Benefícios do Millet

O normalmente designado por cereal, é um grão ancestral e pré-histórico (mais antigo que o arroz) e foi inicialmente cultivado no norte de África e Ásia.

Hoje em dia já o conseguimos encontrar facilmente à venda em Portugal (na zona de dietética nos supermercados ou em qualquer loja de produtos naturais e biológicos).

Benefícios do Millet

As suas características:

  • Não tem glúten (apesar da sua estrutura proteica ser semelhante à do trigo, mas sem a proteína do gluúen)
  • É alcalino
  • É de fácil digestão (está indicado para pessoas com problemas de estômago, baço, pâncreas e diabéticos)
  • É muito versátil (pode ser usado tanto em pratos doces como salgados)
  • Sabor agradável e neutro
  • Pode ser servido como acompanhamento (boa alternativa à massa, batatas ou arroz)
  • É rico em inúmeros minerais (ferro, cálcio e magnésio)
  • Rico em vitaminas do complexo B
  • Composto por: 11% de proteína, 60% de hidratos de carbono e 14% de gordura

O cereal também tem propriedades para amenizar os sintomas de asma e as frequências das crises de enxaqueca. Devido a alta concentração de fibra ele aumenta a concentração de insulina, diminuindo a concentração de gorduras no sangue.

Benefícios do Millet

Os Benefícios do Millet

BENEFÍCIOS DO MILLET

Rico em fibras – Ajuda na digestão e no funcionamento do intestino. Além de auxiliar no controle da glicemia (diabetes), diminuir a absorção de gordura e secreção da bile (protegendo a vesícula de cálculos).

Protege o coração – Por ser fonte de magnésio, um mineral que ajuda a regular o colesterol e a pressão arterial, reduz os de doenças cardíacas. Este mineral também actua no alívio de males como enxaqueca e ataques de asma.

Protecção dos ossos – Entre os minerais encontrados no millet, o fósforo e o manganês actuam na formação dos ossos, já o magnésio ajuda na absorção do cálcio, que é essencial para manter a estrutura óssea forte, prevenindo os riscos de osteoporose.

Previne contra o envelhecimento precoce – É rico em antioxidantes que possuem o poder de eliminar os radicais livres do organismo, responsáveis pelo envelhecimento. Radicais livres são substâncias produzidas pelo organismo que danificam as estruturas celulares, assim comprometendo o seu funcionamento, além de favorecer o aparecimento de doenças.

Previne contra o cancro de mama – Como a linhaça, possui ligninas, substâncias capazes de regular as hormonas femininas, principalmente na menopausa e em períodos pré-menstruais. Com as hormonas reguladas e uma , os riscos de cancro de mama poderão ser bem menores.

Controla o peso – É considerado um cereal magro, uma vez que ajuda a emagrecer. Para além de não conter glúten, que muitas vezes provoca inchaço abdominal, ainda contém triptofano. O triptofano é um aminoácido responsável por reduzir o apetite. Assim sendo, a juntar ao facto de conter fibras, este superalimento é capaz de saciar durante horas, contrariando os ataques de gula que teimam em surgir quando mais queremos perder uns quilinhos.

Uma dica: Para quem faz ginásio, o millet é espectacular para ajudar a ganhar massa muscular. Tem proteína e lisina que são essenciais para a reconstrução e ganho de músculos fortes e definidos.

Melhor a saúde da pele e do cabelo – O millet tem queratina, que previne a queda de cabelo, já que fortalece os fios. Em homens pode até prevenir a calvície. Para além disso, contém antioxidantes, como o allium, capazes de retardar o envelhecimento da nossa pele e até suavizar o aspecto das cicatrizes. Para além de ser rico ainda em selénio e vitaminas C e E, que que fazem maravilhas pela nossa pele.

Benefícios do Millet

Benefícios do Millet foto

Sugestão de utilização:

Lave o millet e escorra. Leve ao lume num tacho com o dobro da água e uma pitada de sal. Deixe cozinhar durante 20 a 30 minutos. Após cozer, deixe repousar durante 10 minutos. Pode optar por alourar na frigideira.
Pode ser utilizado em sopas, saladas, como acompanhamento de pratos variados, misturado com legumes e na confecção de papas, entradas e sobremesas.

Mais info: https://en.wikipedia.org/wiki/Millet

Benefícios do Millet
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2 Comentários

  1. Ana Gouveia || 6 Março, 2017

    Junto sempre ás minhas saladas. Recomendo.

  2. Lina || 6 Março, 2017

    Não conhecia, mas vou comprar…

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