Arando vermelho beneficios – propriedades medicinais

O arando vermelho é uma baga muito ácida, de cor vermelho vivo e brilhante. Tal como as amoras silvestres, ainda podemos encontrar arandos em arbustos no norte da Europa, norte da Ásia e América do Norte.

No entanto, quando são cultivados, os arandos crescem em vinhas rentes ao chão no cimo de grandes pântanos de areia.

Os arandos também são conhecidas como «bounceberries», porque as bagas maduras saltam e, o termo inglês, «cranberries», é uma alusão poética ao facto de que as suas flores de core rosa-pálido serem um pouco semelhantes às cabeças das garças que frequentam os brejos de arandos.

Os arandos são há muito valorizadas pela sua capacidade de ajudar a prevenir e tratar infecções urinárias. Hoje em dia, estudos recentes sugerem que esta baga da América nativa pode também promover saúde gastrointestinal e oral, prevenir a formação da pedra nos rins, baixar o colesterol LDL e aumentar o (bom) colesterol HDL, ajudar na recuperação de acidentes cardiovasculares e até ajudar a prevenir o cancro.

O arando vermelho é nutricionalmente muito rico em vitamina C.

Além de combater a infecção urinária, o arando vermelho possui poucas calorias e produz uma maior sensação de saciedade, ajudando no controlo de peso.

Além disso, é muito rico em antioxidantes, o que permite a prevenção de algumas doenças e do envelhecimento precoce, e conta ainda com um forte poder vitaminico: A, C e K.

Arando vermelho

Arando vermelho tem propriedades antioxidantes

O arando vermelho é rico em pigmentos com propriedades antioxidantes, como as antocianinas e antocianidinas, e polifenóis, como o resveratrol e os flavonóides, que têm um papel anti-inflamatório muito relevante, uma vez que combatem o envelhecimento, evitam o aumento do colesterol e outros problemas cardiovasculares.

Sabe-se que o sumo de arando exerce um efeito emulsificante sobre as gorduras depositadas no organismo, o que, por sua vez, auxiliaria na perda de peso

Como complemento à informação anterior, é interessante saber que seu valor calórico, é extremamente baixo: cada 100 gramas da fruta equivalem a 46 calorias.

 

Arando vermelho

Pouco calórica quando consumida sem açúcar, a cranberry é capaz de produzir a sensação de saciedade, contribuindo para o emagrecimento saudável.

Além disso, a fruta é riquíssima em antioxidantes, que previnem contra doenças e retardam o envelhecimento.

Porque o arando vermelho é saudável?

Estas pequenas bagas são ricas numa substância específica, a proantocianidina tipo A, um antioxidante natural também presente no chocolate e nas uvas.

Esta substância evita que as bactérias se fixem nas membranas mucosas, formando uma espécie de barreira entre os tecidos e os agentes patogénicos, constituindo um verdadeiro escudo contra as doenças.

Esta baga pequena e deliciosa, tem inúmeros benefícios para a saúde, saiba quais são:

SAÚDE DO TRATO URINÁRIO

Pelas suas propriedades antibacterianas, ajuda a impedir que certas bactérias patogenias como a Escherichia coli, proliferem no trato urinário. Contudo, o arando vermelho ajuda também a desodorizar a urina, beneficiando em grande escala às pessoas que padecem de incontinência urinária.

PROTECÇÃO DO CORAÇÃO E DOS VASOS SANGUÍNEOS

As investigações, também sugerem que esta fruta de cor vermelha intensa, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Este efeito é atribuído ao seu elevado teor em compostos fenólicos e à sua poderosa acção antioxidante, que, pelos vistos, parece diminuir a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade conhecidas como “colesterol mau”, melhora a circulação, reduz a inflamação cardiovascular e evita a obstrução arterial.

ALIADO DO SISTEMA DIGESTIVO

O arando vermelho também podem ajudar a conseguir o bem-estar intestinal, já que inibe a adesão de certas bactérias ao muco gástrico humano e ao epitélio estomacal, ajudando a prevenir e a tratar a úlcera gástrica causada pela bactéria Helicobacter pylori.

CUIDADO BUCAL

Estas bagas, parecem ter a capacidade de neutralizar certas bactérias que se encontram alojadas na cavidade bucal, causadoras de doenças periodontais (cáries, placa dentária e doenças das gengivas).

ELIXIR ANTIENVELHECIMENTO

A grande variedade de nutrientes antioxidantes presentes no arando vermelho (vitamina C, E, A, selénio, resveratrol…), ajudam a proteger o organismo frente aos radicais livres, causadores do envelhecimento geral do organismo.

Arando vermelho beneficios

Onde comprar arando vermelho?

Os arandos vermelhos são mais facilmente encontrados frescos nos supermercados entre Novembro e Fevereiro.

A maioria dos que encontra à venda em Portugal são provenientes dos Estados Unidos da América ou do Chile. Durante o resto do ano, pode encontrá-los sob a forma de passas mas, neste caso, ainda que os benefícios sejam iguais, são muito mais calóricos porque têm uma maior quantidade de açúcares.

Comprando-os frescos, escolha os mais firmes e secos já que os que estão moles ou húmidos deterioram-se mais facilmente. Os coloridos pigmentos naturais de acção antioxidante destas bagas, como a antocianina e o caroteno, neutralizam a acção dos radicais livres nocivos para o organismo, potenciando as defesas orgânicas e reduzindo o risco de adoecer.

Dicas de utilização na cozinha:

Adicione arandos congelados aos seus batidos. O sabor vai ser inconfundível.
Faça uma mistura caseira contendo frutos secos, sementes e arandos secos. Uma opção de um snack delicioso.
Se fizer um bolo, pode colocar os arandos frescos por cima a fazer de cobertura. Não só vai ter um bolo com decoração bonita, mas também vai adicionar sabor extra.
Se tiver por hábitos comer aveia, pode juntar ao preparado arandos secos. O mesmo se aplica aos cereais integrais.
As tartes são excelentes preparações onde pode juntar arandos. Seja uma tarte de maçã ou frutos vermelhos, não se vai arrepender de o ter feito.

Arando vermelho

Doce de arandos vermelhos

Ingredientes:

500g de arandos vermelhos frescos,
200g de açúcar,
sumo de raspa de 1 laranja,
1 maçã pequena,
125ml de água

Como preparar

De véspera, lave os arandos e escorra-os. Corte-os em metades ou pique-os grosseiramente num processador de alimentos. Coloque-os num recipiente de vidro, junte o açúcar e o sumo de laranja e envolva tudo.

Cubra o recipiente com película aderente e guarde no frigorífico de um dia para o outro.Descasque e rale grosseiramente a maçã. Coloque-a numa caçarola juntamente com a raspa da laranja.

Escorra o sumo dos arandos e deite na caçarola. Junte ½ chávena dos arandos (reserve os restantes) e cerca de 125ml de água.

Cozinhe durante 15-20 minutos (vá mexendo de vez em quando com uma colher de pau). Junte o resto dos arandos e deixe cozinhar por mais 8-10 minutos.

Coloque o doce em frascos de vidros esterilizados, feche-os e coloque-os de boca para baixo até arrefecerem por completo.

Arando vermelho beneficios – propriedades medicinais
4.5 (90.37%) 54 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*