Cuidados a ter com os ovos

O ovo é um alimento a integrar no nosso regime alimentar.

Cuidados a ter com os ovos na compra e, em casa, para conservá-lo da melhor forma:

 

Cuidados a ter com os ovos

Cuidados a ter com os ovos

  • Para que os ovos não se partam na cozedura, adicione vinagre antes de a água ferver. Lave-os apenas antes da sua utilização imediata, para não danificar a cutícula que protege da entrada de bactérias. Cozinhe bem os alimentos com ovos: bactérias como a Salmonella são destruídas pelo calor.
  • Gema e clara consistentes e casca intacta e límpida são sinais que revelam frescura. Faça o teste num copo com água. Um ovo está fresco se, ao imergi-lo em água, permanecer no fundo do recipiente. Os ovos velhos flutuam quando ganham volume, devido ao aumento do espaço da câmara-de-ar, entre a membrana interna e externa.
  • Conserve os ovos no frigorífico, com a ponta mais fina para baixo. Retire apenas os ovos de que necessita e respeite a data de validade impressa na embalagem ou nos ovos. A durabilidade não deve exceder os 28 dias após a postura. Evite submetê-los a variações de temperatura acentuadas. Se a temperatura ambiente for muito elevada, coloque-os numa zona fresca da casa e só depois no frigorífico.
  • A casca do ovo novo é áspera e opaca. A do velho é mais lisa e ganha brilho. Escolha ovos com casca intacta e limpa. A cor da casca e da gema é uma questão secundária e não influencia a qualidade dos ovos. Uma vez rachado, o ovo perde parte das suas propriedades naturais.
  • Quando aberto, um ovo fresco quase não tem odor. A clara, límpida e translúcida, é gelatinosa, e a gema, saliente. Se a clara estiver fluída e a gema achatada, é muito provável que o ovo esteja envelhecido. À medida que um ovo perde frescura, a gema torna-se móvel. Sacudindo vigorosamente o ovo, se for velho, ouve-se um ruído característico.

 

Cuidados a ter com os ovos
4.5 (90.29%) 35 votos

3 Comentários

  1. Colocado por Fernanda

    verifico sempre como estão os ovos

  2. Colocado por Paulo

    Só compro ovos caseiros, mesmo assim verifico sempre

  3. Colocado por Anabela Quinas

    Adoro comer ovos e tenho sempre muito cuidado ao confeccionar.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*