Benefícios da Jaca

A jaqueira (Artocarpus heterophyllus) é uma árvore tropical de grande porte, pertencente à família das Moraceae, nativa da Índia. Esta espécie produz o maior de todos os frutos comestíveis que crescem diretamente sobre o tronco de árvore, a jaca, que é cultivada principalmente na Ásia e no Brasil.

Há duas variedades de jaca: uma possui os bagos de consistência mole e pastosa, com uma textura semelhante ao de uma ostra crua (jaca-mole). A outra variedade possui os bagos mais crocantes, de consistência um pouco endurecida conhecida como jaca-dura.

A jaca é consumida fresca, seca e em conserva. A polpa, que constitui de 25 a 40% do peso da fruta, é usada para preparar várias bebidas. Também são usadas para o preparo de doces, geléias e pode ser consumida cozida. Na Índia sua polpa é fermentada e transformada num tipo de aguardente. Além de ser uma fruta saborosa, a jaca traz alguns benefícios para a saúde.

A riqueza nutricional da jaca inclui vitaminas, minerais e fibras.
Com seus bulbos macios, a jaca é de fácil digestão. Possui açúcares simples, como a sacarose e a frutose. São estes nutrientes que atuam como energéticos naturais. Cada 100 gramas desta fruta provem o corpo com 18% da necessidade diária de hidratos de carbono. O resultado é o mesmo produzido pelas bebidas que aumentam a energia.

Benefícios da Jaca

Benefícios da Jaca

A sua riqueza em fibra faz com que seja um bom laxante. É também pela fibra que o consumo de jaca protege a membrana que envolve o cólon, inclusive do ataque de células cancerígenas.

Outro benefício é o fornecimento de Vitamina C, que aumenta a resistência do organismo contra infecções, e contra os radicais livres. Sua maior riqueza, todavia, é em vitaminas do Complexo B, em especial da niacina e riboflavina. Ambas dão o suporte que o corpo precisa para manter cabelos e unhas fortalecidos, e o estado emocional saudável.

A Jaca também é conhecida por conter propriedades anti-úlcera que ajuda a curar úlceras e problemas digestivos. Além disso, a grande quantidade de fibras na jaca previne prisão de ventre e ajuda com os movimentos intestinais. Essas fibras também oferecem proteção contra membrana mucosa no cólon ao remover e eliminar as toxinas carcinogênicas do intestino grosso (cólon).

Informação Nutricional por 100g

Calorias 95 Kcal
Carboidratos 23,5 gr
Proteína 1,72 gr
Gordura Total 0,64 gr
Colesterol 0 mg
Fibras 1,5 gr

 

Benefícios da Jaca

Benefícios da Jaca
5 (100%) 1 voto

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*