Cereja ajuda a emagrecer 1

Cereja ajuda a emagrecer

A cereja (Prunus spp) é uma fruta suculenta de cor vermelha originária da Ásia e rica em nutrientes.

Com uma percentagem de água de 82% e apenas 60kcal por cada 100g.

As cerejas são uma forma fantástica de aliar o sabor a uma alimentação saudável.

Quanto mais escuras as cerejas forem, mais saudável e benéficas serão, porque serão mais ricas em antioxidantes.

A frutose nelas presente dá energia sem prejudicar os pacientes com diabetes.

Elas evitam infecções orais e mantêm afastam o mau hálito.

cerejas beneficios

Pobre em calorias e diurética esta planta inteira traz benefícios.

Esta planta também é desintoxicante, factor extremamente importante para o emagrecimento.

Evita a acumulação de gorduras nas artérias, é laxante suave, é depurativo do sangue, estimulante digestivo, inibidor das células cancerígenas, e contém minerais, como ferro, fósforo, potássio fosfato e cálcio entre outros.

Melhora a função cerebral e o sistema nervoso: os seus flavonoides e carotenoides melhoram a eficiência do cérebro e a memória, além de manter a cabeça activa.

Também lutam contra doenças do sistema nervoso, como Alzheimer, Parkinson e depressão.

Actua contra dores de cabeça e insónia

Na composição da cereja é possível encontrar importantes antioxidantes, como a melatonina, que actua como calmante, reduzindo as alterações do sistema nervoso aliviando consequentemente situações de insónia e dor de cabeça.

O consumo constante da fruta irá aumentar os seus níveis de melatonina, contribuindo para que consiga dormir melhor e por mais tempo, auxiliando assim a reduzir distúrbios do sono.

7 Benefícios das cerejas

  1. Eliminam toxinas e evitam a retenção de líquidos.
  2. Combatem também a prisão de ventre graças ao efeito laxante da fibra.
  3. A sua fibra neutraliza as gorduras, impedindo que passem para o sangue. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol, a prevenir a aterosclerose e a controlar a glicemia (taxa de glicose no sangue) nas pessoas diabéticas.
  4. São ricas em potássio, indispensável para manter o ritmo cardíaco e a actividade muscular.
  5. Têm flavonóides e ácido elágico, dois poderosos antioxidantes com acção anti-séptica.
  6. Contêm substâncias febrífugas (debeladoras da febre) e analgésicas, que aliviam a dor da gota, o reumatismo e a artrose.
  7. As suas vitaminas e minerais reforçam o sistema imunitário e activam as defesas.
cerejas

Chá de pés de cerejas

Quando comer cerejas, não desperdice os pedúnculos ou pés. Estes têm imensas potencialidades, sendo muito utilizados em naturopatia. Logo, deixe secar os pés em ambiente seco, à sombra durante cerca de uma semana. Guarde-os depois num pote e utilize-os para fazer chá.

Utilize cerca de 50 gramas de pés de cereja por cada litro de água, deixando ferver por dez minutos. Este chá ajuda a combater infecções urinárias, pedras nos rins e vesícula biliar, ácido úrico e doenças reumáticas. Serve ainda de diurético.

Compotas feitas em casa

Uma forma de rentabilizar o consumo de frutas é fazer compotas caseiras, mais saudáveis do que as industriais. Além disso poderá saborear as cerejas fora da época, no inverno por exemplo. Procure cerejas mais escuras e doces, de forma a poder reduzir a quantidade de açúcar na receita.

Outra opção é conservar as cerejas em calda, para utilizar em crepes, waffles, ou outras sobremesas, durante o ano inteiro. Pode também adicionar a calda de cerejas em pratos de caça, porco e aves.

cereja beneficios

Petiscar entre refeições

São o snack perfeito para ingerir entre refeições e um aliado para perder peso, pois ajudam a eliminar toxinas e líquidos, têm poucas calorias e contêm fibra que sacia e combate a prisão de ventre.

Como conservar as cerejas

As cerejas têm um tempo curto para consumo. Guarde-as no frigorífico sem lavar nem tapar. Deve lavá-las apenas imediatamente antes de as consumir. Nessa altura, retire primeiro os pés e depois coloque-as debaixo da água corrente, para remover todos os vestígios de produtos químicos.

Lave-as bem. Não basta introduzi-las num recipiente com água.

Para evitar intoxicações é preciso lavá-las por baixo da água da torneira, porque só assim é possível remover os vestígios de produtos químicos (fungicidas e anti-bolor) utilizados para evitar os danos causados por insectos e bactérias e de outras substâncias para melhorar o seu aspecto.

Este verão coma cerejas com moderação, mas sem culpa!

O seu corpo agradece.

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