Cuidados a ter com os ovos
O ovo é um alimento a integrar no nosso regime alimentar.
Cuidados a ter com os ovos na compra e, em casa, para conservá-lo da melhor forma:
- Para que os ovos não se partam na cozedura, adicione vinagre antes de a água ferver. Lave-os apenas antes da sua utilização imediata, para não danificar a cutícula que protege da entrada de bactérias. Cozinhe bem os alimentos com ovos: bactérias como a Salmonella são destruídas pelo calor.
- Gema e clara consistentes e casca intacta e límpida são sinais que revelam frescura. Faça o teste num copo com água. Um ovo está fresco se, ao imergi-lo em água, permanecer no fundo do recipiente.
Os ovos velhos flutuam quando ganham volume, devido ao aumento do espaço da câmara-de-ar, entre a membrana interna e externa.
- Conserve os ovos no frigorífico, com a ponta mais fina para baixo. Retire apenas os ovos de que necessita e respeite a data de validade impressa na embalagem ou nos ovos.
A durabilidade não deve exceder os 28 dias após a postura. Evite submetê-los a variações de temperatura acentuadas. Se a temperatura ambiente for muito elevada, coloque-os numa zona fresca da casa e só depois no frigorífico.
- A casca do ovo novo é áspera e opaca. A do velho é mais lisa e ganha brilho. Escolha ovos com casca intacta e limpa. A cor da casca e da gema é uma questão secundária e não influencia a qualidade dos ovos. Uma vez rachado, o ovo perde parte das suas propriedades naturais.
- Quando aberto, um ovo fresco quase não tem odor. A clara, límpida e translúcida, é gelatinosa, e a gema, saliente. Se a clara estiver fluída e a gema achatada, é muito provável que o ovo esteja envelhecido. À medida que um ovo perde frescura, a gema torna-se móvel.
Sacudindo vigorosamente o ovo, se for velho, ouve-se um ruído característico.
verifico sempre como estão os ovos
Só compro ovos caseiros, mesmo assim verifico sempre
Adoro comer ovos e tenho sempre muito cuidado ao confeccionar.