Benefícios da Castanha do Pará

A castanha do Pará é tem sementes grandes que crescem nas florestas tropicais de países sul-americanos, como Bolívia, Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela e as Guianas. Mesmo sendo chamadas de castanha do Pará, o seu maior produtor e exportador é a Bolívia e não o Brasil.

Incluir a castanha do Pará na alimentação diária pode fazer toda a diferença ajudando a emagrecer e a evitar doenças graves, como o cancro.

A castanha do Pará é muito rica em selénio que é um excelente antioxidante que ajuda na prevenção do câncer e no combate à depressão.

Benefícios da Castanha do Pará foto

Os benefícios listados pelo consumo regular da castanha do Pará são variados. É considerada como sendo um alimento funcional, pois além de ser nutritiva, ela pode ajudar a cuidar da saúde de diferentes maneiras.

O consumo de uma castanha por dia ajuda no combate a doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2 e obesidade, além de colaborar com a diminuição da incidência e propagação do cancro.

O selénio é também eficaz na redução do risco de cancro da mama, cancro da próstata e outros cancros. Também ajuda a manter o bom funcionamento da tiróide e é bom para a construção do sistema imunológico.

Quando exposta à luz, a castanha do Pará oxida e perde as propriedades benéfica. O ideal é comprar as castanhas ainda na casca, mas essa opção raramente se encontra à venda, então aconselha-se procurar as frutas embaladas a vácuo ou em recipientes escuros que não permitam a entrada de luz e oxigénio.

Uma castanha do pará tem em média 28 calorias.

A recomendação é consumir no máximo 4 unidades da castanha por dia.

As propriedades antioxidantes ajudam o corpo a não acumular gordura. A castanha também é uma opção de lanche muito boa para quem está de dieta, porque traz saciedade acompanhada de muitos nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Propriedades da Castanha do Pará

As propriedades das castanhas do pará são a ação antioxidante e antiproliferativa, reduzindo o risco de certas doenças graves como aterosclerose e cancro. Além disso, a castanha melhora o sistema imunológico, e o metabolismo da glândula tiróide com a sua gama de compostos.

O selênio da castanha, na dose certa, ajuda o regulamento da glândula, e apenas em altas quantidades pode causar hipotireoidismo.

Uma vantagem desta semente tão nutritiva é que ela possui pouca quantidade de sódio (sal), sendo consumida por hipertensos. Também não possui glúten. A castanha do pará contém muita fibra e gordura. Mas são as gorduras boas, as insaturadas, que diminuem o mau colesterol (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL), e que, consequentemente, protegem o corpo de doenças do coração.

castanha-do-para-foto-66 - Castanha Do Pará

A castanha do Pará é rica em vários minerais, entre eles o selénio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro, zinco e cobre. Em termos de vitaminas, ela é uma boa fonte de vitamina E as vitaminas do complexo B e possui até um pouco de vitamina C.

A castanha do Pará tem acção tonificante, fortalecedora e nutritiva para o corpo. É indicada principalmente contra desnutrição e anemia.

Por ser altamente nutritiva (duas castanhas têm o mesmo valor nutritivo de um ovo), a castanha é recomendada para pessoas desnutridas e lactantes.

A castanha também possui gorduras mono saturadas que reduzem os níveis de LDL, o mau colesterol aumentam o HDL, o bom colesterol, responsável por desobstruir as artérias, assim, são excelentes para prevenir problemas cardíacos. Mesmo sendo benéficas, essas gorduras são calóricas, também por isso, o consumo deve ser moderado.

Podem ser acrescentadas aos iogurtes, frutas, cereais, em lascas ou raladas misturadas ao arroz, sopas, ou ainda em diversas outras receitas. O ideal é que sejam consumidas cruas.

 

Bolo de Banana Com Castanha do Pará

– Ingredientes –

4 ovos
1 chávena de óleo
6 bananas maduras e picadas
3 chávenas de chá de aveia (flocos finos)
2 chávenas de açúcar mascavado
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
Castanha do pará cortada grosseiramente a gosto
Uva passa a gosto

Como preparar

Bata no liquidificador as bananas, o óleo e os ovos.
Reserve.
Coloque numa tigela os ingredientes secos e misture a mão o que foi batido no liquidificador.
Leve ao forno médio pré-aquecido em forma untada com margarina e farinha de trigo durante 40 minutos.

Castanha do Pará benefícios para a saúde

Para os vegetarianos é uma boa opção de alimento, já que é uma fonte vegetal de proteínas.

Vale a pena incluir a castanha do pará na sua alimentação. Muitos são seus benefícios e é uma óptima opção para comer entre as refeições.

Benefícios da Castanha do Pará foto

Benefícios da Castanha do Pará
1 (20%) 2 votos

2 Comentários

  1. Célia Pinto || 2 Março, 2016

    Nunca tinha comido, depois de ler este artigo decidi comprar e gostei muito mesmo.

  2. Lili Roma || 2 Março, 2016

    Todos os dias como 2 castanhas, adoro e recomendo.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*