Os mais conhecidos tratamentos oncológicos e o seu avanço na área da saúde

Os mais conhecidos tratamentos oncológicos e o seu avanço na área da saúde

A oncologia é a ciência que estuda a segunda causa de morte em Portugal, o cancro. Os avanços na tecnologia e na ciência têm vindo a diminuir a taxa de mortalidade em Portugal, e as inovações tecnológicas são mais do que muitas.

É importante educar, e também prevenir, sendo que este último fator é o que mais encoraja os cientistas pois um rastreio precoce onhece-laspermite também uma maior taxa de esperança de vida.

Existem vários meios de diagnóstico e tratamento de soluções oncológicas avançadas, e é importante ficar a conhecê-las para poder saber para si, educar para outros e partilhar a informação por quem possa precisar dela.

Quimioterapia

Provavelmente a tecnologia oncológica mais conhecida, a quimioterapia é o uso de fármacos para matar determinadas células físicas de um tumor e as células à sua volta evitando assim o seu reaparecimento. Estes fármacos existem há várias décadas e têm tido uma revolução constante, com inovações e experiências novas que possibilitam a redução dos efeitos secundários e aumento da eficácia do medicamento.

Radioterapia

Menos falado, mas ainda assim bastante popular dentro da comunidade oncológica, a radioterapia é o uso de radiação de energia para destruir as mesmas células a que a quimioterapia se refere. No entanto, ambos os tratamentos podem por vezes ser combinados para ter uma ação mais forte. Existem dois tipos de radioterapia, a radioterapia externa, usada fora do corpo, e a braquiterapia usada internamente.

tratamentos oncológicos
Os mais conhecidos tratamentos oncológicos e o seu avanço na área da saúde 2

Terapia alvo

Esta forma de terapia é uma forma diferente que visa atacar as condições moleculares de um determinado conjunto de células cancerígenas. A vantagem face a outras opções oncológicas é que como a terapia é para células específicas os efeitos secundários são normalmente menores e mais toleráveis.

Imunoterapia

Esta opção é uma forma de mostrar como a ciência pode evoluir favoravelmente, isto porque a imunoterapia usa o sistema imunológico do paciente para combater o cancro, e faz com que o sistema imunitário ataque de forma eficaz o cancro ao torna-las mais eficazes fazendo a respetiva modificação das células dos próprios pacientes.

Cirurgia oncológica

Embora frequentemente vista como última solução, a cirurgia oncológica nem sempre é o recurso final.

Existem várias terapias que podem ser usadas em conjunto com a cirurgia, que visa remover o cancro e células à volta, para poderem depois serem ou não atacados com outras terapias. No entanto a cirurgia e mais indicada para tumores sólidos, sendo esta a sua principal vantagem em termos da sua eficácia.

Os mais conhecidos tratamentos oncológicos e o seu avanço na área da saúde

Qual é a melhor opção de tratamento para mim

Agora que conhece as mais comuns soluções para o tratamento do cancro, deve consultar um profissional de saúde, especialmente um oncologista, para saber a melhor forma de tratar um cancro ou ficar a conhecer melhor as opções disponíveis.

Acima de tudo, tal como referido no início, a taxa de sobrevivência é cada vez maior devido aos avanços tecnológicos, e Portugal tem dois centros especializados neste tipo de situações que são geridos pelo SNS  (IPO Lisboa e IPO Porto) prontos para ajudar quem precisar, bem como outros centros privados, ambos capazes de responder a qualquer necessidade.

4.6 / 5. Votos: 11

No votes so far! Be the first to rate this post.


AVISO: Nenhuma publicação desta página constitui prática médica e como tal não substitui o conselho e acompanhamento médico.
Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *