Farinha de grão de bico: propriedades nutricionais e utilizações na cozinha
A farinha de grão de bico é uma farinha com muitas propriedades obtidas pela moagem do grão de bico seco.
A sua versatilidade e benefícios tornaram-na protagonista de numerosas receitas, não só vegetariana e vegan, mas também sem glúten e para dietas hipoglicémicas.
No entanto, este produto tem origens muito antigas: provas arqueológicas atestam a sua presença já entre 3500 e 1200 a.C. na região do Iraque actual.
O cultivo espalhou-se então por todo o Império Romano, através do Egipto. Até hoje, os maiores consumidores de farinha de grão de bico são os povos da Índia e do Paquistão.
A planta do grão de bico tem um ciclo anual. É curta, com raízes bastante profundas, caules ramificados ligeiramente curvados e cobertos de pelos finos; as folhas são elípticas e opostas, de cor verde pálido.
As flores são rosa ou vermelho, enquanto as sementes (contidas em pequenas vagens e cobertas com um tegumento fibroso transparente) são pigmentadas de amarelo bege e têm uma forma esférica mas irregular; o seu tamanho é maior do que as ervilhas bem conhecidas mas menor do que os tremoços menos comuns.
A planta do grão de bico é particularmente resistente à seca. É cultivada tanto em climas temperados como quase áridos; a sementeira tem lugar no Inverno.
A planta do grão de bico não tolera solos compactos e solos sobreaquecidos ou estagnados; necessita de boas concentrações de fósforo e menos nitrogénio. Teme especialmente ataques criptogâmicos de ferrugem e antracose.
O grão-de-bico contêm muitos hidratos de carbono, fibras, magnésio, potássio e vitaminas B; a ingestão de proteínas também não é negligenciável.
O consumo mundial de grão de bico é muito elevado e, entre as leguminosas, é precedido apenas pelo de soja e feijão.
Farinha de grão de bico: calorias
As calorias da farinha de grão de bico são comparáveis às das leguminosas secas, uma vez que é precisamente a partir destas que se obtém.
Em particular, a farinha de grão de bico fornece então cerca de 387 kcal por 100 g de produto.
Apesar de todas estas propriedades, contudo, é preciso lembrar que a farinha de grão de bico contém moléculas que podem promover o meteorismo e o inchaço abdominal.
Devido ao conteúdo de ácido fítico e fitatos, dois componentes anti-nutricionais, é sempre aconselhável não exagerar.
Farinha de grão de bico: propriedades nutricionais
Os benefícios da farinha de grão de bico para o colesterol e a diabetes
Se tiver um índice de colesterol acima do máximo permitido, este tipo de farinha é altamente recomendado. Porquê? Ajuda a reduzir os altos níveis de gordura no sangue.
Além disso, torna-se um excelente substituto do ovo, pois o seu consumo não é recomendado em caso de colesterol elevado.
A farinha de grão de bico é também rica em hidratos de carbono complexos, que se caracterizam pela sua lenta absorção: demoram portanto mais tempo a digerir e não causam alterações súbitas nos níveis de glicose.
Níveis mais baixos de açúcar no sangue
A farinha de grão de bico contém 54,3 gramas de hidratos de carbono por 100 gramas, ou seja, cerca de 25% menos do que a farinha branca, e pode, portanto, afectar o açúcar no sangue de forma diferente.
Farinha de grão de bico para saciedade e perda de peso
O grão de bico seco é uma leguminosa muito calórica, fornecendo aproximadamente 387 Kcal por 100g.
Portanto, a farinha é um produto muito nutritivo e enérgico. Contém gordura e uma quantidade razoável de ácidos gordos polinsaturados, proteínas vegetais, fibras, vitaminas B (B1, B2, B3, B5, B6) e os grupos C e E.
O grão-de-bico também é rico em saponinas, que são muito úteis para baixar os níveis de colesterol e triglicéridos no sangue, bem como minerais como ferro, cálcio e fósforo.
Hambúrgueres de farinha de grão de bico
Os hambúrgueres de farinha de grão de bico são uma preparação especial e saborosa que também se pode apreciar dentro de um suave pão redondo, talvez à hora do jantar, enquanto se vê um filme ou um jogo na televisão.
O verdadeiro papel deste ingrediente é o de compactar e ligar ingredientes da receita, para que possa fazer um grande hambúrguer com farinha de grão de bico, juntando diferentes ingredientes, desde carne (se não os quiser fazer para vegetarianos), a legumes, a queijo, até encontrar a combinação perfeita.
Vamos tentar fazer hambúrgueres de abobrinha com farinha de grão de bico juntos.
Os ingredientes para 4 pessoas são:
- 800g de courgettes;
- 60g de queijo ralado;
- 2 colheres de sopa de farinha de grão de bico;
- menta;
- alho;
- sal e pimenta.
Lavar e limpar as courgettes e cortá-las em pequenos pedaços. Cozinhe-as numa frigideira com o dente de alho em cozinhas com ilha.
Quando estiverem douradas, temperar com sal e pimenta, adicionar as folhas de hortelã para dar um pouco de perfume e tornar o seu hambúrguer mais saboroso e convidativo.
Transfira tudo para uma tigela, adicione o queijo e uma colherada de cada vez de farinha de grão de bico.
Amassar a massa com as mãos até esta ter uma consistência firme.
Agora crie 4 porções e trabalhe com as mãos para dar a forma típica de hambúrguer, compactando bem.
Se desejar, pode deixá-las no frigorífico durante cerca de 30 minutos para ficarem firmes, mas isto não é essencial. Cozinhe os hambúrgueres de farinha de grão de bico numa frigideira com um pouco de óleo, deixando-os dourar de ambos os lados.
Farinha de grão de bico em bolos
Pode fazer um bolo com farinha de grão de bico e cacau, uma preparação rápida e fácil que terá o seu lanche ou pequeno-almoço pronto num instante.
Os ingredientes são:
- 80g de farinha de grão de bico;
- 20g de açúcar;
- 250g de cacau amargo;
- 250ml de água;
- 60g de óleo de girassol;
- 1 pacote de fermento em pó;
- açúcar de confeiteiro para decorar.
Misturar a farinha de grão de bico com a água à temperatura ambiente, usando um batedor, para que todos os grumos possam ser removidos.
Acrescentar açúcar, cacau amargo peneirado e óleo de girassol. Amassar até que a mistura esteja lisa.
Adicionar o fermento em pó, misturar novamente com o batedor durante alguns minutos e transferir a mistura para um tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leva ao forno pré-aquecido a 180° durante 35 minutos. Em seguida, retire-o do forno, deixe-o arrefecer e polvilhe a superfície com açúcar de confeiteiro.
Biscoitos de laranja com farinha de grão de bico
Ingredientes:
- 280 g de farinha de grão de bico;
- 120ml de óleo de girassol;
- 100ml de água;
- 20g de grãos de avelã;
- 150g de açúcar amarelo;
- ½ colher de chá de canela;
- ½ casca de laranja.
Torrar a farinha numa panela antiaderente durante cerca de 15 minutos em lume brando, mexendo frequentemente.
Quando a farinha estiver pronta, misturá-la com o açúcar, avelãs, casca de laranja e canela.
Adicionar a água e o óleo para formar uma emulsão que se deita na tigela.
Amassar até obter uma massa lisa, que se enrola com um rolo de massa em bolachas de ½ cm de altura.
Depois utilize um molde e corte as suas bolachas. Coloque-os num tabuleiro coberto com papel vegetal e coza-os no forno a 180° durante cerca de 15 minutos.
Devem ser retirados do forno quando estiverem dourados e ainda moles, caso contrário correm o risco de se tornarem muito duros.
Já experimentei estes hambúrguers de grão de bico e são maravilhosos
Nunca me ocorreria biscoitos de laranja com farinha de grão de bico 🙂
Gosto bastante de utilizar esta farinha