Alimentos congelados – sim ou não?

Nos dias de hoje é praticamente impossível ter uma alimentação caseira e saudável, casa, trabalho, filhos, tudo junto faz com que o tempo seja pouco para o convívio familiar e ainda preparar cuidadosamente todas as refeições.

Por essa situação acabamos por consumir bastantes congelados, são práticos e muito rápidos. Mas será saudável?

Este tipo de comida deve ser consumido com cautela e alguns cuidados são essenciais para que o congelamento seja feito de maneira segura.

Muitos alimentos podem ser congelados, mas não se deve deixar o produto por tempo indeterminado no congelador para que não perca seus valores nutricionais. Independente do alimento e das condições de armazenamento, a comida não deve permanecer no congelador por mais de três meses. Depois disso, o alimento perde vitaminas e sais minerais.

Alimentos congelados

Com algumas informações básicas podemos congelar alimentos sim, a saber:

Preparação dos alimentos

Certifique-se de que os alimentos estão em boas condições. De seguida, prepare-os. No caso das hortaliças, lave-as com água abundante e elimine as partes não comestíveis.

Depois, mergulhe-as durante um ou dois minutos em água a ferver. Destruirá as enzimas (as principais responsáveis pela degradação do alimento), reduzirá o número de microrganismos e conseguirá manter a cor. Por fim, passe-as por água fria, seque-as e congele-as.

Temperatura do congelador

Cerca de 12 horas antes de iniciar o processo de congelação, regule o termóstato de forma a atingir o ponto de máximo frio. Alguns aparelhos vêm já equipados com um botão para congelação rápida.

Depois de pôr os alimentos no congelador, mantenha a temperatura durante mais 24 horas. A seguir, deverá voltar a baixar o termóstato para -18ºC.

VALIDADE

Carne de vaca e a maioria das hortaliças – 12 meses.
Frango 10 meses.
Carne de borrego e queijos de pasta mole –  8 meses.
Carne de porco e de caça, peixes brancos (pescada, dourada, etc.), manteiga e salgados –  6 meses.
Peixes azuis (sardinha, cavala, entre outros), marisco, natas, pão, bolos e pratos cozinhados –  3 meses.
Carne picada e enchidos – 2 meses.

No caso da carne, retire os ossos, a gordura excessiva e os tendões. O peixe tem de ser limpo e escamado, as tripas retiradas e a cabeça lavada. Carne ou peixe, corte logo no tamanho que pretende para cozinhar.

O descongelamento deve ser feito de véspera no frigorífico, legumes ou peixe pode cozinhar congelado.

4.3
22

2 comentários “Alimentos congelados – sim ou não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *