Cerveja sem álcool conheça os seus benefícios

A cerveja sem álcool é uma bebida fermentada elaborada com os mesmos ingredientes naturais que uma cerveja tradicional: água, malte, lúpulo e levedura.

Única diferença? Foi-lhe retirado parcialmente ou na totalidade o álcool. Logicamente, a maioria das qualidades presentes numa cerveja normal estão presentes na cerveja sem álcool.

A cerveja é uma das bebidas mais antigas da história da humanidade e não se sabe ao certo onde começou a ser feita, no entanto, há evidências de que a bebida maltada já era consumida na Mesopotâmia, região onde a cevada crescia em estado selvagem, há mais de 6.000 anos antes de Cristo, não somente na dieta, mas com função medicinal e estética.

Quais os benefícios da cerveja para a saúde

Com moderação e integrada numa dieta saudável e equilibrada, a cerveja pode ser consumida sem medo de engordar. É uma bebida sem gordura, pobre em açúcares, com quantidades apreciáveis de vitamina do complexo B, vitamina PP, fosfatos, magnésio, silício e aminoácidos.

Alguns estudos indicam que o consumo moderado poderá estimular as funções digestivas e ter um efeito diurético. As cervejas sem álcool são adequadas para situações em que não deve ingerir bebidas alcoólicas, por exemplo, se conduzir.

A bebida pode ser considerada uma importante fonte de polifenóis, que actuam combatendo os radicais livres que são formados quando as nossas células se deterioram em excesso, deixando o corpo susceptível a várias doenças e provocando o envelhecimento precoce. Assim, o sistema imunológico fica mais forte com o poder antioxidante que a cerveja possui.

A cerveja alivia os efeitos da menstruação, ajudando a combater as mudanças de humor, a ansiedade e a fadiga. Esta bebida alivia também a sensibilidade mamária que muitas mulheres sentem durante o período em que estão menstruadas e a intensidade da hemorragia.

Protege contra acidentes cardiovasculares

Previne os coágulos do sangue que bloqueiam o fluxo sanguíneo até ao cérebro, pescoço e coração. Por outro lado, a cerveja ajuda a uma menor probabilidade de se desenvolver pressão arterial alta, que é um risco para o ataque cardíaco.

Cerveja sem álcool

ALIADAS DURANTE A GRAVIDEZ

Se quiser beber cerveja durante a gravidez, pode fazê-lo, mas beba-a sem álcool, é benéfica por ser rica em ácido fólico.

Também conhecido pelo nome de vitamina B9, esse ácido tem relação com a manutenção da saúde do sistema neurológico. É de grande importância durante a gestação — a sua carência no primeiro trimestre da gravidez pode comprometer o desenvolvimento do sistema nervoso do bebé.

Cerveja sem álcool conheça os seus benefícios

Pode beber-se cerveja sem álcool durante a amamentação?

Ao contrário da cerveja que contém álcool, a cerveja sem álcool 0,0% poderá ser benéfica durante a amamentação devido ao seu efeito antioxidante. Um estudo sobre este assunto realizado por investigadores do Hospital Universitário Doctor Peset de Valência, em parceria com a Universidade de Valência, assegura que a cerveja sem álcool o,o% pode aumentar até 30% a capacidade antioxidante do leite materno.

Mas é muito importante ter a certeza que a cerveja é 0,0%, pois algumas marcas denominadas “sem álcool” contêm uma pequena quantidade.

Os antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres que, por sua vez, são prejudiciais para as nossas células. Além disso, os antioxidantes contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares, cancro e algumas doenças neurológicas.

Rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, a cerveja sem álcool é aliada antes e depois do treino

Factor Isotónico

A cerveja sem álcool é composta em 90% por água, além de conter uma base de vitaminas e minerais, como o sódio (que perdemos abundantemente a partir da sudorese). Portanto, pode ser utilizada como repositor hidro (água) electrolítico (minerais) tanto para dias quentes como também aliada à actividade física.

Por ser produzida com ingredientes naturais, é boa opção para ser consumida após a actividade física.

Comparada com outras bebidas como o vinho, licores e bebidas destiladas, a cerveja tem baixo teor alcoólico que pode variar de 3 a 8%, isto ocorre porque a água é a matéria-prima com maior proporção na produção da bebida.

Benefícios da levedura de cerveja

A levedura de cerveja é um micro-organismo utilizado como fermento biológico na produção de diversas bebidas e também na indústria alimentícia, como para fazer pão, por exemplo.

Resultante da fermentação da bebida é um alimento rico em fibras, vitaminas, especialmente as do complexo B, minerais como selênio, cromo, fósforo, ferro, cálcio, potássio, magnésio, zinco e onze dos doze aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que precisamos obter através da alimentação, pois não são produzidos pelo organismo.

Por isso, muitas pessoas o utilizam como um suplemento nutricional para combater o cansaço físico e mental, melhorar a produção de insulina e favorecer a queima de gordura, que pode ocorrer no organismo através da acção das vitaminas do complexo B e do cromo, presentes neste subproduto da fermentação da bebida.

Cerveja sem álcool

NOTA – Lembre-se que todos os benefícios aqui relatados só podem ser obtidos com o consumo moderado de cerveja associado a uma alimentação equilibrada e à prática regular de exercício físico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *