Benefícios da Castanha do Pará

A castanha do Pará é tem sementes grandes que crescem nas florestas tropicais de países sul-americanos, como Bolívia, Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela e as Guianas. Mesmo sendo chamadas de castanha do Pará, o seu maior produtor e exportador é a Bolívia e não o Brasil.

Incluir a castanha do Pará na alimentação diária pode fazer toda a diferença ajudando a emagrecer e a evitar doenças graves, como o cancro.

A castanha do Pará é muito rica em selénio que é um excelente antioxidante que ajuda na prevenção do câncer e no combate à depressão.

Benefícios da Castanha do Pará foto

Os benefícios listados pelo consumo regular da castanha do Pará são variados. É considerada como sendo um alimento funcional, pois além de ser nutritiva, ela pode ajudar a cuidar da saúde de diferentes maneiras.

O consumo de uma castanha por dia ajuda no combate a doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2 e obesidade, além de colaborar com a diminuição da incidência e propagação do cancro.

O selénio é também eficaz na redução do risco de cancro da mama, cancro da próstata e outros cancros. Também ajuda a manter o bom funcionamento da tiróide e é bom para a construção do sistema imunológico.

Quando exposta à luz, a castanha do Pará oxida e perde as propriedades benéfica. O ideal é comprar as castanhas ainda na casca, mas essa opção raramente se encontra à venda, então aconselha-se procurar as frutas embaladas a vácuo ou em recipientes escuros que não permitam a entrada de luz e oxigénio.

castanha-do-para-foto-66 - Benefícios Da Castanha Do Pará

A castanha do Pará é rica em vários minerais, entre eles o selénio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro, zinco e cobre. Em termos de vitaminas, ela é uma boa fonte de vitamina E as vitaminas do complexo B e possui até um pouco de vitamina C.

A castanha do Pará tem acção tonificante, fortalecedora e nutritiva para o corpo. É indicada principalmente contra desnutrição e anemia.

Por ser altamente nutritiva (duas castanhas têm o mesmo valor nutritivo de um ovo), a castanha é recomendada para pessoas desnutridas e lactantes.

A castanha também possui gorduras mono saturadas que reduzem os níveis de LDL, o mau colesterol aumentam o HDL, o bom colesterol, responsável por desobstruir as artérias, assim, são excelentes para prevenir problemas cardíacos. Mesmo sendo benéficas, essas gorduras são calóricas, também por isso, o consumo deve ser moderado.

Podem ser acrescentadas aos iogurtes, frutas, cereais, em lascas ou raladas misturadas ao arroz, sopas, ou ainda em diversas outras receitas. O ideal é que sejam consumidas cruas.

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Benefícios da Castanha do Pará
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2 Comentários

  1. Colocado por Célia Pinto

    Nunca tinha comido, depois de ler este artigo decidi comprar e gostei muito mesmo.

  2. Colocado por Lili Roma

    Todos os dias como 2 castanhas, adoro e recomendo.

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