Comer nozes

Comer nozes todos os dias prolonga a vida e emagrece

As nozes são um fruto seco que deve incluir na sua dieta alimentar.

Os cientistas não conseguiram determinar quais os tipos de oleaginosas mais benéficas em prol da nossa saúde – a redução na mortalidade foi similar entre consumidores de amendoim, castanha de caju, castanha do Pará, macadâmia, pistácio e noz.

O que são as oleaginosas?

As oleaginosas são sementes ricas de óleo, envolvidas por uma casca rígida e que podem ser consumidas in natura. Entre os principais tipos de oleaginosas estão alimentos muito conhecidos, temos as nozes, as castanhas, a avelã, o amendoim e a amêndoa. O alto teor de gordura boa desses produtos confere energia e, sendo também fontes de vitaminas e minerais, colaboram no sentido do bom funcionamento do organismo.

Entenda os benefícios de algumas dessas sementes:

A noz é um fruto seco que deve incluir na sua dieta alimentar, porque se trata de um alimento saudável que proporciona vários benefícios à saúde, dos quais se salienta o reduzir o colesterol.

Estudos realizados demonstraram que o consumo de 30 gramas de nozes por dia (3 a 4 nozes), durante um ano, melhorou os níveis de colesterol e triglicerídeos na corrente sanguínea.

Com um sabor muito característicos e um pouco oleosas, as nozes são preciosas do ponto de vista nutricional. Importante não esquecer que, tal em equivalência com os outros frutos secos, são boas fornecedoras de energias.

Todos os que praticam, exercícios físicos, em especial os atletas que necessitam de doses extras, são certamente uma forma saudável, saborosa e pratica de as obter.

Também os idosos e as crianças que têm necessidades alimentares acrescidas, poderão incluir um punhado de nozes ás pequenas refeições, considerando o pequeno – almoço ou o lanche, juntando-as, por exemplo, ao leite ou aos iogurtes.

As nozes são também ricas em gorduras polinsaturada, contendo uma boa dose de ómega-3, sendo este tipo de gordura reconhecida com a finalidade de ser  benéfica às doenças do coração.

São também ricas em substâncias com propriedades antioxidantes. Estas ajudam a neutralizar compostos nefastos ao nosso organismo. Não faltam também, ás nozes, vitaminas, em especial a vitamina E e minerais com potássio, magnésio, entre outros.

Comer nozes

Sobretudo quem faz uma dieta com a finalidade de emagrecer deve ter em atenção que as nozes têm gordura.

Pessoas que consomem uma porção diária de oleaginosas, sejam castanhas ou nozes, têm uma redução de 20% no risco de morrer de qualquer doença e ainda tendem a ser mais magras.

A gordura das nozes é saudável

A gordura das nozes é uma gordura saudável, mas em contrapartida, essa gordura saudável torna-as “muito calóricas” considerando tal, devem ser consumidas em pequenas quantidades (basta 3 nozes por dia com finalidade de reduzir o colesterol).

As nozes além de serem um bom aliado no combate ao “mau colesterol” também ajudam a ter uma pele jovem e saudável, ajudam a ter cabelos e unhas mais fortes e saudáveis, ajudam a prevenir diabetes, favorecem a visão e estimulam a circulação sanguínea.

Por ser fonte de ómega 3, essa é uma oleaginosa protectora do cérebro. As nozes evitam que os radicais livres ataquem os neurónios, previnem o envelhecimento cerebral, o que reduz o risco de doenças – o Alzheimer e o Parkinson, além de melhorar a memória.

Os antioxidantes ajudarão a retardar os sintomas da doença, porém não poderão curá-la, uma vez que o Alzheimer não tem cura, somente controle.

Ainda assim, ao consumir frutos secos ricos em antioxidantes será possível minimizar os efeitos da doença, uma vez que os mesmos retardam o envelhecimento das células, impedindo que elas se oxidem e se inflamem, sendo esse o principal factor a fim de que esta doença comece a desenvolver-se.

Entre as oleaginosas é a que possui maior teor de vitamina E, o que é importante e apropriado a proteger os vasos sanguíneos e controlar a pressão arterial.

As nozes melhoram a qualidade do sono

Pelo facto de possuírem melatonina na sua composição, comer nozes ajuda a melhorar a qualidade do sono.

A melatonina é a substância responsável por regular os ciclos do sono e por garantir um sono tranquilo e profundo.

O consumo de nozes promove, assim o aumento da produção e dos níveis de melatonina no sangue, induzindo o sono.

Melhoram a qualidade do cabelo e da pele

Considerando que as nozes são ricas em vitaminas do complexo B e em antioxidantes, ajudam a prevenir o aparecimento de rugas e sinais de envelhecimento, além de  fortalecer o cabelo e estimular o seu crescimento.

Componentes

A noz é um dos frutos secos mais nutritivos pois contém além de prótidos e glúcidos, sais minerais além de zinco e cobre, cerca de 14% de proteínas, potássio, magnésio, fósforo, enxofre, ferro,cálcio, vitaminas F, B1,B2, B5 e carotenos.

As folhas contêm juglona e cerca de 10% de taninos (que são responsáveis pelas propriedades anti-sépticas) e vestígios de óleo essencial, a juglona é ligeiramente hipogliceminante, contém também flavonóides que têm acção diurética e venotónica.

Sabia que... - Nozes

Sabia que…

As nozes cozidas em mel tratam cálculos urinários e a sopa de nozes esmagadas ajuda a combater o reumatismo. No passado serviu a fim de tratar a peste e o escorbuto. A noz quando consumida com uvas constitui um bom remédio contra a tosse.

É ainda utilizada coma finalidade de antídoto de venenos, fadiga cerebral e nervosa, anemia, parasitoses intestinais, drena a pele e a circulação linfática, vermífuga, levemente laxativa.

Em uso externo, as folhas da nogueira utilizam-se contra a leucorreia, certos eczemas, crostas de leite e queda de cabelo.

É um bom reconstituinte do organismo, indicado em casos de convalescença.

Uma infusão de folhas de nogueira pode ser usada com a finalidade de repelir insectos.

Na cosmética

O óleo é utilizado no fabrico de sabonetes e as folhas e pericarpo no fabrico de champôs adequados a queda e o escurecimento do cabelo.

NOTA

Os investigadores relataram que quatro horas depois de ingerir nozes, já se nota melhoria nos níveis de colesterol e uma melhoria na condição dos vasos sanguíneos.

Apenas algumas nozes por dia vão protege-lo contra doenças cardíacas. A longo prazo o consumo poderá oferecer protecção quase completa.

Três colheres de sopa de óleo de noz pode ter benefícios poderosos sobre a sua saúde. O óleo de noz é apropriado a integridade das células endoteliais.

As células endoteliais são as células que revestem as paredes internas de todos os vasos sanguíneos.

Comer nozes todos os dias prolonga a vida e emagrece
4.6 (91.15%) 61 votos

2 comentários “Comer nozes todos os dias prolonga a vida e emagrece

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *