Benefícios da Castanha do Pará
A castanha do Pará é tem sementes grandes que crescem nas florestas tropicais de países sul-americanos, como Bolívia, Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela e as Guianas. Mesmo sendo chamadas de castanha do Pará, o seu maior produtor e exportador é a Bolívia e não o Brasil.
Incluir a castanha do Pará na alimentação diária pode fazer toda a diferença ajudando a emagrecer e a evitar doenças graves, como o cancro.
É é muito rica em selénio que é um excelente antioxidante que ajuda na prevenção do câncer e no combate à depressão.
Os benefícios listados pelo consumo regular da castanha do Pará são variados.
É considerada como sendo um alimento funcional, pois além de ser nutritiva, ela pode ajudar a cuidar da saúde de diferentes maneiras.
O consumo de uma castanha por dia ajuda no combate a doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2 e obesidade, além de colaborar com a diminuição da incidência e propagação do cancro.
O selénio é também eficaz na redução do risco de cancro da mama, cancro da próstata e outros cancros. Também ajuda a manter o bom funcionamento da tiróide e é bom para a construção do sistema imunológico.
Quando exposta à luz, a castanha do Pará oxida e perde as propriedades benéfica. O ideal é comprar as castanhas ainda na casca, mas essa opção raramente se encontra à venda, então aconselha-se procurar as frutas embaladas a vácuo ou em recipientes escuros que não permitam a entrada de luz e oxigénio.
Uma castanha do pará tem em média 28 calorias.
A recomendação é consumir no máximo 4 unidades da castanha por dia.
As propriedades antioxidantes ajudam o corpo a não acumular gordura. A castanha também é uma opção de lanche muito boa para quem está de dieta, porque traz saciedade acompanhada de muitos nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.
Propriedades
As propriedades das castanhas do pará são a ação antioxidante e antiproliferativa, reduzindo o risco de certas doenças graves como aterosclerose e cancro. Além disso, a castanha melhora o sistema imunológico, e o metabolismo da glândula tiróide com a sua gama de compostos.
O selênio da castanha, na dose certa, ajuda o regulamento da glândula, e apenas em altas quantidades pode causar hipotireoidismo.
Uma vantagem desta semente tão nutritiva é que ela possui pouca quantidade de sódio (sal), sendo consumida por hipertensos. Também não possui glúten. Contém muita fibra e gordura. Mas são as gorduras boas, as insaturadas, que diminuem o mau colesterol (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL), e que, consequentemente, protegem o corpo de doenças do coração.
É rica em vários minerais, entre eles o selénio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro, zinco e cobre. Em termos de vitaminas, ela é uma boa fonte de vitamina E as vitaminas do complexo B e possui até um pouco de vitamina C.
Tem acção tonificante, fortalecedora e nutritiva para o corpo. É indicada principalmente contra desnutrição e anemia.
Por ser altamente nutritiva (duas castanhas têm o mesmo valor nutritivo de um ovo), a castanha é recomendada para pessoas desnutridas e lactantes.
A castanha também possui gorduras mono saturadas que reduzem os níveis de LDL, o mau colesterol aumentam o HDL, o bom colesterol, responsável por desobstruir as artérias, assim, são excelentes para prevenir problemas cardíacos. Mesmo sendo benéficas, essas gorduras são calóricas, também por isso, o consumo deve ser moderado.
Podem ser acrescentadas aos iogurtes, frutas, cereais, em lascas ou raladas misturadas ao arroz, sopas, ou ainda em diversas outras receitas. O ideal é que sejam consumidas cruas.
Bolo de Banana Com Castanha do Pará
– Ingredientes –
4 ovos
1 chávena de óleo
6 bananas maduras e picadas
3 chávenas de chá de aveia (flocos finos)
2 chávenas de açúcar mascavado
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
Castanha do pará cortada grosseiramente a gosto
Uva passa a gosto
Como preparar
Bata no liquidificador as bananas, o óleo e os ovos.
Reserve.
Coloque numa tigela os ingredientes secos e misture a mão o que foi batido no liquidificador.
Leve ao forno médio pré-aquecido em forma untada com margarina e farinha de trigo durante 40 minutos.
Bolo de Castanha do Pará e Iogurte
– Ingredientes –
200 gramas de manteiga
1 chávena (chá) de açúcar
2 ovos
1 iogurte natural
2 chávenas (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 chávena (chá) de castanha do pará moída
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura
100 gr de açúcar de pasteleiro
1/2 chávena (chá) de castanha do pará
Como preparar:
Bata a manteiga, o açúcar e 1 ovo até obter um creme bem brilhante. Em seguida, junte o outro ovo e intercale os ingredientes secos com o iogurte e bata muito bem. Por último, misture a castanha do Pará e o fermento.
Coloque numa forma de bolo inglês untada com manteiga e forrada com papel vegetal. Leve ao forno durante 30 minutos.
Desenforme e enfeite com açúcar de pastleiro e as castanhas.
Castanha do Pará benefícios para a saúde
Para os vegetarianos é uma boa opção de alimento, já que é uma fonte vegetal de proteínas.
Vale a pena incluir-la na sua alimentação. Muitos são seus benefícios e é uma óptima opção para comer entre as refeições.
Nunca tinha comido, depois de ler este artigo decidi comprar e gostei muito mesmo.
Todos os dias como 2 castanhas, adoro e recomendo.