Alimentação colorida

Fazer uma alimentação colorida é fazer uma dieta equilibrada. Quanto mais variedade de cor existir na sua ementa, mais vitaminas, minerais e nutrientes terá, fazendo assim a sua alimentação mais saudável e completa. Cada cor significa benefícios específicos e nutrientes específicos em cada alimento.

Tal como acontece em relação às frutas, todos os outros alimentos têm na sua cor a sua composição.

Monte o seu prato incluindo pelo menos um alimento de cada cor, isto garantirá o equilíbrio de nutrientes e trará muitos benefícios para sua saúde.

Alimentos Brancos

Leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana.

Óptimas fontes de cálcio e de potássio, minerais que contribuem na formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Alimentos verdes

Alimentos verdes como couve, brócolos, espinafre, salsa, pimento, kiwi, são alimentos ricos em clorofila e Vitaminas A. Ajudam na desintoxicação do organismo, inibem os radicais livres e têm um efeito anti-cancerígeno.

Os alimentos de cor verde são ricos em água e de fácil digestão, portanto, excelentes para o aparelho digestivo, além de actuarem também em todo o organismo e cérebro.

Alimentos Vermelhos

Morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa e cereja.

Ricos em licopeno, substância antioxidante apontada como um protector eficaz contra o aparecimento de cancro da próstata. Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sanguínea.

Alimentação colorida

Alimentos laranja/amarelo

Esta cor encontra-se em alimentos como, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego, damasco, abacaxi. Estes alimentos são ricos em Vitaminas C e B, betacaroteno e ácido cloro génico. São excelentes antioxidantes e previnem danos na pele. Ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e ajudam a manter o sistema nervoso saudável.

São alimentos que ajudam na cicatrização, melhoram o sistema digestivo devido à enzima bromelina que auxilia na digestão.

Estas frutas são também ricas em fibras e melhoram a flora intestinal.

Alimentos Roxos

Uva, ameixa, figo, beterraba, beringela e repolho-roxo.
Contêm ácido elágico, substância que retarda o envelhecimento e neutraliza agentes cancerígenos, prevenindo diversos tipos de câncer.
Uma dieta colorida pode proporcionar-lhe uma alimentação saudável e equilibrada.

 

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