Arando vermelho

Os arandos (Arando vermelho), também chamados uva-do-monte (em inglês é “cranberry”) são umas bagas parecidas com os mirtilos, mas de cor geralmente vermelha.

Além de combater a infecção urinária, o arando vermelho possui poucas calorias e produz uma maior sensação de saciedade, ajudando no controlo de peso. Além disso, é muito rico em antioxidantes, o que permite a prevenção de algumas doenças e do envelhecimento precoce, e conta ainda com um forte poder vitaminico: A, C e K.

Arando vermelho

Arando vermelho

O arando vermelho é rico em pigmentos com propriedades antioxidantes, como as antocianinas e antocianidinas, e polifenóis, como o resveratrol e os flavonóides, que têm um papel anti-inflamatório muito relevante, uma vez que combatem o envelhecimento, evitam o aumento do colesterol e outros problemas cardiovasculares.

Sabe-se que o sumo de arando exerce um efeito emulsificante sobre as gorduras depositadas no organismo, o que, por sua vez, auxiliaria na perda de peso

Como complemento à informação anterior, é interessante saber que seu valor calórico, é extremamente baixo: cada 100 gramas da fruta equivalem a 46 calorias.

 

Arando vermelho

 

Pouco calórica quando consumida sem açúcar, a cranberry é capaz de produzir a sensação de saciedade, contribuindo para o emagrecimento saudável.

Além disso, a fruta é riquíssima em antioxidantes, que previnem contra doenças e retardam o envelhecimento.

Porque são tão saudáveis?

Estas pequenas bagas são ricas numa substância específica, a proantocianidina tipo A, um antioxidante natural também presente no chocolate e nas uvas.

Esta substância evita que as bactérias se fixem nas membranas mucosas, formando uma espécie de barreira entre os tecidos e os agentes patogénicos, constituindo um verdadeiro escudo contra as doenças.

 

Onde comprar?

Os arandos vermelhos são mais facilmente encontrados frescos nos supermercados entre Novembro e Fevereiro.

A maioria dos que encontra à venda em Portugal são provenientes dos Estados Unidos da América ou do Chile. Durante o resto do ano, pode encontrá-los sob a forma de passas mas, neste caso, ainda que os benefícios sejam iguais, são muito mais calóricos porque têm uma maior quantidade de açúcares.

Comprando-os frescos, escolha os mais firmes e secos já que os que estão moles ou húmidos deterioram-se mais facilmente. Os coloridos pigmentos naturais de acção antioxidante destas bagas, como a antocianina e o caroteno, neutralizam a acção dos radicais livres nocivos para o organismo, potenciando as defesas orgânicas e reduzindo o risco de adoecer.

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