Bagas de Goji – Benefícios para a saude e receitas

As bagas de Goji e as suas propriedades relacionadas com a memória, a visão, a resistência e até mesmo anti-cancerígenas.

O Goji é um tipo de baga com origem no Oriente, tendo até ao momento apenas existido dois estudos sobre seres humanos, um dos quais chinês e publicado no Diário da China de Oncologia em 1994, onde se referia que 79 pessoas com cancro responderam melhor ao tratamento quando as bagas de Goji foram adicionadas ao seu regime alimentar.

Segundo os estudos, as bagas de Goji contêm antioxidantes e os extractos de Goji podem impedir o crescimento de células cancerígenas, reduzir os níveis de glicose no sangue e os níveis de colesterol.

Acredita-se que as bagas de goji foram descobertas por um médico durante um estudo sobre um grupo de pessoas que viviam nas montanhas profundas dos Himalaias. Esta comunidade era conhecida pela sua boa saúde. De facto, muitos dos habitantes tinham mais de cem anos e viviam bem, com escassos problemas de saúde. Muitos deles nem sequer tinham cabelos brancos.

O médico questionou-se: “o que fariam estas pessoas para protegerem a sua saúde de forma tão efectiva?”. Mediante estudos mais aprofundados, este médico descobriu que as bagas de goji cresciam naturalmente perto dos poços onde as pessoas bebiam. As bagas de goji caíam na água e “contaminavam-na” com os seus nutrientes saudáveis.

Aqueles que viviam na aldeia também consumiam regularmente estas bagas. Acredita-se que o consumo regular das bagas de goji conduziu à saúde e vitalidade experimentada pelos habitantes daquela aldeia.

Excelente fonte de proteína completa, contem 18 aminoácidos diferentes, entre os quais oito essenciais ao nosso organismo, 21 minerais, onde se destacam o zinco, cobre, ferro, cálcio, fósforo e selénio. Tem vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E, e também polissacarídeos, que contribuem para a fortificação do sistema imunitário e anti-envelhecimento.

Bagas de Goji - Benefícios

Beneficios das bagas de goji

Para além disso, muitas das pessoas que consomem bagas de Goji, referem ter mais energia ao longo do dia.

Como semear:

Começa por demolhar algumas bagas goji cerca de 8 horas para facilitar o processo de germinação (alternativamente podes colocá-las no frigorífico). Coloca as sementes em vasos num local protegido da chuva e do sol, de preferência num lugar quente.

Nem todas as sementes germinarão, portanto será melhor colocar uma boa quantidade de bagas na terra. Beneficios das bagas de goji.
Coloca as sementes a 1-2 cm abaixo do solo e espalha um pouco de composto/fertilizante orgânico por cima delas. Rega levemente. As sementes irão geminar em 5-10 dias, dependendo da temperatura.

Depois de germinadas, as plantinhas deverão ser aclimatizadas ao sol directo até estarem bem estabelecidas.Quando as folhas se desenvolverem é tempo de as transplantar para o solo do jardim ou para vasos de cerca de 10 cm. Se, no entanto, o Inverno for muito rigoroso, espera pelo início da Primavera para colocá-las lá fora.

Água:

É necessário manter a terra húmida até as gojis germinarem e estarem bem estabelecidas. Depois pode-se regar apenas quando o solo estiver seco. Não satures a terra de água e deixa-a secar até à proxima rega. Demasiada água (da rega ou da chuva) apodrece as goji e torna-as vulneráveis a doenças.

As tuas bagas goji irão aparecer no segundo ano, quando podes esperar cerca de 1 a 2 kg de bagas por arbusto. Come-as directamente da planta ou seca-as para consumo posterior.

 

bagas de goji

Bolo integral de iogurte e bagas de goji

Ingredientes:

2 chávenas de açúcar mascavado
3/4 de chávena de iogurte natural
3/4 de chávena de óleo de soja
2 chávenas de farinha (uma de trigo + uma integral)
1 colher de sopa de fermento em pó
4 ovos
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de essência de baunilha
Manteiga para untar e farinha para polvilhar
1/2 chávena de bagas de goji escorridas (deixar 15 minutos imersas em sumo de laranja)

Receitas bagas de goji

Como preparar

Pré-aquecer o forno a 200°C.
No liquidificador, bater todos os ingredientes, menos o goji.
Depois de bater a massa, adicionar as bagas de goji polvilhadas com um pouco de farinha e deitar para uma assadeira untada.
Levar ao forno por 30 minutos e estará pronto a servir.

Benefícios das Bagas Goji

  • Promove a energia e bem-estar em geral
  • Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias
  • Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade
  • Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável
  • Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas
  • Baixa o colesterol
  • Combate a artrite
  • Ajuda no processo digestivo e na perda de peso
  • Melhora os níveis de insulina nos diabéticos
  • Mantém um sistema nervoso saudável
  • Equilibra os níveis de pressão do sangue
  • Melhora as cataratas, a visão turva e a audição
  • Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins
  • Fortalece os ossos e os tendões
  • Aumenta a líbido e o desempenho sexual
  • Protege a pele dos danos causados pelo sol
  • Promove a fertilidade

Fortalece os músculos e ajuda na perda de peso

As bagas goji são um bom alimento para perder peso devido a nutrientes que estimulam a hormona do crescimento, diminuindo a gordura corporal e tonificando os músculos. Ou seja, devido ao aumento da actividade metabólica, as bagas goji evitam a acumulação de gorduras, sendo um saudável “queima-gorduras”.

Bagas de Goji

RECEITA DE PÃO COM BAGAS DE GOJI

Ingredientes:

300 gr. de farinha T.65
100 gr. de farinha de milho
100 g. de farelo de trigo
10 g de fermento de padeiro
200 dl de água
1 colher chá de sal
2 colheres sopa de bagas goji
1. colheres sopa de azeite
1 colher sopa de açúcar macavado

 

Preparação:

Coloque num recipiente a água, o sal e o azeite e mexa até obter uma massa homogénea.
Junte os restantes ingredientes e bata novamente.

Coloque a massa numa forma de bolo inglês, untada com margarina. Polvilhe com sementes de chia e de papoila. Deixe levedar durante 2h num local seco.

Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos.

 

Como consumir as bagas de goji

As bagas goji podem ser consumidas directamente do pacote ou pode adicionar em saladas, sumos, batidos, chás, com cereais ao pequeno-almoço, misturada nos iogurtes, na granola, também em saladas, batidos ou sumos e ainda há também quem as junte a molhos, arroz ou sopas.

O consumo de bagas goji não deve ultrapassar as 45 gramas diárias.

As bagas de goji são uma das maiores fontes do planeta em antioxidantes, devido à sua riqueza em carotenóides, vitamina C (500 vezes mais do que a mesma quantidade de laranjas), zinco e selénio. Previne as doenças degenerativas e os sinais de envelhecimento.

Aprecie este superalimento, fonte de vitalidade e energia, que aumenta a resistência ao stress.

Bagas de Goji - Benefícios para a saude e receitas

NOTA:

As bagas são desaconselhadas a quem tomar fenitoína, fluvastatina, losartan, varfarina.

As bagas goji também são contra indicadas a grávidas, lactentes e crianças, precisamente pela falta de estudos científicos a este grupos.

Por fim, alguns estudos têm analisado o relacionamento das bagas com a hepatite auto-imune. Aparentemente, podem provocar distúrbios no sistema imunológico que não reconhecem as células do fígado, considerando-as estranhas e provocando uma inflamação que leva à destruição das células e à cirrose.

 

Sabia que …

Actualmente, a principal área de cultura do goji é na Ásia, na província de Ningxia, na China, onde mais de 180.000 hectares de terra são dedicados ao cultivo de árvores de goji para a obtenção do seu fruto. Nas áreas rurais na China, a planta do goji ainda pode ser encontrada no estado selvagem onde os moradores locais, há centenas de gerações, colhem os seus frutos.

Bagas de Goji – Benefícios para a saude e receitas
4.7 (94.29%) 28 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*