Os malefícios do açucar
Hoje somos uma civilização, consumidora de milhares de toneladas diárias de açúcar (malefícios do açucar).
O açúcar é geralmente criado como resultado do processamento de um dos dois tipos de plantas: a beterraba ou a cana-de-açúcar.
Estas plantas são colhidas, processadas e refinadas para se parecer com o açúcar branco que conhecemos.
As doenças que mais matam em Portugal estão associadas, cada vez mais, a uma alimentação desequilibrada.A má alimentação mata mais do que o tabaco, o álcool ou o consumo de drogas.
Sabe quanto açúcar e quanto sal põe, diariamente, no prato dos seus filhos?
Um dos efeitos mais directos dos excessos de consumo do açúcar é a hipoglicemia, ou seja, falta de açúcar no sangue.
Hipoglicemia é um distúrbio que se manifesta sob variadas formas, determinando mais comummente fraqueza, sensação de desmaio iminente, vertigens, tonturas, prostração, angústia, depressão, palpitação cardíaca e sensação de irrealidade etc.
A maior parte do açúcar consumido está “escondido” em refrigerantes, sobremesas, cereais matinais e nas receitas doces.
Quando o indivíduo observa estes alimentos sente desejo em ingeri-los, porque quando eles chegam ao estômago são absorvidos e levam a que o cérebro liberte dopamina, uma substância que provoca um efeito viciante, como o sentido em casos de droga.
Quando ingerimos açúcar em excesso, o pâncreas (glândula responsável pela produção da insulina), fica sobrecarregado, já que a insulina é um hormona que transforma o açúcar (sacarose) em glicose.
Com a glicose em excesso, essa energia não consumida transforma-se em gordura e acumula-se no organismo, causando doenças.
Hoje muitas doenças modernas são provocadas pela poluição alimentar, devido a uma nutrição desequilibrada, colaborando também para o surgimento de doenças como: arteriosclerose, leucemia, diabetes, varizes, enxaquecas. insónia, asma, pressão alta, prisão de ventre, problemas de pele, distúrbios glandulares, cáries dentárias (e outras doenças da boca), problemas de crescimento, osteoporose.
O açúcar refinado contém uma grande quantidade de calorias, que contribui para o acumular de gorduras, especialmente na barriga.
Ele pode até irritar a mucosa do tubo digestivo e gerar doenças crónicas como diabetes, doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos e formação de cálculos na vesícula biliar.
O equilíbrio é tudo!
Se soubermos balancear a nossa alimentação e usar o açúcar de forma BEM MODERADA, a nossa qualidade de vida e saúde só tendem a melhorar.
Leio sempre os rótulos dos produtos que consumo.
Sempre cortei em tudo o que tenha muito açúcar.