Quais são os benefícios do gengibre para o nosso organismo?

Quais são os benefícios do gengibre para o nosso organismo?

A razão pela qual lhe queremos falar sobre quais são os benefícios do gengibre para o nosso organismo, é porque esta especiaria tem, de facto, muito que se lhe diga. E uma coisa lhe podemos dizer já: faz bem à saúde!

De origem asiática, de países como a Indonésia , a Índia e a China, o gengibre mais não é do que um caule de aspecto grosso e textura enrugada e que, desde a antiguidade, é usado na gastronomia. Já nos nossos tempos, são cada vez mais as pesquisas e estudos que demonstram e atestam os seus benefícios, sozinho ou com outros ingredientes, para o nosso corpo, ora veja!

1. Aliviar as náuseas, a azia e os vómitos

Para quem tem problemas de náuseas e/ou de vómitos, o gengibre pode ser muito útil, contribuindo também para uma melhor digestão. Existem até produtos nesse sentido, que podem ser usados nos mais novos. É o caso do Nausealiv,  que alia o gengibre à erva-cidreira para conseguir um sabor mais agradável e, assim, combater o mal-estar.

Tal só é possível graças aos seus compostos anti-inflamatórios, carminativos e antieméticos, que não só relaxam a musculatura do estômago e do intestino, como ainda diminuem a acidez do estômago.

2. Reduzir as dores menstruais

E já que falamos dos compostos anti-inflamatórios do gengibre, não podemos deixar de referir a sua enorme ajuda na hora de combater as cólicas menstruais que afetam tantas mulheres que menstruam. Por contribuir para o relançamento dos músculos, o gengibre faz com que o útero não fique tão contraído. Deste modo, acaba por contribuir para a redução das dores ou, pelo menos, da sua intensidade.

3. Bom a combater a gripe

Aliado ao limão, o gengibre é um reforço de peso na hora de combater ou minimizar os efeitos e sintomas de uma gripe ou constipação. Tudo graças às suas ações anti-inflamatória, antioxidante e antiemética dos seus compostos. Portanto, sempre que sentir os primeiros sintomas, faça um chá de limão e gengibre e beba-o várias vezes ao longo do dia. Depois, é deixar que as suas propriedades façam o resto!

gengibre

4. Forte aliado na hora de emagrecer

Obviamente que o gengibre, por si só, não emagrece. Porém, uma vez combinado com uma dieta equilibrada e exercício frequente, dá uma ajudinha. São vários os estudos que dão como provado o papel do gengibre na hora de reduzir o apetite e diminuir a absorção de gorduras pelo organismo. Perder peso nunca é fácil, certo? Por isso, se há um aliado, o melhor mesmo é aproveitar.

5. Para reforçar a memória

São muitos os estudos que ainda estão a ser feitos nesse sentido e que parecem revelar como as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do gengibre ajudam a proteger o cérebro contra os danos oxidativos e inflamações associados ao envelhecimento e que acabam por gerar o nosso declínio cognitivo. Logo, aqui tem mais um benefício a considerar!

Como pode ver, são muitos os benefícios do gengibre para o nosso organismo. Na hora de o consumir, hoje em dia é possível encontrar gengibre das mais diversas formas. Além da versão natural e fresca (o tronco), tem também à disposição gengibre em pó, assim como em óleos e suplementos.

Quanto ao seu consumo, já aqui lhe falamos do chá, porém pode usá-lo também para temperar a sua comida, colocando-o em sopas, saladas, etc.

Como vê, além de bom para a saúde, trata-se também de um ingrediente muito versátil!

4.5 / 5. Votos: 13

No votes so far! Be the first to rate this post.


AVISO: Nenhuma publicação desta página constitui prática médica e como tal não substitui o conselho e acompanhamento médico.
Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *