Alimentos que reduzem o stress

Alimentos que reduzem o stress

Dores de cabeça, mau humor, choros, esquecimentos, batimentos cardíacos muito acelerados, dores musculares e mãos frias e húmidas. Já sentiu alguns destes sintomas?

Então, se calhar, você é mais uma vítima do stress, doença que tem o poder de nos deixar de cabelos em pé e que afecta quase a totalidade da população activa em todo o mundo.

Segue lista de alimentos que reduzem o stress:

CHOCOLATE – dê preferência ao que possuir maior teor de cacau ou o famoso chocolate amargo. Sem abusar é claro!

stress

VINHO – Um copo de vinho tinto por dia ajuda a prevenir a depressão, ansiedade e o stress.

IOGURTE – as substâncias probióticas presentes nos iogurtes reduzem a actividade cerebral em áreas associadas a emoções como o stress. Estes alimentos contêm ainda cálcio e proteínas que são sempre opções saudáveis para incluir na dieta.

MIRTILOS – alimentos com antioxidantes e fito nutrientes como os frutos de baga ajudam a lutar a favor das defesas do organismo e aumentar a resposta do corpo ao stress.

MILHO – o teor em ferro, vitamina B1, B2 e B9 faz desta leguminosa um alimento óptimo para contrariar a fadiga, anemia, falta de ânimo, de força e esgotamento, e para regenerar o sistema nervoso.

stress

Alimentos que reduzem o stress

AVEIA – é o cereal mais rico em proteína. O seu teor em vitamina B1, fósforo, potássio, magnésio e cálcio faz dele um aliado para o sistema nervoso. Rica em fitoesteróis e em avenina, tem efeito antioxidante e calmante, contrariando estados de tensão e prevenindo alterações do sistema nervoso.

PEIXES GORDOS – peixes como o salmão, o atum, a sardinha, a cavala e o arenque, são ricos em ómega 3, uma gordura essencial ao organismo que facilita a circulação sanguínea, contrariando o efeito da adrenalina, que desencadeia as reacções de stress.

CANELA – como tem efeito redutor do índice glicémico, a canela ajuda a controlar os níveis sanguíneos de açúcar, contrariando os efeitos do stress.

ALFACE – contendo vitamina C, que tem efeito antioxidante, é fonte de lactucarium, uma substância que tem efeito calmante no sistema nervoso. As folhas externas contêm maior concentração de lactucarium, pelo que devem ser as mais consumidas.

stress

 

Alimentos que reduzem o stress
Vote neste artigo

Comentários

  1. Rute Dias || 27 Maio, 2016

    Vou aproveitar esta informação para combater o meu stress diário…

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*