5 razões para comer abacate

5 razões para comer abacate

O abacate é um fruto com inúmeros benefícios. Rico em gorduras boas, uma fonte incrível de minerais e energia, ajuda a reduzir o colesterol e é um bom aliado da pele, olhos e cabelo. Não há dúvida de que o abacate é um alimento a incluir na alimentação diária.

O abacateiro é uma árvore de porte médio a alto, variando de 7 a 20 metros, com folhas verdes escuras, simples, flores pequenas verde amarelada e perfumada.

O fruto é em formato de pêra, com polpa carnosa verde amarelada, podendo chegar até 1 kg, contendo uma única e grande semente.

Apesar de ser originário da América, nomeadamente do México, existem plantações em Portugal, principalmente no Algarve e na Madeira.

Como consumir o abacate ?

A porção de abacate a consumir é de cerca de 160g. Esta fruta é apreciada devido a todas as suas propriedades nutricionais, pelo seu sabor suave e textura cremosa, destacando-se também pela sua versatilidade de utilização.

É consumido habitualmente cru, mas também pode ser cozinhado. Existem diversas formas distintas de o integrar nas refeições, desde cortado em cubos misturado com massas e saladas, a ingerido sob forma de pasta (como guacamole) com tostas ou pão, em molhos, batidos ou até mesmo sopas ou sobremesas.

Como consumir o abacate ?

Benefícios

Tem inúmeros benefícios em diversas fases do ciclo de vida e também é um alimento aconselhado para condições de saúde específicas (como a obesidade, a diabetes ou hipertensão arterial).

  • Função anticancerígena– além de ser rico em vitaminas com função antioxidante como a vitamina C e E, é ainda uma excelente fonte de glutationa. Este composto apresenta também propriedades antioxidantes, sendo fulcral para a prevenção do dano celular no organismo. Além disso a glutationa é capaz de bloquear, pelo menos, 30 agentes cancerígenos diferentes.

  • Graças ao seu teor em gordura monoinsaturada, o que quer dizer que reduzem os níveis de colesterol no sangue e por isso diminuem também as probabilidades de ataque cardíaco ou AVC. São do mesmo tipo das encontradas no azeite, sementes e vários tipos de nozes.

Ao contrário das “más” gorduras presentes na manteigas e fast food, as gorduras monoinsaturadas são benéficas para os músculos cardíacos e controlo de níveis de colesterol.

Além disso, alguns estudos sugerem que uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas ajuda a prevenir a acumulação de gordura na região abdominal.

  • O abacate é uma fruta rica em carotenóides (pigmentos com propriedades antioxidantes), especialmente luteína e zeaxantina, que são melhor absorvidos na presença de gordura.
  • O teor de gordura saudável naturalmente presente no abacate permite uma maior absorção, a nível intestinal, destes compostos e outros nutrientes solúveis em gordura (como algumas vitaminas).

Por esta razão, é recomendável acrescentar às saladas porque a absorção destes nutrientes aumenta consideravelmente.

  • Melhora o desempenho cognitivo – O seu teor em ómega 3 e vitamina B1 potencia o desempenho cognitivo, uma vez que estimula a memória e aumenta a capacidade de concentração. Além disso, a presença de vitamina B3 intervém na remoção de substâncias tóxicas e na promoção do bem-estar mental e emocional.

  • Saúde da Pele e do Cabelo – Pela sua riqueza em vitamina A, é um excelente aliado para uma pele saudável e jovem, na medida em que esta vitamina promove a regeneração das células da pele e evita os sinais de envelhecimento, como manchas e rugas.
comer abacate

Por essa razão, o óleo extraído deste fruto é utilizado em cosmética como protector e regenerador da pele.

Por outro lado, ajuda também no combate a estrias e celulite por ser tão rico em vitamina C, uma vitamina essencial à produção de colagénio, responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

Relativamente ao cabelo, a polpa do abacate é muito utilizada externamente para estimular o crescimento do cabelo.

De facto, se usar uma máscara feita à base de abacate, o cabelo ganha muito mais brilho e as pontas ficam menos secas, devido às vitaminas e à quantidade de gordura que contém.

Máscara de abacate e mel para o cabelo (indicado para cabelos secos)

Vai precisar de:

​½ abacate
2 colher (sopa) de mel

Bata os dois ingredientes no liquidificador. Depois aplique a mistura nos cabelos húmidos.

Enrole o cabelo numa toalha (ou touca) e deixe actuar durante 20 minutos.

Ao fim desse tempo lave o cabelo.

Máscara de abacate

Pelo facto de não conter glúten, é ainda uma boa opção para celíacos.

Saber como descascar o abacate, é também um passo importante para poder desfrutar da sua refeição.

  • Em primeiro lugar, certifique-se que o abacate está maduro e terá logo maior facilidade em descascá-lo.
  • Dê um golpe à volta do abacate, a faca deve chegar até ao caroço. Com as mãos rode um pouco o abacate para conseguir separar as metades.
  • O caroço deve sair facilmente, com uma colher. Tal como ao retirá-lo da casca, deve retirar com cuidado para não ficar em pedaços.
  • É muito fácil e está pronto para ser incluído nos seus pratos!

Dica …

Quando estiver a escolher um abacate tire-lhe aquela pontinha que está no topo e espreite a cor da bolinha interior, pois é essa cor que vai indicar qual o verdadeiro estado do abacate.

Uma das maiores questões na compra deste fruto é o seu estado de maturação e, para isso, temos uma imagem para o ajudar:

Saber como descascar o abacate
  • BOLA AMARELA – Este abacate até parece maduro porque tem algumas manchas na pele e está macio ao toque, mas ao tirar a ponta encontramos a bola interior amarela. Mais 1 dia ou 2 dias no máximo dos máximos a amadurecer na fruteira e depois já pode ser devorado.
  • BOLA VERDE – Este abacate está no ponto! Muito macio ao toque e a bola completamente verde são as certezas necessárias que precisamos para saborear este abacate hoje, ou no máximo amanhã. Se não tiverem a certeza se vão conseguir consumir o abacate em breve, coloquem-no no frigorífico, e este abacate ainda se aguenta por mais 2 dias.
  • BOLA CASTANHA – A bola castanha denuncia exatamente a cor dominante do interior deste abacate. Este abacate já passou do ponto, o seu sabor já está alterado e já não vai saber bem. Mas não deitem fora estes abacates, façam uma máscara hidratante!

Perguntas e Respostas

  1. O que é abacate?

    O abacate é um fruto tropical cremoso e verde, conhecido pelo seu sabor suave e textura rica. É o fruto da árvore Persea americana.

  2. Quais são os benefícios de comer abacate?

    O abacate é rico em gorduras saudáveis, especialmente ácido oleico, um ácido gordo monoinsaturado. Também é uma boa fonte de fibras, potássio, vitaminas E, B e ácido fólico. Pode ajudar a reduzir o colesterol LDL, melhorar a saúde cardíaca e promover uma pele saudável.

  3. Como posso incluir abacate na minha dieta?

    O abacate pode ser consumido de várias formas: fatiado em saladas, amassado como guacamole, em smoothies ou até mesmo em sobremesas.

  4. O abacate engorda?

    Embora o abacate seja calórico devido ao seu teor de gordura, é uma gordura saudável. Consumido com moderação e como parte de uma dieta equilibrada, não deve levar ao ganho de peso.

  5. É seguro comer a semente do abacate?

    A semente do abacate é geralmente considerada não comestível e deve ser descartada.

4.8 / 5. Votos: 69

No votes so far! Be the first to rate this post.


AVISO: Nenhuma publicação desta página constitui prática médica e como tal não substitui o conselho e acompanhamento médico.
Partilhar este artigo

3 thoughts on “5 razões para comer abacate

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *