Pessoas com varizes podem realizar atividades físicas? 1

Pessoas com varizes podem realizar atividades físicas?

A prática de exercício é possível e aconselhada a pessoas com varizes, no entanto existem algumas questões que devem ser consideradas.

Se tem varizes, certamente já se perguntou se pode, ou não, realizar atividade física, se a prática de atividade afeta as varizes e, mais importante, o que fazer se sentir dor ao praticar exercício físico.

Neste artigo, vamos dar-lhe algumas respostas a estas e outras dúvidas comuns para que possa praticar exercício físico com mais segurança e confiança.

Dúvidas comuns sobre a prática de atividade física com varizes

As varizes fazem parte de uma doença crónica (a doença venosa crónica) que, apesar de não ter uma cura definitiva, existem várias soluções terapêuticas consoante a gravidade desta patologia.

A cirurgia vascular é a especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento desta e de outras doenças relacionadas com as veias, artérias e vasos linfáticos.

Um especialista de cirurgia vascular pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de qualquer pessoa afeta a estas doenças, incluindo com abordagens minimamente invasivas (cirurgia endovascular).

Sem mais demoras, vamos passar às questões mais frequentes relacionadas com a realização de exercício físico de pessoas com varizes.

Quem tem varizes pode praticar exercício físico?

A prática de exercício é possível e aconselhada. A atividade física permite melhorar a circulação, o que não só pode melhorar os sintomas, como também pode ajudar a que o problema não se agrave.

As varizes podem afetar o paciente de diversas formas dependendo do estágio em que se encontram, portanto é essencial marcar uma consulta com o seu médico para que discutam qual a melhor opção de exercício para si.

Preciso marcar uma consulta antes de iniciar uma nova atividade física?

Aconselhamo-lo a marcar uma consulta antes de iniciar a prática de atividades físicas de alta intensidade. Isto porque dependendo do estágio em que se encontram as varizes, pode ter algumas limitações.

Alguns pacientes podem ser aconselhados a evitar as atividades de alta intensidade ou a começar com atividades menos intensas e ir progredindo no nível de intensidade.

Qual o melhor exercício físico para quem tem este problema de saúde?

Como já referimos no ponto anterior, o melhor será marcar uma consulta com o seu médico para avaliar o seu caso individual. Essa consulta é realmente essencial para que os limites das pessoas sejam respeitados.

Mas de uma forma geral, as caminhadas costumam ser uma excelente opção. Cerca de 30 minutos por dia é suficiente para sentir os benefícios no seu corpo e, o melhor, pode ir ao ritmo com o qual se sentir confortável.

Outra atividade que costuma ser muito recomendada é a natação, mas fale com o seu médico antes de qualquer decisão.

A musculação é uma boa escolha?

A musculação é um dos exercícios com os quais se deve ter algum cuidado e, sempre que possível, marcar uma consulta antes de começar a prática.

Existem dois problemas com a musculação: o peso a ser levantado e o tipo de exercício. Se a pessoa levantar peso a mais, por exemplo, pode agravar o problema de saúde.

O mesmo acontece com o tipo de exercício, já que alguns implicam que o aparelho esteja em contacto com as pernas, o que pode não ser recomendado.

crossfit

Quero praticar crossfit, mas tenho varizes. Posso fazê-lo? E zumba?

Cada paciente é diferente e pode ter varizes em estágios diferentes, daí a importância de marcar sempre uma consulta antes de qualquer início de atividade.

Habitualmente, pacientes que têm varizes em estágios menos avançados podem praticar este tipo de atividade física sem que o problema se agrave.

Mas como estas são atividades com alguma intensidade, uma consulta é sempre boa ideia.

Pilates é uma boa opção

Pilates é uma boa opção?

Novamente, não nos cansamos de dizer, qualquer decisão deve passar pelo seu médico, porque as varizes devem ser tratadas de forma individual.

Caso o seu médico concorde, adicione a prática de pilates à sua rotina. Esta atividade tem muitos benefícios para o corpo e, mais importante neste caso, para as varizes.

Após algum tempo de prática irá sentir menos dores e o inchaço será menos visível.

Fiz um tratamento para as varizes. Depois de quanto tempo posso voltar à prática de atividade física?

Depende do tratamento feito. Em alguns casos, pode praticar exercício físico no dia seguinte, enquanto que em outros terá de esperar cerca de duas semanas ou mais.

O melhor, nestes casos, é questionar o médico responsável pelo tratamento.

Sinais para estar atento durante a atividade física

Caso tenha um inchaço fora do normal, alguma dor ou sinta as pernas dormentes, pare o treino e procure ajuda médica.

Além disso, se bater com as pernas em algum aparelho de exercício, fique atento a quaisquer alterações.

Sinais para estar atento após a prática de atividade física de alta intensidade

Se após a prática tiver um inchaço fora do normal, sentir dor ou se der conta de quaisquer alterações, procure ajuda médica.

Para finalizar, não se esqueça de marcar consultas periódicas com o seu médico. Cuidar da sua saúde é essencial.

4.6 / 5. Votos: 52

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *