- Bolo de Frutos Vermelhos Saudável
- Plano de Emagrecimento para eliminar 5 kilos
- Mel Adoçante Natural – Benefícios para a saúde
- Chocolate Negro Benefícios
- Crómio Benefícios para a saúde
- Água com Limão e Chia para perder peso
- Alimentos que dificultam a digestão
- Alimentos que ajudam no combate ao fígado gordo
- O café como aliado no combate ao excesso de peso
- Como escolher a bebida desportiva certa
- Tofu saudável substituto da carne
- Beterraba benefícios para a saúde
- Saltar à corda emagrece
- Alimentos termogénicos que ajudam a queimar calorias
- Melhores alimentos para quem treina
- Os peixes mais saudaveis para a saude
- Bolo de Alfarroba e Gengibre
- Quantos gramas de proteína precisa por dia?
- Manteiga Ghee como fazer
- Alfarroba – a versão saudável do chocolate
Controlar o apetite durante o período menstrual
Durante os dias que antecedem o período menstrual as embalagens de chocolate parece que ganham vida própria e sem sabermos como, vêm parar às nossas mãos. Outras mulheres vêm o seu corpo dirigir-se a pastelarias em busca de doces, ou simplesmente ao armário das bolachas. Já outras encontram uma satisfação imensa em alimentos mais salgados.
Mas a que se devem estes desejos alimentares que podem assolar uma mulher? Por que razão é que uma mulher inteligente, e plenamente consciente dos erros que está a cometer, se deixam levar ou tem que lutar arduamente contra estes desejos alimentares aparentemente incontroláveis?
Controlar o apetite
Com o desequilíbrio entre os níveis de estrogénios que caraterizam o síndrome pré-menstrual, as mulheres tendem a ficar um pouco mais tristes. O nosso organismo vai então procurar combater este espírito mais deprimido através do aumento dos níveis de serotonina (o neurotransmissor do bem estar) e de endorfinas (as moléculas do prazer). O chocolate e doces aparecem então como um salva vidas aparentemente perfeito, pois aumenta os níveis de serotonina e aumenta a produção de endorfinas.
Experimente fazer exercícios de relaxamento ou yoga para controlar a fome emocional. Assim, conseguirá aliviar a dor, libertar a mente, diminuir a sensação de inchaço e o esforço dar-lhe-á uma recompensa mental positiva que facilita o controlo alimentar.
Permita-se cometer um pecado alimentar, como comer um quadrado de chocolate. Se contrariar todos os impulsos poderá não conseguir controlar a fome emocional e acabar por comer uma tablete inteira. Recorra a alimentos pobres em calorias para enganar a vontade de comer como pastilhas, gelatinas sem açúcar, bebidas quentes e vegetais crus.
Para além da retenção de líquidos que ocorre durante esta fase e que pode levar a um aumento de peso entre meio quilo e três quilos, a vontade de comer (diferente de fome) alimentos menos saudáveis é comum.
Para a combater, evite passar mais de três horas sem comer. A fome aliada à vontade emocional de comer torna-se incontrolável. Outras boas medidas passam por levar de casa as suas refeições e lanches e praticar exercício físico.
Olga || 11 Abril, 2017
Pratico muito exercício físico