abacate

5 razões para comer abacate

O abacate é um fruto com inúmeros benefícios. Rico em gorduras boas, uma fonte incrível de minerais e energia, ajuda a reduzir o colesterol e é um bom aliado da pele, olhos e cabelo. Não há dúvida de que o abacate é um alimento a incluir na alimentação diária.

O abacateiro é uma árvore de porte médio a alto, variando de 7 a 20 metros, com folhas verdes escuras, simples, flores pequenas verde amarelada e perfumada.

O fruto é em formato de pêra, com polpa carnosa verde amarelada, podendo chegar até 1 kg, contendo uma única e grande semente.

Apesar de ser originário da América, nomeadamente do México, existem plantações em Portugal, principalmente no Algarve e na Madeira.

Como consumir o abacate ?

A porção de abacate a consumir é de cerca de 160g. Esta fruta é apreciada devido a todas as suas propriedades nutricionais, pelo seu sabor suave e textura cremosa, destacando-se também pela sua versatilidade de utilização.

É consumido habitualmente cru, mas também pode ser cozinhado. Existem diversas formas distintas de o integrar nas refeições, desde cortado em cubos misturado com massas e saladas, a ingerido sob forma de pasta (como guacamole) com tostas ou pão, em molhos, batidos ou até mesmo sopas ou sobremesas.

Benefícios

Tem inúmeros benefícios em diversas fases do ciclo de vida e também é um alimento aconselhado para condições de saúde específicas (como a obesidade, a diabetes ou hipertensão arterial).

  • Função anticancerígena– além de ser rico em vitaminas com função antioxidante como a vitamina C e E, é ainda uma excelente fonte de glutationa. Este composto apresenta também propriedades antioxidantes, sendo fulcral para a prevenção do dano celular no organismo. Além disso a glutationa é capaz de bloquear, pelo menos, 30 agentes cancerígenos diferentes.
  • Graças ao seu teor em gordura monoinsaturada, o que quer dizer que reduzem os níveis de colesterol no sangue e por isso diminuem também as probabilidades de ataque cardíaco ou AVC. São do mesmo tipo das encontradas no azeite, sementes e vários tipos de nozes.

Ao contrário das “más” gorduras presentes na manteigas e fast food, as gorduras monoinsaturadas são benéficas para os músculos cardíacos e controlo de          níveis de colesterol.

Além disso, alguns estudos sugerem que uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas ajuda a prevenir a acumulação de gordura na região abdominal.

  • O abacate é uma fruta rica em carotenóides (pigmentos com propriedades antioxidantes), especialmente luteína e zeaxantina, que são melhor absorvidos na presença de gordura. O teor de gordura saudável naturalmente presente no abacate permite uma maior absorção, a nível intestinal, destes compostos e outros nutrientes solúveis em gordura (como algumas vitaminas).

Por esta razão, é recomendável acrescentar às saladas porque a absorção destes nutrientes aumenta consideravelmente.

  • Melhora o desempenho cognitivo – O seu teor em ómega 3 e vitamina B1 potencia o desempenho cognitivo, uma vez que estimula a memória e aumenta a capacidade de concentração. Além disso, a presença de vitamina B3 intervém na remoção de substâncias tóxicas e na promoção do bem-estar mental e emocional.
  • Saúde da Pele e do Cabelo – Pela sua riqueza em vitamina A, é um excelente aliado para uma pele saudável e jovem, na medida em que esta vitamina promove a regeneração das células da pele e evita os sinais de envelhecimento, como manchas e rugas.

Melhora o desempenho cognitivo - Abacate

Por essa razão, o óleo extraído deste fruto é utilizado em cosmética como protector e regenerador da pele.

Por outro lado, ajuda também no combate a estrias e celulite por ser tão rico em vitamina C, uma vitamina essencial à produção de colagénio, responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

Relativamente ao cabelo, a polpa do abacate é muito utilizada externamente para estimular o crescimento do cabelo.

De facto, se usar uma máscara feita à base de abacate, o cabelo ganha muito mais brilho e as pontas ficam menos secas, devido às vitaminas e à quantidade de gordura que contém.

Máscara de abacate e mel para o cabelo (indicado para cabelos secos)

Vai precisar de:

​½ abacate
2 colher (sopa) de mel

Bata os dois ingredientes no liquidificador. Depois aplique a mistura nos cabelos húmidos. Enrole o cabelo numa toalha (ou touca) e deixe atuar durante 20 minutos. Ao fim desse tempo lave o cabelo.

Pelo facto de não conter glúten, é ainda uma boa opção para celíacos

Saber como descascar o abacate, é também um passo importante para poder desfrutar da sua refeição.

  • Em primeiro lugar, certifique-se que o abacate está maduro e terá logo maior facilidade em descascá-lo.
  • Dê um golpe à volta do abacate, a faca deve chegar até ao caroço. Com as mãos rode um pouco o abacate para conseguir separar as metades.
  • O caroço deve sair facilmente, com uma colher. Tal como ao retirá-lo da casca, deve retirar com cuidado para não ficar em pedaços.
  • É muito fácil e está pronto para ser incluído nos seus pratos!

Dica …

Quando estiver a escolher um abacate tire-lhe aquela pontinha que está no topo e espreite a cor da bolinha interior, pois é essa cor que vai indicar qual o verdadeiro estado do abacate.

Uma das maiores questões na compra deste fruto é o seu estado de maturação e, para isso, temos uma imagem para o ajudar:

  • BOLA AMARELA – Este abacate até parece maduro porque tem algumas manchas na pele e está macio ao toque, mas ao tirar a ponta encontramos a bola interior amarela. Mais 1 dia ou 2 dias no máximo dos máximos a amadurecer na fruteira e depois já pode ser devorado.
  • BOLA VERDE – Este abacate está no ponto! Muito macio ao toque e a bola completamente verde são as certezas necessárias que precisamos para saborear este abacate hoje, ou no máximo amanhã. Se não tiverem a certeza se vão conseguir consumir o abacate em breve, coloquem-no no frigorífico, e este abacate ainda se aguenta por mais 2 dias.
  • BOLA CASTANHA – A bola castanha denuncia exatamente a cor dominante do interior deste abacate. Este abacate já passou do ponto, o seu sabor já está alterado e já não vai saber bem. Mas não deitem fora estes abacates, façam uma máscara hidratante!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *