7 sinais que indicam que sofre de desidratação 1

7 sinais que indicam que sofre de desidratação

A desidratação sucede quando uma pessoa não bebe água em quantidade suficiente para devolver os fluídos perdidos pelo organismo através do procedimento normal da transpiração ou em caso de vómitos e diarreia.

Beber água e manter-se hidratado é a regra número 1 para que o nosso organismo funcione bem, uma vez ele colabora em praticamente todas as operações orgânicas que o nosso corpo realiza durante o dia, tornando a água um bem essencial para a vida.

Analisar a cor da urina é um dos passos para saber se está desidratado.

Não é só a cor da urina que indica que o nosso organismo tem falta água.

7 sinais que indicam que sofre de desidratação

1# Mau hálito

A salivação é uma das primeiras coisas a sofrer alterações quando falta água no organismo.

Com a boca mais seca, os ácidos produzidos pelas placas bacterianas na língua fazem questão de deixar a sua marca: o odor desagradável.

2# A cor da urina

Se beber água regularmente, a urina é diluída e tem um aspecto transparente.

Mas quando o organismo está desidratado, os rins guardam o máximo de água que conseguem para continuarem a executar a sua função: libertar resíduos do corpo.

A urina acaba por se concentrar mais, o que, uma vez que fica mais ácida do que o normal, pode trazer problemas aos órgãos do sistema urinário.

desidratação

O que indicam as cores da urina?

Transparente

Se beber demasiada água, talvez até esteja a exagerar no consumo.

Amarelo palha muito claro

Esta é a cor normal que a urina deve ter.

Âmbar ou mel

Já aponta desidratação. Portanto, a pessoa deve beber mais água.

Está a comprimir os rins obriagando-os a trabalharem mais para filtrar a urina. Há maior acumulação de toxinas exigindo maior hidratação.

Amarelo escuro

Pode estar tudo normal, mas é necessário beber mais água.

Espuma efervescente

Esta situação pode indicar excesso de proteína na dieta ou um problema renal.

Laranja

Esta cor pode indicar falta de água, ou aparecer devido à pigmentação da comida. Caso a coloração continue, pode ser um problema no fígado ou vesícula.

Sucede também pelo excesso de vitamina C no corpo, que é filtrado pelos rins.

Se acontecer somente um dia, deve-se apenas reduzir – e nunca eliminar – o consumo de todas as frutas e legumes com vitamina C durante pelo menos cinco dias.

Avermelhada

A urina vermelha pode significar duas coisas. A primeira pode ser grave, uma vez que pode ser pela presença de sangue e é preciso informar imediatamente o médico.

Pode existir um problema nos rins ou bexiga, logo um diagnóstico preciso efectuado pelo seu médico assistente dará a resposta. A segunda causa desse sintoma é completamente inócua.

Se consome muitas frutas vermelhas, amoras ou até alimentos com muito corante, a urina pode apresentar-se com esta cor.

Se este tom se repetir ao longo de vários dias, não hesite em consultar o seu médico assistente.

Acastanhada

Significa que tem um problema no fígado ou desidratação grave, contem pequenos vestígios de sangue.

É indicação de um possível cálculo da vesícula biliar, de que o sistema urinário está a sofrer com estas pedras que estão dolorosamente a abrir caminho até a bexiga.

As pedras podem também ainda estar no rim, e isso pode ser prejudicial.

Neste contexto, a tonalidade da urina é muito característica. Para além disso, haverá também dor se for um problema nos rins.

Azulado ou esverdeado

A cor pode surgir por causa da comida, de um medicamento, ou infecção bacteriana. Deve-se a um excesso de cálcio ou infecção bacteriana.

Acontece com pessoas que tomam suplementos vitamínicos, origina um excesso ou pequena contaminação com outras substâncias e o corpo sofre com isso.

Tenha em atenção com todos os medicamentos e suplementos vitamínicos e, diante de qualquer alteração, aconselha-se consultar o médico.

7 sinais que indicam que sofre de desidratação

3# Dores de cabeça

Mesmo que moderadamente desidratado, pode sentir dores de cabeça. Alguns estudos comprovam que a desidratação de apenas 1,36% despoletou dores de cabeça

4# Obstipação

A água faz com que o trânsito intestinal seja mais eficiente e eficaz. A sua ausência faz com que o movimento das fezes, através do cólon, esteja mais bloqueado e seja mais lento.

5# Problemas nas articulações

Para as articulações funcionarem normalmente têm de ter um líquido, chamado sinovial, que ajuda os ossos, ligamentos, tendões e músculos a trabalharem normalmente e a corresponderem a qualquer exercício.

É constituído essencialmente por água e, por isso, a sua escassez afecta todos estes tecidos.

6# Humor

A desidratação pode fazer com que as pessoas se sintam mais tensas, ansiosas ou deprimidas. Existe maior dificuldade na realização de tarefas, confusão e irritabilidade.

7# Ataques de fome

A água auxilia na sensação de saciedade porque se mistura com as fibras consumidas e forma uma espécie de gel no estômago. Uma vontade infinita de comer constantemente – mesmo que se alimente bem durante as refeições e snacks – pode significar que falta água no organismo e fazer com que se sinta satisfeita.

sofre de desidratação

Quando ingerimos a quantidade diária necessária de líquidos, o sono torna-se melhor, a nossa pele fica luminosa e até a disposição, pois ficamos mais felizes.

Se tem percebido que está com o sono trocado, a pele seca ou com erupções de acne, o cabelo está fraco e sem brilho, antes de procurar ajuda psicológica, beba mais água ao longo do dia e verá que o seu organismo responderá de forma positiva.

Teste cutâneo para desidratação

Comece por puxar um pouco de pele das costas da mão, cerca de um centímetro. Depois deste pequeno belisco, fique atento para ver quanto tempo demora a pele a ir ao sítio, e é nesta altura que se observa se a pessoa está ou não desidratada.

Se a pele for instantaneamente ao lugar, é sinal de que o organismo está bem hidratado, caso a pele demore algum tempo a estabilizar, então, está-se perante um sinal de desidratação.

Sabia que …

Existem aplicações que enviam notificações durante o dia e avisam que está na hora de beber água ou de consumir algum alimento rico em H2O.

Para evitar esquecimentos, faça o download.

4.8 / 5. Votos: 29

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 1
    Share

3 thoughts on “7 sinais que indicam que sofre de desidratação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *