Controlar o apetite durante o período menstrual

Durante os dias que antecedem o período menstrual as embalagens de chocolate parece que ganham vida própria e sem sabermos como, vêm parar às nossas mãos.

Outras mulheres vêm o seu corpo dirigir-se a pastelarias em busca de doces, ou simplesmente ao armário das bolachas. Já outras encontram uma satisfação imensa em alimentos mais salgados.

Mas a que se devem estes desejos alimentares que podem assolar uma mulher?

Por que razão é que uma mulher inteligente, e plenamente consciente dos erros que está a cometer, se deixam levar ou tem que lutar arduamente contra estes desejos alimentares aparentemente incontroláveis?

Controlar o apetite

Com o desequilíbrio entre os níveis de estrogénios que caracterizam o síndrome pré-menstrual, as mulheres tendem a ficar um pouco mais tristes. O nosso organismo vai então procurar combater este espírito mais deprimido através do aumento dos níveis de serotonina (o neurotransmissor do bem estar) e de endorfinas (as moléculas do prazer).

O chocolate e doces aparecem então como um salva vidas aparentemente perfeito, pois aumenta os níveis de serotonina e aumenta a produção de endorfinas.

Experimente fazer exercícios de relaxamento ou yoga para controlar a fome emocional.

Assim, conseguirá aliviar a dor, libertar a mente, diminuir a sensação de inchaço e o esforço dar-lhe-á uma recompensa mental positiva que facilita o controlo alimentar.

Permita-se cometer um pecado alimentar, como comer um quadrado de chocolate. Se contrariar todos os impulsos poderá não conseguir controlar a fome emocional e acabar por comer uma tablete inteira.

Recorra a alimentos pobres em calorias para enganar a vontade de comer como pastilhas, gelatinas sem açúcar, bebidas quentes e vegetais crus.

Para além da retenção de líquidos que ocorre durante esta fase e que pode levar a um aumento de peso entre meio quilo e três quilos, a vontade de comer (diferente de fome) alimentos menos saudáveis é comum.

Para a combater, evite passar mais de três horas sem comer. A fome aliada à vontade emocional de comer torna-se incontrolável. Outras boas medidas passam por levar de casa as suas refeições e lanches e praticar exercício físico.

4.6
37

1 comentário em “Controlar o apetite durante o período menstrual

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *