Mel Adoçante Natural – Benefícios para a saúde

O mel é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido das flores e processado pelas enzimas digestivas desses insectos, sendo armazenado em favos nas suas colmeias para servir-lhes de alimento durante o Inverno.

O mel de abelha tem sido amplamente estudado pelo seu grande número de propriedades como um anti-séptico, estimulante, calmante, laxante, diurético, bactericida e por seus muitos benefícios para o corpo humano.

Existem vários tipos de mel e de coloração – eles variam de acordo com as flores utilizadas nesse processo, do tipo de terreno e do modo de preparação. Além de açúcares (glicose e frutose), este néctar dos deuses, de cor castanho-amarelado, é composto por:

– Vitaminas do complexo B, C, D e E

– Minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, zinco e potássio, entre outros)

– Um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).

O mel é mais saudável para a alimentação do que o açúcar. Isto porque o mel possui compostos benéficos para o organismo, como magnésio, potássio, fosforo, ao contrário do açúcar.

Uma colher de chá tem cerca de 30 Kcal e pode ser uma boa opção para uma torrada em substituição da manteiga ou adoçar uma bebida em vez do açúcar.

Mel Adoçante Natural - Benefícios para a saúde

Medicamento natural

É especialmente recomendado nos casos de anemia, asma, broncopneumonia, bronquite, gripe, rouquidão, tosse e até deficiências cardíacas. O poder bactericida do mel, também está aliado às suas virtudes laxativas, melhorando significativamente o trânsito intestinal.

Ao mesmo tempo, é tido como um excelente tonificante dos músculos, tecidos, nervos e órgãos em geral. Todos os que o ingerem com frequência, podem beneficiar de uma resistência acrescida a doenças infecciosas.

Purifica o sistema digestivo
Iniciar o dia com um copo de água com mel, misturado com limão e mel, ajuda a equilibrar o pH do organismo e a limpar o sistema digestivo. Desta forma reduz a sensação de inchaço e o refluxo gástrico e ainda diminui a probabilidade de desenvolver úlceras.

Alivia refluxo gástrico
A sua consistência viscosa ajuda a aliviar a sensação de azia e refluxo gástrico, provocada por alguns alimentos mais indigestos.

Coração mais saudável
Por ser rico em antioxidantes e flavonoides, é um alimento bom para a saúde do seu coração. O mel ajuda também a reduzir a taxa do colesterol LDL (mau colesterol).

Elimina toxinas
Apesar de ser um açúcar natural, o mel ajuda a eliminar toxinas e favorece o processo digestivo.

Expectorante natural
Quem nunca bebeu um copo de leite ou uma chávena de chá com mel para aliviar as dores de garganta? Este alimento tem um forte efeito expectorante, ajudando assim neste processo.

Antioxidante
O mel é rico em antioxidantes que têm como função a redução de radicais livres em excesso que podem ser prejudiciais à saúde. Este alimento tem na sua composição polifenóis que minimizam os efeitos dos radicais livres. De acordo com um estudo, a combinação mel e canela, reforça o seu papel de alimento anti-cancerígeno.

Pele bonita
O mel é muito utilizado em máscaras de tratamento no campo da estética. No entanto, também a sua ingestão ajuda a ter uma pele mais bonita… a presença de flavonoides e carotenoides, ajudam a combater os radicais livres que provocam o envelhecimento.

Energia pura
É uma boa opção para acrescentar ao seu pequeno-almoço para um boost de energia logo pela manhã.

Bem-estar e descanso
Este alimento estimula a produção de serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Também é rico em triptofano, que ajuda a baixar o nível de stress do organismo e ajuda-o a descansar melhor.

mel

BENEFÍCIOS DO MEL

Os benefícios do mel com canela são auxiliar na digestão combatendo a má-digestão, que pode ocorrer após uma refeição rica em gorduras. Assim, após uma refeição exagerada, pode-se fazer um chá e adicionar um colher de chá de mel com canela para facilitar a digestão.

Os benefícios do mel com limão são prevenir o aparecimento de gripes e resfriados pois o limão tem vitamina C que fortalece o sistema imunológico.

Mel Adoçante Natural

 

 

 

Pode adicioná-lo ao chá, usá-lo como cobertura de maçãs ou então comê-lo simplesmente à colher com umas gotas de limão.

Qualquer que seja a escolha, o mel é uma poderosa arma contra as doenças de inverno. As suas propriedades antibióticas e anti-sépticas aliviam os sintomas da bronquite, da asma e da dor de garganta.

E se o experimentar com própolis poderá combater faringite, amigdalite, constipações e gripes, uma vez que a substância resinosa colhida pelas abelhas funciona como anti-bacteriano e antiviral, estimulando o sistema imunitário.

SABIA QUE

Um quilo deste alimento é equivalente a 50 ovos, 25 bananas, seis litros de leite, três quilos de peixe, cinco quilos de maçãs, 40 laranjas, 900 gramas de cenoura ou cinco quilos de ervilhas.

O mel é o único alimento que não estraga!

Isso mesmo, com o passar do tempo ele apenas cristaliza, e basta aquece-lo que volta ao estado natural, sem comprometer as suas propriedades.

Mel Adoçante Natural – Benefícios para a saúde
4.7 (93.08%) 26 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*