O que comer no dia da asneira
Para quem faz dieta, seja ela seguida por um profissional de nutrição, por um livro ou de outras formas, é cada vez mais comum a introdução de um “dia da asneira” com uma determinada periodicidade.
Como é sabido, todos nós temos necessidades energéticas diferentes, que variam consoante alguns factores, como idade, peso, género, actividade física, entre outros.
Visto que o processo de perda de peso se dá quando a ingestão de energia é inferior à quantidade de energia gasta, há que ter noção da diferença existente entre a quantidade de energia ingerida nos dias de dieta e a quantidade gasta pelo organismo.
Se se tiver esta noção, sabe-se precisamente que quantidade de energia (ou calorias) se pode adicionar no “dia da asneira” ao que se faz habitualmente, de forma a manter o peso.
Se não quiser ser tão fundamentalista, saiba apenas que não deve ingerir alimentos desmesuradamente neste dia, de forma a não deitar por terra o esforço feito nos dias de dieta.
A grande questão é esta: podemos ou não comer tudo o que queremos nesse dia?
Panquecas com nutella ao pequeno almoço, pizza ao almoço, croissant com creme de ovo ao lanche e hambúrgueres ao jantar? Ou só podemos fazer uma única e pequena asneira e continuar a seguir o rigoroso regime.
Aquilo que engorda são as más rotinas do quotidiano. As excepções pontuais, como o dia da asneira, são saudáveis e têm o efeito contrário, porque estimula o metabolismo e faz com que o corpo não se habitue ao regime alimentar, que é o que faz estabilizar os resultados da dieta.
O truque também está nas “trocas inteligentes em fases do dia importantes”. “Se apetece comer uma sobremesa, é melhor fazê-lo depois das refeições porque a absorção será menor”.
Não passe o dia a comer fora de casa e aproveite para cozinhar aquilo de que gosta.
Um dia da asneira exagerado pode estragar todo o esforço realizado nos restantes dias, por isso não se deve abusar muito para não comprometer os bons resultados da dieta.
Para compensar as asneiras, devemos fazer refeições mais leves depois!
No dia da asneira como um doce!
O meu dia da asneira é ao domingo! 🙂
Um dia da asneira é necessário, mas nunca exagerem!!!