Farinha de grão de bico: propriedades nutricionais e utilizações na cozinha

Farinha de grão de bico: propriedades nutricionais e utilizações na cozinha

A farinha de grão de bico é uma farinha com muitas propriedades obtidas pela moagem do grão de bico seco.

A sua versatilidade e benefícios tornaram-na protagonista de numerosas receitas, não só vegetariana e vegan, mas também sem glúten e para dietas hipoglicémicas.

No entanto, este produto tem origens muito antigas: provas arqueológicas atestam a sua presença já entre 3500 e 1200 a.C. na região do Iraque actual.

O cultivo espalhou-se então por todo o Império Romano, através do Egipto. Até hoje, os maiores consumidores de farinha de grão de bico são os povos da Índia e do Paquistão.

A planta do grão de bico tem um ciclo anual. É curta, com raízes bastante profundas, caules ramificados ligeiramente curvados e cobertos de pelos finos; as folhas são elípticas e opostas, de cor verde pálido.

As flores são rosa ou vermelho, enquanto as sementes (contidas em pequenas vagens e cobertas com um tegumento fibroso transparente) são pigmentadas de amarelo bege e têm uma forma esférica mas irregular; o seu tamanho é maior do que as ervilhas bem conhecidas mas menor do que os tremoços menos comuns.

A planta do grão de bico é particularmente resistente à seca. É cultivada tanto em climas temperados como quase áridos; a sementeira tem lugar no Inverno.

A planta do grão de bico não tolera solos compactos e solos sobreaquecidos ou estagnados; necessita de boas concentrações de fósforo e menos nitrogénio. Teme especialmente ataques criptogâmicos de ferrugem e antracose.

O grão-de-bico contêm muitos hidratos de carbono, fibras, magnésio, potássio e vitaminas B; a ingestão de proteínas também não é negligenciável.

O consumo mundial de grão de bico é muito elevado e, entre as leguminosas, é precedido apenas pelo de soja e feijão.

Farinha de grão de bico: propriedades nutricionais e utilizações na cozinha

Farinha de grão de bico: calorias

As calorias da farinha de grão de bico são comparáveis às das leguminosas secas, uma vez que é precisamente a partir destas que se obtém.

Em particular, a farinha de grão de bico fornece então cerca de 387 kcal por 100 g de produto.

Apesar de todas estas propriedades, contudo, é preciso lembrar que a farinha de grão de bico contém moléculas que podem promover o meteorismo e o inchaço abdominal.

Devido ao conteúdo de ácido fítico e fitatos, dois componentes anti-nutricionais, é sempre aconselhável não exagerar.

Farinha de grão de bico: propriedades nutricionais

Os benefícios da farinha de grão de bico para o colesterol e a diabetes

Se tiver um índice de colesterol acima do máximo permitido, este tipo de farinha é altamente recomendado. Porquê? Ajuda a reduzir os altos níveis de gordura no sangue.

Além disso, torna-se um excelente substituto do ovo, pois o seu consumo não é recomendado em caso de colesterol elevado.

A farinha de grão de bico é também rica em hidratos de carbono complexos, que se caracterizam pela sua lenta absorção: demoram portanto mais tempo a digerir e não causam alterações súbitas nos níveis de glicose.

Níveis mais baixos de açúcar no sangue

A farinha de grão de bico contém 54,3 gramas de hidratos de carbono por 100 gramas, ou seja, cerca de 25% menos do que a farinha branca, e pode, portanto, afectar o açúcar no sangue de forma diferente.

Farinha de grão de bico para saciedade e perda de peso

O grão de bico seco é uma leguminosa muito calórica, fornecendo aproximadamente 387 Kcal por 100g.

Portanto, a farinha é um produto muito nutritivo e enérgico. Contém gordura e uma quantidade razoável de ácidos gordos polinsaturados, proteínas vegetais, fibras, vitaminas B (B1, B2, B3, B5, B6) e os grupos C e E.

O grão-de-bico também é rico em saponinas, que são muito úteis para baixar os níveis de colesterol e triglicéridos no sangue, bem como minerais como ferro, cálcio e fósforo.

Hambúrgueres de farinha de grão de bico

Os hambúrgueres de farinha de grão de bico são uma preparação especial e saborosa que também se pode apreciar dentro de um suave pão redondo, talvez à hora do jantar, enquanto se vê um filme ou um jogo na televisão.

O verdadeiro papel deste ingrediente é o de compactar e ligar ingredientes da receita, para que possa fazer um grande hambúrguer com farinha de grão de bico, juntando diferentes ingredientes, desde carne (se não os quiser fazer para vegetarianos), a legumes, a queijo, até encontrar a combinação perfeita.

Vamos tentar fazer hambúrgueres de abobrinha com farinha de grão de bico juntos.

farinha de grão de bico
Farinha de grão de bico: propriedades nutricionais e utilizações na cozinha 2

Os ingredientes para 4 pessoas são:

  • 800g de courgettes;
  • 60g de queijo ralado;
  • 2 colheres de sopa de farinha de grão de bico;
  • menta;
  • alho;
  • sal e pimenta.

Lavar e limpar as courgettes e cortá-las em pequenos pedaços. Cozinhe-as numa frigideira com o dente de alho em cozinhas com ilha.

Quando estiverem douradas, temperar com sal e pimenta, adicionar as folhas de hortelã para dar um pouco de perfume e tornar o seu hambúrguer mais saboroso e convidativo.

Transfira tudo para uma tigela, adicione o queijo e uma colherada de cada vez de farinha de grão de bico.

Amassar a massa com as mãos até esta ter uma consistência firme.

Agora crie 4 porções e trabalhe com as mãos para dar a forma típica de hambúrguer, compactando bem.

Se desejar, pode deixá-las no frigorífico durante cerca de 30 minutos para ficarem firmes, mas isto não é essencial. Cozinhe os hambúrgueres de farinha de grão de bico numa frigideira com um pouco de óleo, deixando-os dourar de ambos os lados.


Farinha de grão de bico em bolos

Pode fazer um bolo com farinha de grão de bico e cacau, uma preparação rápida e fácil que terá o seu lanche ou pequeno-almoço pronto num instante.

Os ingredientes são:

  • 80g de farinha de grão de bico;
  • 20g de açúcar;
  • 250g de cacau amargo;
  • 250ml de água;
  • 60g de óleo de girassol;
  • 1 pacote de fermento em pó;
  • açúcar de confeiteiro para decorar.

Misturar a farinha de grão de bico com a água à temperatura ambiente, usando um batedor, para que todos os grumos possam ser removidos.

Acrescentar açúcar, cacau amargo peneirado e óleo de girassol. Amassar até que a mistura esteja lisa.

Adicionar o fermento em pó, misturar novamente com o batedor durante alguns minutos e transferir a mistura para um tabuleiro forrado com papel vegetal.

Leva ao forno pré-aquecido a 180° durante 35 minutos. Em seguida, retire-o do forno, deixe-o arrefecer e polvilhe a superfície com açúcar de confeiteiro.

Farinha de grão de bico: propriedades nutricionais e utilizações na cozinha

Biscoitos de laranja com farinha de grão de bico

Ingredientes:

  • 280 g de farinha de grão de bico;
  • 120ml de óleo de girassol;
  • 100ml de água;
  • 20g de grãos de avelã;
  • 150g de açúcar amarelo;
  • ½ colher de chá de canela;
  • ½ casca de laranja.

Torrar a farinha numa panela antiaderente durante cerca de 15 minutos em lume brando, mexendo frequentemente.

Quando a farinha estiver pronta, misturá-la com o açúcar, avelãs, casca de laranja e canela.

Adicionar a água e o óleo para formar uma emulsão que se deita na tigela.

Amassar até obter uma massa lisa, que se enrola com um rolo de massa em bolachas de ½ cm de altura.

Depois utilize um molde e corte as suas bolachas. Coloque-os num tabuleiro coberto com papel vegetal e coza-os no forno a 180° durante cerca de 15 minutos.

Devem ser retirados do forno quando estiverem dourados e ainda moles, caso contrário correm o risco de se tornarem muito duros.

4.6 / 5. Votos: 34

No votes so far! Be the first to rate this post.


AVISO: Nenhuma publicação desta página constitui prática médica e como tal não substitui o conselho e acompanhamento médico.
Partilhar este artigo

3 thoughts on “Farinha de grão de bico: propriedades nutricionais e utilizações na cozinha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *