Benefícios do chá matcha

O chá Matcha é o tipo de chá utilizado no ritual do chá japonês e é obtido através de um processo artesanal de trituração do chá verde, com um moinho de pedra que gira muito lentamente até que este fique reduzido a pó

Este chá possui na sua composição a la-teanina , uma substância que ajuda a dissolver a gordura. Além disso pode ser encontrado nessa planta cafeína e flavonóides, substâncias termogênicas que aumentam o metabolismo e queimam gordura. Os aminoácidos encontrando no matcha também contribuem para a recuperação muscular, ideal para praticante de musculação.

Este chá apresenta-se em pó e serve não só para preparar uma deliciosa bebida como para preparar incríveis receitas culinárias.

Reconhecido como excelente auxiliar em planos de emagrecimento.

Benefícios do chá matcha

 

BENEFÍCIOS DO CHÁ MATCHA

Diurético – Contribui para a diminuição da retenção de líquidos no organismo, ajudando na perda de volume e eliminando o inchaço em algumas regiões do corpo.

Antioxidante – Além do emagrecimento, este chá estende os seus benefícios a outras áreas, como o combate ao cancro, por exemplo. Isto acontece por ser rico em antioxidantes do grupo das catequinas, que funcionam como anti-cancerígenos.

Anti-stress – O matcha possui uma quantidade cinco vezes maior de L-teanina que os outros tipos de chá verde. Este aminoácido estimula a atividade de um tipo de ondas do cérebro, que, por sua vez, estão ligadas ao relaxamento, concentração, alívio do stress e ainda à diminuição da pressão arterial.

Saciante – Depois de uma boa refeição sentimos-nos saciados o que faz com que seja mais difícil ceder a tentações alimentares, como os bolos ou as batatas fritas. Ao tomar matcha, estamos a caminhar para um estômago saciado, devido à presença de um antioxidante que estimula a liberatção de uma hormona responsável por enviar para o cérebro a informação de que o estômago está cheio.

Colesterol – Quem quem tem níveis de colesterol elevado também pode beneficiar com o consumo deste chá, isto porque ele contribui para a diminuição considerável destes valores. O chá contém ainda uma alta quantidade de fibras alimentares que ajudam quando o problema é a prisão de ventre. Estas fibras auxiliam também no controlo do colesterol, diminuindo a absorção de gordura no intestino.

Este chá auxilia na melhora de sua disposição e favorece a eliminação de gordura!

 

Como preparar o chá matcha

Juntar 2 colheres de café a 200ml de água quente.

A água para preparar esta chá não deve estar a ferver. Caso contrario o chá ficará amargo. Deixe arrefecer a água até 75º antes de adicionar o matcha.

Mexer bem até que todo o chá se dissolva. Para evitar a formação de pequenos “grunhos” deve mexer o seu matcha com um garfo ou usando o “chasen” (escova de bambo, própria para mexer chá de matcha).

Benefícios do chá matcha

chá matcha foto

O chá matcha deve ser consumido logo após a preparação, para evitar que fique amargo.

Em planos de emagrecimento, deve beber-se 1 chávena em jejum e uma chávena 30 minutos antes do almoço e jantar.

O chá matcha tem 70 vezes mais antioxidantes do que o sumo de laranja, proporcionando um efeito de anti envelhecimento. Ele também combate inflamações e a oxidação, além de conseguir aumentar em até 25% a queima de calorias durante a prática de exercícios físicos.

 

 

EFEITOS SECUNDÁRIOS

O consumo excessivo de chás verdes pode causar alguns efeitos secundários como dores no estômago, insónias, dores de cabeça, irritabilidade, diarreia e azia. Estes efeitos adversos provêm da grande concentração de cafeína presente na planta, que não é recomendada para pessoas com úlceras e gastrite.

Apesar de não existir uma contra-indicação específica para o matcha, crianças com necessidades nutricionais especiais, idosos e gestantes devem evitar o seu consumo.

 

Curiosidade: Alguns monges Budistas bebem este chá antes de ficarem em meditação durante horas.

chá matcha

Benefícios do chá matcha
4.8 (95.88%) 34 votos

2 Comentários

  1. Colocado por José Dinis

    desconhecia, mas vou comprar para experimentar

  2. Colocado por Vanessa Filipa

    Comprei este chá depois de ler os seus efeitos positivos em relação ao emagrecimento, bebo e recomendo.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*