O que deve ou não comer à noite ?
O ideal é jantar cerca de duas a três horas antes de dormir, para que o organismo tenha tempo suficiente para realizar a digestão e não haja a sensação de estômago pesado. Dormir logo após ter realizado a refeição pode ocasionar algum desconforto, como azia e gases.
Muitas pessoas comem grandes porções durante o jantar por não terem tempo de comer o suficiente durante o dia, outras alimentam-se de forma a dar vazão a algum tipo de stresse ou desgaste emocional ou psicológico, outras até por tédio.
Comer algo que contenha muitas calorias num período em que o seu corpo não trabalhará realmente para eliminá-las é que é o problema, ou seja: o seu corpo não vai queimar durante o sono todas as calorias que você ingeriu comendo um pedaço de lasanha antes de dormir.
Com o metabolismo em marcha lenta, uma alimentação errada pode provocar aumento de peso e ainda atrapalhar o sono.
O que deve ou não comer à noite ?
Evite! – Não coma alimentos gordurosos e de difícil digestão, como carnes vermelhas, cremes ou queijos amarelos, que enviam mais energia do organismo. Além disso, bebidas ricas em cafeína também não devem fazer parte do cardápio: café, chá mate e preto e refrigerante à base de cola são estimulantes.
- Os alimentos picantes contêm os compostos que são susceptíveis de causar azia e refluxo ácido. Além disso, comer alimentos muito picantes também pode levar a indigestão.
- O alho é conhecido como uma “erva quente”, e, junto com comida picante, ele tende a ter algumas propriedades em que pode causar azia. por isso, se você tem um estômago fraco ou são vulneráveis ao refluxo ácido, a última coisa que você quer fazer é acender o fogo imediatamente antes de deitar-se para descansar.
- O chocolate não é apenas superior em açúcar e gordura do que outros lanches de fim de noite. Ele também contém cafeína . Se você é sensível a esse estimulante, o chocolate podia roubar-lhe o precioso sono.
- O queijo é um dos piores alimentos para se comer à noite, especialmente para aqueles que sofrem de azia. Quem come queijo antes de se deitar pode sentir muito peso no estômago.
Incluir alimentos termogénicos nas últimas refeições pode acelerar e manter o metabolismo trabalhando mais rapidamente. É o caso da pimenta, gengibre, vinagre de maçã, acelga, couve, brócolos, laranja, kiwi, espargos, água gelada, canela e linhaça.
O consumo de uma salada fresca bem feita na hora do jantar pode ser uma opção leve e muito nutritiva, isso porque além de dar a sensação de saciedade, ainda ajuda muito no funcionamento correto do organismo.
Quanto mais colorida e variada ela estiver, melhor será para o seu organismo.
A sopa é um prato totalmente saudável que tem muito poucas calorias, em contrapartida, apresenta grandes nutrientes a saúde.
Comer equilibradamente ao longo do dia e a horas regulares é bom para a sua saúde.
Sopa de legumes e fruta
Todas as noites como sopa e depois uma salada e fruta
Artigo importante para quem não sabe o que comer à noite.
Como tenho problemas de estomago, as minhas refeições são muito leves e janto muito cedo. Bom artigo.