Benefícios da Jaca 1

Benefícios da Jaca

A jaqueira (Artocarpus heterophyllus) é uma árvore tropical de grande porte, pertencente à família das Moraceae, nativa da Índia. Esta espécie produz o maior de todos os frutos comestíveis que crescem directamente sobre o tronco de árvore, a jaca, que é cultivada principalmente na Ásia e no Brasil.

Há duas variedades de jaca: uma possui os bagos de consistência mole e pastosa, com uma textura semelhante ao de uma ostra crua (jaca-mole).

A outra variedade possui os bagos mais crocantes, de consistência um pouco endurecida conhecida como jaca-dura.

É consumida fresca, seca e em conserva. A polpa, que constitui de 25 a 40% do peso da fruta, é usada para preparar várias bebidas. Também são usadas para o preparo de doces, geleias e pode ser consumida cozida. Na Índia sua polpa é fermentada e transformada num tipo de aguardente.

Além de ser uma fruta saborosa, a jaca traz alguns benefícios para a saúde.

A riqueza nutricional da jaca inclui vitaminas, minerais e fibras.

Com seus bulbos macios, é de fácil digestão. Possui açúcares simples, como a sacarose e a frutose. São estes nutrientes que atuam como energéticos naturais.

Cada 100 gramas desta fruta provem o corpo com 18% da necessidade diária de hidratos de carbono. O resultado é o mesmo produzido pelas bebidas que aumentam a energia.

Benefícios da Jaca

A sua riqueza em fibra faz com que seja um bom laxante.

É também pela fibra que o consumo protege a membrana que envolve o cólon, inclusive do ataque de células cancerígenas.

Outro benefício é o fornecimento de Vitamina C, que aumenta a resistência do organismo contra infecções, e contra os radicais livres. Sua maior riqueza, todavia, é em vitaminas do Complexo B, em especial da niacina e riboflavina. Ambas dão o suporte que o corpo precisa para manter cabelos e unhas fortalecidos, e o estado emocional saudável.

Também é conhecida por conter propriedades anti-úlcera que ajuda a curar úlceras e problemas digestivos. Além disso, a grande quantidade de fibras na jaca previne prisão de ventre e ajuda com os movimentos intestinais.

Essas fibras também oferecem protecção contra membrana mucosa no cólon ao remover e eliminar as toxinas carcinogênicas do intestino grosso (cólon).

Informação Nutricional por 100g

Calorias 95 Kcal
Carboidratos 23,5 gr
Proteína 1,72 gr
Gordura Total 0,64 gr
Colesterol 0 mg
Fibras 1,5 gr

Outras formas de consumo

Ver abaixo outras formas de obter os benefícios proporcionados pela fruta:

Sementes: as sementes da jaca são ricas em ferro e têm um elevado potencial na cozinha. Cozinhadas, fazem lembrar pinhões, e as mais maduras podem transformar-se num delicioso paté;


Bolos, doces e geleias: apesar de pouco utilizados nos grandes centros urbanos, os pequenos produtores de vários locais brasileiros têm visto a jaca como uma fonte de rendimento. Desta forma, compotas, geleias, bolos e a própria fruta desidratada estão entre os produtos feitos para venda. Além disso, a cultura de aproveitar toda a fruta para a confecção de doces contribui para o não desperdício. Ainda assim, os alimentos podem ser congelados, o que minimiza as perdas;


Substituto da carne em pratos vegetarianos: quando cozinhada ainda verde, a fruta tem sabor neutro e textura fibrosa, o que remete para o frango desfiado. Portanto, é também utilizada pelos vegetarianos para substituir a carne em receitas, sendo a coxinha uma das mais populares. Outra surpresa é o “palmito” verde da jaqueira. Algumas pessoas dizem que o sabor lembra realmente o coração da palmeira, pelo que é frequentemente utilizada para substituir a comida em tortas e pastelaria;


Cosméticos: a estética também ganha com os benefícios da fruta. Isto porque os cremes hidratantes e loções caseiras também podem ser produzidos a partir do óleo extraído das suas sementes.

4.3 / 5. Votos: 21

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 6
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *