Dicas para engomar a roupa com vapor 2

Dicas para engomar a roupa com vapor

Confira os nossos conselhos e dicas para engomar a roupa com vapor, de modo a tornar esta tarefa mais fácil e mais rápida e até… mais agradável!

Como não queremos fazer grande suspense, vamos começar por partilhar aquele que é o grande segredo para engomar a roupa com vapor: um bom ferro.

Neste caso específico, o melhor mesmo é apostar – aliás, investir – num ferro de engomar.

E embora existam várias opções e modelos no mercado, os mais eficientes são mesmo os ferros de engomar com caldeira.

Pode perguntar em qualquer engomadoria ou a qualquer profissional e verá que todos preferem usar um ferro de caldeira. Este tipo de ferro é ideal para quem tem de engomar com frequência e também para os perfeccionistas, que procuram obter os melhores resultados.

Comparado com os ferros a vapor, os de caldeira têm a vantagem de poderem armazenar muito mais água. E é, precisamente isso, que torna o engomar da roupa muito mais fácil.

Afinal, mais água significa também mais vapor, certo? Logo, tornará a tarefa de engomar a roupa com vapor bem mais eficaz e com menos esforço.

Outra vantagem é que uma vez que as caldeiras “suportam” mais água, passará menos tempo a ter de encher o depósito.

Para um engomado perfeito, recorde-se sempre de deitar a água fora, enchendo o depósito com água limpa sempre que for passar a roupa. Esta é também uma boa dica para uma boa manutenção, seja para os ferros de engomar ou para os de caldeira.

Outro aspecto a considerar quando escolher o seu ferro é o seu material. Nesse sentido, opte por ferros com caldeira de nanocerâmica, aço inox, cerâmica ou em aço inoxidável.

Estes materiais não só danificam menos a roupa, como ainda tornam fazem com que o ferro deslize melhor, facilitando muito a tarefa.

Dicas para engomar a roupa com vapor 3

Outros truques para engomar a roupa a vapor facilmente

Apesar do ferro ser o elemento principal, isso não significa que não existam outros cuidados que pode ter com a roupa ou na hora de engomar que lhe possam facilitar a vida.

Eis aqui alguns:

  • Para um engomado perfeito, um bom amaciador de roupa é outro excelente aliado. 
  • Assim que a máquina de lavar parar, tire e estenda a roupa. Quanto mais tempo estiver dentro da máquina, mais engelhada ficará.
  • Igualmente importante é, na hora de a estender, sacudi-la bem, antes de a pôr a secar. Depois, pendure-a, deixando-a bem esticada e prendendo as pontas. Uma vez seca, será muito mais fácil de engomar.
  • Também é muito importante o lugar onde coloca as molas. Caso contrário, gastará mais  tempo (e energia e esforço) a engomar a roupa com vapor e a fazer com que esses vincos desapareçam.
  • Também por isso, quando for apanhar a roupa não se limite a meter tudo na bacia de novo. Apanhe as roupas delicadamente, deixando-as direitas – em cima da cama ou nas costas de uma cadeira, por exemplo.
  • Na hora de passar a ferro, organize a roupa por materiais, separando-a. Depois comece a passar aquelas que exigem menos calor e progressivamente vá aumentando a temperatura do ferro e passando as peças que exigem temperaturas mais altas.

Gostou das nossas dicas? Se tiver mais algumas, partilhe-as aqui!

4.6 / 5. Votos: 47

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo