Tremoços muito nutritivos e pouco calóricos

Tremoços muito nutritivos e pouco calóricos

Todos nós passamos por aqueles momentos em que nos apetece petiscar qualquer coisa antes ou depois das refeições mas acabamos por ficar na dúvida sobre qual a melhor opção.

Os tremoços contêm grandes benefícios tendo em conta a nossa saúde, e muita gente ainda os desconhece. O tremoço, da família do grão e feijão, existe há vários séculos na Europa.

Foi muito popular entre os Romanos e pensa-se que terá sido difundido durante a expansão do império.

Hoje, é considerado um petisco em países de cultura mediterrânica, como Portugal, Espanha e Itália.

Colocar um pratinho de tremoços em cima da banca da cozinha enquanto se prepara o jantar, colocar esse mesmo pratinho na secretária enquanto estamos no computador em lazer ou a preparar um trabalho, na esplanada quando quisermos apanhar um pouco de sol, … dá para usar em variadíssimas situações.

É muito pouco calórico (66% do seu peso é água), o que é uma vantagem considerando quem não consegue comer poucos.

Ao mesmo tempo, pelo seu teor em proteínas (17%) e fibras (5%), é um alimento bastante saciante.

O tremoço é uma leguminosa da mesma família da ervilha e da fava e bastante rico nutricionalmente: possui três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca, uma quantidade elevada de cálcio, vitaminas E e do complexo B, fósforo, potássio, ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6), ferro e fibras.

É excelente para os ossos, adequando a um bom funcionamento do trânsito intestinal, ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue, o colesterol e também reduz o apetite.

Além disso, as suas propriedades emolientes, diuréticas e cicatrizantes favorecem a renovação das células.

Os tremoços têm três vezes mais fibra do que a aveia e o trigo

Os tremoços têm três vezes mais fibra do que a aveia e o trigo

No que diz respeito à gordura, a sua composição é, na sua grande maioria, ácido oleico e linoleico (gordura presente no azeite), constituindo 86% da gordura total.

Acresce que o tremoço possui três vezes mais fibra do que a aveia e o trigo e, dessa fibra, a sua grande maioria tem a capacidade de reter o colesterol LDL no intestino e facilitar a sua eliminação nas fezes.

O teor em amido também é reduzido, o que explica o papel deste alimento no controlo do índice glicémico (teor de açúcar no sangue) e consequentemente, na redução da incidência da obesidade na população; também é um alimento adequado a quem sofre de problemas ósseos e reduz o apetite.

Além disso, as suas propriedades emolientes, diuréticas e cicatrizantes favorecem a renovação das células.

Este alimento é uma leguminosa tal como o grão, feijão, ervilha.

Alguns cuidados quando optar pelos tremoços: passar por bastante água corrente para tirar o sal em excesso e ao comer faça-o com a casca (sim, comam a casca).

A casca do tremoço tem um efeito hipoglicemiante, o que ajuda a controlar o açúcar no sangue e faz dele um alimento altamente saciante.

Este alimento é uma leguminosa tal como o grão, feijão, ervilha.

O grão seco é tóxico – contém a substância alcalóide lupanina que lhe confere um sabor amargo.

Só depois de cozido e demolhado em água salgada se torna comestível e um aperitivo bastante apreciado no nosso país especialmente no Verão em cafés e esplanadas típicos, geralmente acompanhados por cerveja e apelidado de “marisco dos pobres”.

Só o teor em sal é problemático. Cada 100 gramas contêm 3,9 gramas. Assim, basta uma pequena dose sem casca (30 gramas) a fim de ingerir um quinto da dose máxima diária recomendada de sal (5 gramas).

Um truque a fim de contornar o problema: passe os tremoços por água corrente ou demolhe durante alguns segundos.

Tremoços

Composição nutricional dos tremoços (de uma porção de 100g):

Calorias (Kcal): 117
Proteína (g): 16,4
Lípidos (g): 2,4
Hidratos de Carbono (g): 7,2
Fibra (g): 4,8

Os tremoços constituem um aperitivo bastante completo:

  • ricos em proteína de qualidade
  • boas fontes de fibra
  • pobres em calorias
  • pobres em gorduras
  • fontes de minerais: cálcio, potássio, ferro e zinco
  • fontes de vitaminas: ácido fólico altamente saciantes
  • efeitos benéficos a nível do colesterol
  • adjuvantes no controlo da glicemia
  • contribuem no sentido de um bom funcionamento dos intestinos
Tremoços muito nutritivos e pouco calóricos

Um paté de tremoços delicioso resulta da combinação de:

  • 100gr de tremoço
  • 100gr de abacate
  • um fio de azeite

Triturar bem até ficar em creme. Por fim juntar 25 gr de avelãs levemente tostadas (na sertã anti aderente sem adição de qualquer gordura) temperar a gosto com um leve toque de sumo de limão. As avelãs são opcionais.

Pode juntar coentros ou qualquer erva aromática a fim de enriquecer o sabor.

Veja os benefícios

Pouco calórico e muito saciante, devido à quantidade de proteína e fibras que possui, tem ainda efeitos benéficos ao nível do controlo glicémico, promovendo assim a diminuição do colesterol e o bom funcionamento intestinal.

Só deve ter atenção à quantidade de sal que é adicionada na sua cozedura e, se possível, passe-os sempre abundantemente por água corrente antes de os consumir.

Devido ao seu alto valor proteico, uma empresa alemã introduziu uma gama de produtos elaborada com tremoços como substituto da soja nos mercados europeus (não só por haver muitas pessoas com intolerância há soja, frequente na Europa, mas porque grande parte dos produtos há base de soja é transgénica e devido ás preocupações que dai advêm).

Receita de Húmus de tremoço

Ingredientes:

  • 300g de tremoço cozido
  • 2 pimentos vermelhos
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • 2 colheres de sopa de azeite + 1 colher de sopa (guarnecer)
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 dente de alho, descascado e picado
  • ½ colher de chá de cominhos, moídos
  • 4 colheres de sopa de salsa picada + 1 colher de sopa (guarnecer)
  • Pimenta preta a gosto

Como preparar

  • Asse o pimento vermelho a 180 °C durante 20 minutos, ou até perder a sua forma. Deixe arrefecer e retire a pele queimada.
  • Retire a pele ao tremoço cozido.
  • Triture o tremoço no processador de alimentos e junte um pimento e meio assado, o sumo de limão, as 2 colheres de sopa de azeite, o alho picado, e os cominhos. Adicione, conforme necessário, as 2 colheres de sopa de água, até ser atingida a consistência pretendida. Junte por fim a salsa picada. Retifique os temperos e reserve.
  • Pique o restante meio pimento e envolva-o com uma colher de sopa de azeite e uma colher de sopa de salsa picada. Retifique os temperos.
  • Sirva o húmus numa taça ou num prato guarnecido com o topping de pimento picado e acompanhado de vegetais cortados a gosto e pão.
Tremoços muito nutritivos

Dicas

Opte por embalagens guardadas em local fresco e ao abrigo da luz solar. Se escolher embalagens em vácuo, certifique-se de que estão intactas. Depois de furadas, o ar entra e a conservação fica comprometida.

Guarde os tremoços no frigorífico, imersos no líquido de conserva ou em água com sal. Consuma, no máximo, em 5 dias.

Perguntas e Respostas

  • O que são tremoços?

    Tremoços são sementes comestíveis da planta Lupinus albus, uma leguminosa. São frequentemente preparados e consumidos como aperitivo.

  • Como se preparam os tremoços para consumo?

    Os tremoços precisam de ser preparados antes de serem consumidos devido ao seu teor de alcaloides amargos. Isso geralmente envolve demolhá-los e fervê-los em água com sal. Depois de cozidos, são consumidos pelas sementes.

  • Quais são os benefícios dos tremoços?

    Os tremoços são ricos em proteínas, fibras e minerais como cálcio e magnésio. Eles podem ser uma opção saudável como snack, mas devem ser consumidos com moderação devido ao seu teor calórico.

  • Os tremoços têm alguma contra-indicação?

    Pessoas com alergias a leguminosas ou que tenham problemas renais devem consumir tremoços com precaução. Além disso, o preparo adequado para remover os alcaloides amargos é fundamental.

  • Os tremoços engordam?

    Os tremoços têm um valor calórico relativamente baixo, mas como qualquer alimento, o consumo excessivo pode contribuir para o ganho de peso.

  • Os tremoços são bons para a saúde cardiovascular?

    Devido ao seu teor de fibras, proteínas e nutrientes, os tremoços podem ser benéficos para a saúde cardiovascular quando consumidos como parte de uma dieta equilibrada.

  • Os tremoços são adequados para dietas vegetarianas ou veganas?

    Sim, os tremoços são uma fonte de proteína vegetal e podem ser uma opção interessante para dietas vegetarianas ou veganas.

Mais informação em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tremoço

4.7 / 5. Votos: 92

No votes so far! Be the first to rate this post.


AVISO: Nenhuma publicação desta página constitui prática médica e como tal não substitui o conselho e acompanhamento médico.
Partilhar este artigo

3 thoughts on “Tremoços muito nutritivos e pouco calóricos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *