Como fazer granola caseira e saudável

Hoje em dia encontra-se facilmente a granola nos supermercados, no entanto, a grande maioria está disfarçada com açúcares, ingredientes artificiais e óleos desaconselhados, tornando esta uma opção menos saudável. Por isso, a solução é fazer em casa de forma a controlar e escolher os ingredientes para a sua granola saudável.

Mas é possível comer uma granola saudável — basta que seja caseira. É muito simples: só tem de misturar e colocar todos os ingredientes numa travessa e levar ao forno.

  • A base – Na base estão os flocos de aveia. É um cereal que é baixo em açúcar, tem proteína e fibra na sua composição. Por isso mesmo, deve ser a base da granola. Apesar de poder achar que não tem muito sabor, os ingredientes que serão adicionados fazem toda a diferença. Poderá optar por sementes de sésamo, amêndoa laminada, caju, sementes de abóbora ou lascas de coco. É só uma questão de adaptar ao seu gosto.

 

  • Os ingredientes – sementes, frutos secos e alguma fruta para adoçar é sempre uma boa opção. Uma banana bem madura e esmagada é uma das soluções. Além disso, pode adicionar canela ou cacau em pó para intensificar o sabor. Maça partida aos bocados também pode funcionar.

 

  • O crocante – Uma opção é colocar pepitas de cacau cru, lascas de coco ou frutos secos partidos grosseiramente. Há sempre uma forma simples e saudável de o conseguirmos fazer.

Como fazer granola ?

Ingredientes:

2 copos de aveia;
1 copo de avelãs partidas;
1 copo de amêndoas laminadas;
2 colheres de sopa de mix de sementes;
1 colher de sopa rasa de óleo de coco;
1 colher de sopa de mel;
flor de sal (qb).

Como fazer granola

Como preparar granola:

Pré-aquecer o forno a 180°;
Misturar todos os ingredientes, deixar para o fim o mel e óleo de coco;
Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal;
Ir mexendo várias vezes para o que está no fundo também fique tostado. Atenção que os frutos secos queimam facilmente;
Quando a granola estiver toda tostada, desligar o forno e deixar arrefecer lá dentro para ficar mais crocante;
Quando arrefecer, guardar num frasco para não amolecer.

fazer granola caseira

Depois, acompanha com o que quiser: fica bem com iogurte natural, leite ou bebida vegetal.

Guarde-a em frascos de vidro de forma a que fique bem vedado para aguentar mais tempo. A granola pode ficar guardada uma a duas semanas, desde que bem acondicionado.

Rica em proteínas, hidratos de carbono complexos, gorduras boas, vitaminas e minerais, a granola é sem dúvida uma ótima opção saudável e saborosa para o café da manhã ou para um lanche fornecendo-lhe energia e nutrientes.

Como fazer granola caseira e saudável
Vote neste artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *