecimento dos músculos e depois para evitar dores.

Caminhada – Benefícios para a Saúde
Vote neste artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*