Importância da fruta ao pequeno-almoço
O pequeno-almoço é encarado por muitos especialistas como a refeição mais importante do dia. Verdadeiro despertador, a primeira refeição da manhã é o carregador das baterias orgânicas, especialmente das células cerebrais.
As crianças que não tomam o pequeno-almoço têm mais dificuldade em concentrar-se, apresentam menores níveis de atenção e podem mesmo alcançar piores resultados nos testes de avaliação.
Um bom pequeno-almoço proporciona uma porção considerável de substâncias nutritivas (dificilmente recuperáveis ao longo do dia, se for esquecido) e melhora os níveis energéticos, assegurando uma melhor atitude face ao trabalho ou à escola.
Mesmo sabendo a importância desta refeição, há muitas pessoas que não o tomam por diversas razões, sendo as mais comuns a falta de apetite logo ao acordar, a falta de tempo devido às correrias da manhã ou o facto de estarem a tentar gerir o seu peso.
Os nutricionistas consideram o pequeno-almoço uma das refeições mais importantes do dia. Ainda assim, muitas pessoas não tomam o pequeno-almoço regularmente.
A primeira refeição do dia é crucial porque fornece a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho físico e mental.
O pequeno-almoço completo deverá incluir alimentos que forneçam a energia e os nutrientes necessários para as primeiras horas do novo dia, tais como a fruta.
A maioria das pessoas não consome qualquer alimento durante cerca de 8 a 12 horas, desde a última refeição do dia anterior, até ao pequeno-almoço do dia seguinte. Durante esse período de tempo, os níveis de energia descem de forma significativa.
Após várias horas sem ingerir qualquer alimento, é fundamental proporcionar ao organismo a energia e os nutrientes necessários.
Mesmo em repouso o organismo consome energia, para realizar funções vitais como respiração, o trabalho digestivo e as contracções do coração.
O pequeno-almoço faz parte de uma alimentação equilibrada e de um estilo de vida saudável.
A ingestão de fruta ao pequeno-almoço está directamente relacionada com a prevenção de algumas doenças, nomeadamente de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade.
A fruta é um alimento protector, regulador e activador das funções vitais, estando também associada à luta pelo envelhecimento precoce e à acção preventiva de vários cancros, devido ao seu nível de antioxidantes.
Apresenta ainda benefícios sobre a flora intestinal, auxilia na regulação do funcionamento da vesícula biliar, do trânsito intestinal, do colesterol e da tensão arterial.
Benefícios de um pequeno almoço saudável
- Restaura os níveis de energia após o jejum noturno
- Proporciona o convívio familiar
- Aumenta o rendimento intelectual, a memória e a concentração
- Melhora o humor
- Ajuda a manter um peso adequado
- Estimula a adoção de hábitos saudáveis, proporcionando uma distribuição alimentar mais equilibrada ao longo do dia
Se não tem tempo para comer
- Tente levantar-se 5-10 minutos mais cedo e prepare um pequeno-almoço simples.
- Leve o pequeno-almoço consigo (bolachas, pão, iogurte liquido, fruta) e coma-o pelo caminho.
Se não tem fome ao acordar
Comece por incluir um alimento ligeiro, e progressivamente adicione-lhe um segundo e depois um terceiro.
Prefira alimentos ricos em nutrientes e leves – frutos, leite ou iogurtes meio gordos ou magros e do grupo dos cereais.
Abaixo alguns exemplos de pequenos-almoços nutricionalmente ricos:
1 sumo de fruta + 1 fatia de pão integral + creme vegetal + 2 fatias de fiambre de aves
1 iogurte + 1 pão integral (tipo bola) + creme vegetal + 1 peça fruta
1 taça com aveia + 1 iogurte + fruta aos pedaços + 1 colher de sementes
1 batido (leite + 1 peça de fruta) + aveia + frutos secos
Dica: prefira adquirir fruta da época, pois é esta a mais rica em vitaminas e minerais, por ser colhida mais perto do seu estado de maturação natural.
Depois de ter desmaiado no comboio porque não tomava o pequeno almoço antes de ir para o trabalho, ficou a lição, nunca mais sai de casa sem o meu pequeno almoço.
Nunca saio de casa sem tomar o pequeno almoço.