Bagas de Goji – Benefícios para a saude e receitas

As bagas de Goji e as suas propriedades relacionadas com a memória, a visão, a resistência e até mesmo anti-cancerígenas

O Goji é um tipo de baga com origem no Oriente, tendo até ao momento apenas existido dois estudos sobre seres humanos, um dos quais chinês e publicado no Diário da China de Oncologia em 1994, onde se referia que 79 pessoas com cancro responderam melhor ao tratamento quando as bagas de Goji foram adicionadas ao seu regime alimentar.

Segundo os estudos, as bagas de Goji contêm antioxidantes e os extractos de Goji podem impedir o crescimento de células cancerosas, reduzir os níveis de glicose no sangue e os níveis de colesterol.

Bagas de Goji - Benefícios

Beneficios das bagas de goji

Para além disso, muitas das pessoas que tomam bagas de Goji, referem ter mais energia ao longo do dia.

Como semear:

Começa por demolhar algumas bagas goji cerca de 8 horas para facilitar o processo de germinação (alternativamente podes colocá-las no frigorífico). Coloca as sementes em vasos num local protegido da chuva e do sol, de preferência num lugar quente.

Nem todas as sementes germinarão, portanto será melhor colocar uma boa quantidade de bagas na terra. Beneficios das bagas de goji.
Coloca as sementes a 1-2 cm abaixo do solo e espalha um pouco de composto/fertilizante orgânico por cima delas. Rega levemente. As sementes irão geminar em 5-10 dias, dependendo da temperatura.

Depois de germinadas, as plantinhas deverão ser aclimatizadas ao sol directo até estarem bem estabelecidas.Quando as folhas se desenvolverem é tempo de as transplantar para o solo do jardim ou para vasos de cerca de 10 cm. Se, no entanto, o Inverno for muito rigoroso, espera pelo início da Primavera para colocá-las lá fora.

Água:

É necessário manter a terra húmida até as gojis germinarem e estarem bem estabelecidas. Depois pode-se regar apenas quando o solo estiver seco. Não satures a terra de água e deixa-a secar até à proxima rega. Demasiada água (da rega ou da chuva) apodrece as goji e torna-as vulneráveis a doenças.

As tuas bagas goji irão aparecer no segundo ano, quando podes esperar cerca de 1 a 2 kg de bagas por arbusto. Come-as directamente da planta ou seca-as para consumo posterior.

Receita de bagas de goji

Ingredientes:

100 g de manteiga amolecida
200 g de açúcar amarelo
2 ovos grandes
200 g de polpa de tomate (ou um pacote dos pequenos)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
150 g de farinha de trigo Branca de Neve
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela
100 g de bagas goji
Vinho do Porto

Receitas bagas de goji

Preparação:

1 – Se não comprou o pacote de polpa de tomate, comece por retirar a pele aos tomates e as sementes. Triture muito bem. Coloque as bagas goji numa taça e cubra-as com o Vinho do Porto.

2 – Bata o açúcar com a manteiga até obter uma massa cremosa e adicione os ovos mexendo muito bem.

3 – Num outro recipiente coloque a polpa de tomate e junte-lhe o bicarbonato de sódio, mexendo e aguarde cerca de um minuto. A polpa do tomate vai começar a borbulhar e a crescer. Adicione-o à mistura anterior.

3 – Adicione a farinha peneirada, o fermento, a canela e as bagas goji escorridas, envolva tudo muito bem. Vai ao forno quente a 180º em forma muito bem untada durante cerca de 35 minutos. Verifique se está cozido com o teste do palito.

Deixe arrefecer um pouco e desenforme.
Pode servir simples ou com iogurte grego e chocolate derretido, geleia de um fruto a seu gosto ou com uma bolinha de gelado.

Bagas de Goji – Benefícios para a saude e receitas
4.7 (94.55%) 22 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*