Beba antes de ter sede

Beba antes de ter sede – Os especialistas em saúde lembram-nos sobre a importância de hidratar o nosso corpo através de uma alimentação adequada para enfrentar melhor as altas temperaturas e a intensidade dos raios solares.

Muitas pessoas não têm o hábito de durante o dia, somente ao sentirem sede. Isso não é normal, porque mostra que o organismo está no limite e o corpo já desidratou.

Perdem-se cerca de dois litros e meio de água por dia, através da respiração, evaporação, transpiração e funcionamento renal e intestinal. Deve repor-se este nível consumindo cerca de dois litros de água por dia, de preferência bebendo pouco de cada vez e várias vezes ao longo do dia.

Principalmente quando existe uma actividade física, como a caminhada, ou actividades que exijam muita concentração, é necessário dar ao nosso organismo as ferramentas adequadas para lidar com o esforço físico e intelectual.

Beba antes de ter sede

Isso significa dar-lhe nutrientes, na forma de água simples, infusões de ervas, chá verde ou bebidas isotónicas (caso se faça um exercício mais vigoroso ou haja demasiado calor), em naturais, fruta inteira (que pode ser menos prática para consumir) ou iogurtes líquidos.

A água da torneira ou de garrafa são as opções mais imediatas, mas nem só de “água” se faz a nossa hidratação!

Beba antes de ter sede

Para reforçar a ingestão de líquidos e, assim, aumentar o seu aporte hídrico, tenha em conta as seguintes recomendações:

  • Experimente água aromatizada. Junte limão, menta ou canela, por exemplo.
  • Opte por chás, tisanas e infusões de ervas. Vão hidratar e aconchegar em dias frios.
  • Os sumos de fruta, sem açúcares, são uma boa opção, uma vez que também aumentam o aporte de vitaminas e minerais.
  • Coma sopa de legumes. Pouco calórica, a sopa de legumes fornece vitaminas, minerais e fibras, que saciam e hidratam.
  • Outra boa opção são os leites, leites fermentados e iogurtes. Destes, prefira os magros.

A fruta natural contém bastante água. As mais ricas neste elemento são: ameixas, laranja, melancia, melão, meloa, morangos e papaia.

Beba antes de ter sede

 

Beba antes de ter sede

A principal forma de prevenir as complicações decorrentes da desidratação é ingerindo líquidos suficientes para as necessidades da pessoa, mesmo quando não se sente vontade.

Os grupos com maior risco de sofrer desidratação são as crianças e os idosos, cujo mecanismo da sede pode não estar a funcionar convenientemente. Aliás, a sede é um aviso tardio de desidratação, é a forma que o corpo tem para nos alertar que os níveis de água estão perigosamente baixos no organismo.

Para quem não gosta de monotonia, pode intercalar iogurtes líquidos com sumos de fruta. O ideal será frequentemente e ingerir um sumo ou um iogurte líquido de duas em duas horas.

Lembrando que em dias muito quentes ou quando se faz actividades que favorecem a sudorese, a quantidade de água ingerida deve ser aumentada.

 

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