O pepino

O pepino é um legume de verão, embora seja possível encontrá-lo no mercado durante todo o ano, este vegetal conta com numerosas vantagens para o nosso organismo.

É predominantemente formado por água. A água do pepino ajuda no controle da temperatura do corpo e nos processos orgânicos, oferecendo nutrientes para as células e eliminando delas as impurezas.
Possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Esta hortaliça é um poderoso tónico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas — graças ao alto teor de sílica e flúor.
É calmante, refrescante, emoliente, laxante, estimulante e mineralizante.

O pepino


Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. Ele é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme, especialmente a do rosto.
O sumo de pepino é utilizado para inflamações do tubo digestivo e da bexiga. Tem também acção purificante e serve para eliminar a gordura da pele.

O sumo de pepino é conhecido por ser um óptimo diurético. Auxilia nos casos de pressão arterial, nas enfermidades dos dentes e das gengivas. Além disso, pode ser utilizado como cosmético para o rosto e no couro cabeludo para combater a caspa.
Pode ser indigesto para algumas pessoas, se não for mastigado correctamente pelo fato de se tratar de um vegetal muito rico em celulose.

combina muito bem em pratos como saladas, sopas frias ou cozidas, e em conservas.

Deve ser consumido ainda verde, pois quando amadurece torna-se fibroso, perde a consistência e as sementes ficam duras e ásperas. Para saber se está no ponto, a casca precisa ter cor viva e brilhante.

O Pepino

O pepino
3.9 (78.57%) 14 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*