Razões para não estar a perder peso

Para perder peso precisamos ingerir menos calorias e sem isto o seu corpo não vai mudar. Ok, isto é o óbvio.

O problema é que muitas pessoas não têm paciência para passar para o papel quantas calorias realmente estão sendo consumidas e transformam a tarefa em algo instintivo

Más escolhas e certos erros comuns podem ser as razões por não estar a conseguir perder peso.

Saltar refeições – Para garantir que perde peso, o truque é comer mais, nunca menos. Se o organismo ficar em jejum durante muitas horas, o metabolismo desacelera e só com um metabolismo rápido é possível emagrecer.

Assim, comece com o pequeno-almoço, segue o lanche, o almoço, o lanche, o jantar e a ceia. São, pelo menos, seis refeições mas a ideia é não passar mais de 2 horas sem comer, caso contrário, é certo que terá fome e fará más escolhas na próxima refeição. Privilegie os produtos magros, os cereais integrais, a fruta, varie entre peixe e carne, não esqueça os legumes nem a sopa.

Calorias consumidas subestimadas – A maioria das pessoas subestima o número de calorias que ingere por dia. Esse problema pode ser ultrapassado se escrever tudo que come, incluindo bebidas. Um diário alimentar pode ajudar a aumentar a autoconsciência. Preste atenção ao servir, mantenha as porções com um tamanho razoável. Alimentos consumidos fora de casa tendem a ter porções muito maiores e a ser mais calóricos.

Razões para não estar a perder peso

Não dormir o suficiente – Vários estudos têm mostrado que as pessoas que dormem menos de seis horas têm níveis mais altos de grelina que é uma hormona que estimula o apetite. Além disso, menos sono aumenta os níveis de cortisol, uma hormona do stress, o que pode levar ao ganho de peso.

Os estudos mostram que as pessoas que dormem menos de seis horas têm tendência a consumir mais calorias e a fazer piores escolhas alimentares no dia seguinte.

Não consumir proteína suficiente – O que come é mais importante do que as quantidades que come ou do que as calorias que ingere. Certifique-se de que consome pelo menos 0,8gr de proteína por cada quilo do seu peso corporal por dia.

Não mastigar bem os alimentos – Diz o povo que depressa e bem há pouco quem e, no que à alimentação diz respeito, não podia ser mais verdade. Sabia que uma refeição deve demorar, pelo menos, 30 minutos e cada porção de comida deve ser mastigada 30 vezes? As hormonas que dizem ao cérebro que está saciada demoram aproximadamente 15 minutos a ser libertadas na corrente sanguínea, se comer muito rápido vai ingerir mais alimentos do que precisa.

Muito sal na comida – o sódio contribui para a retenção de líquidos e o consequente inchaço, o que faz o peso disparar na balança. Além disso, o sal tem relação direta com o aumento da pressão arterial (hipertensão arterial).

Não beber água suficiente – A água é essencial à vida. Regula as funções do organismo, ajuda o corpo a eliminar as impurezas, facilita o trânsito intestinal, melhora a circulação sanguínea e linfática, ajuda no processo de digestão e aumenta a sensação de saciedade. Ora, sem água, o corpo está em desequilíbrio e, nestes termos, não há dieta que resulte.

Beba, pelo menos, 1,5 litros de água ao longo do dia – de preferência, água morna.

perder peso

Deixar a dieta em casa quando sai – Já todos passámos pelo mesmo. Fazemos tudo certinho em casa, mas vamos a um restaurante e mandamos a dieta ir dar uma volta. O cestinho com pão quente no centro da mesa ou umas entradas saborosas fazem-nos esquecer de tudo. Os bons resultados são construídos através do bom senso e da rotina. Permitir-nos comer qualquer coisas quando estamos fora de casa apenas vai atrasar a chegada dos resultados que ansiamos.

A alimentação, tal como os bons modos, aprendem-se em casa mas mostram-se fora dela.

Acreditar cegamente na publicidade – Se nos dizem para consumir determinada marca de barritas de cereais durante duas semanas para perder peso, não podemos acreditar cegamente nisso. Alguns destes produtos têm excesso de hidratos de carbono, e ao colocarmos a nossa esperança em que iremos emagrecer quando os consumimos só iremos ter decepções, uma vez que apenas estamos a ingerir calorias vazias, açúcares e outros químicos. Sejamos realistas.

Acredita realmente que comendo barritas de cereais vai perder peso?

COMO É QUE OS SUPLEMENTOS ALIMENTARES PODEM AJUDAR A PERDER PESO?

Suplementos com fibras

As fibras são excelentes redutores de apetite. Com o consumo de água, as fibras pela sua absorção tornam-se viscosas e preenchem o estômago. O efeito de preenchimento poderá atrasar o esvaziamento do estômago e aumentar a saciedade, levando a uma redução na ingestão de calorias.

Suplementos com alcachofra e salsa

A alcachofra e a salsa, são conhecidas pelo seu efeito diurético e depurativo, pelo que poderá ser uma ajuda a diminuir a retenção de líquidos e inchaço associado.

Se procura perder peso e obter resultados duradouros é importante começar aos poucos com pequenas mudanças nos seus hábitos. É preciso educar o seu organismo.

Razões para não estar a perder peso
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2 Comentários

  1. Nuno || 6 Outubro, 2018

    Uma alimentação correta e exercício físico, meio caminho andado para obter resultados…

  2. Luisa || 3 Setembro, 2018

    Deixem o sedentarismo de lado e mexam-se pela vossa saúde

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