Os mais conhecidos tratamentos oncológicos e o seu avanço na área da saúde
A oncologia é a ciência que estuda a segunda causa de morte em Portugal, o cancro. Os avanços na tecnologia e na ciência têm vindo a diminuir a taxa de mortalidade em Portugal, e as inovações tecnológicas são mais do que muitas.
É importante educar, e também prevenir, sendo que este último fator é o que mais encoraja os cientistas pois um rastreio precoce onhece-laspermite também uma maior taxa de esperança de vida.
Existem vários meios de diagnóstico e tratamento de soluções oncológicas avançadas, e é importante ficar a conhecê-las para poder saber para si, educar para outros e partilhar a informação por quem possa precisar dela.
Quimioterapia
Provavelmente a tecnologia oncológica mais conhecida, a quimioterapia é o uso de fármacos para matar determinadas células físicas de um tumor e as células à sua volta evitando assim o seu reaparecimento. Estes fármacos existem há várias décadas e têm tido uma revolução constante, com inovações e experiências novas que possibilitam a redução dos efeitos secundários e aumento da eficácia do medicamento.
Radioterapia
Menos falado, mas ainda assim bastante popular dentro da comunidade oncológica, a radioterapia é o uso de radiação de energia para destruir as mesmas células a que a quimioterapia se refere. No entanto, ambos os tratamentos podem por vezes ser combinados para ter uma ação mais forte. Existem dois tipos de radioterapia, a radioterapia externa, usada fora do corpo, e a braquiterapia usada internamente.
Terapia alvo
Esta forma de terapia é uma forma diferente que visa atacar as condições moleculares de um determinado conjunto de células cancerígenas. A vantagem face a outras opções oncológicas é que como a terapia é para células específicas os efeitos secundários são normalmente menores e mais toleráveis.
Imunoterapia
Esta opção é uma forma de mostrar como a ciência pode evoluir favoravelmente, isto porque a imunoterapia usa o sistema imunológico do paciente para combater o cancro, e faz com que o sistema imunitário ataque de forma eficaz o cancro ao torna-las mais eficazes fazendo a respetiva modificação das células dos próprios pacientes.
Cirurgia oncológica
Embora frequentemente vista como última solução, a cirurgia oncológica nem sempre é o recurso final.
Existem várias terapias que podem ser usadas em conjunto com a cirurgia, que visa remover o cancro e células à volta, para poderem depois serem ou não atacados com outras terapias. No entanto a cirurgia e mais indicada para tumores sólidos, sendo esta a sua principal vantagem em termos da sua eficácia.
Qual é a melhor opção de tratamento para mim
Agora que conhece as mais comuns soluções para o tratamento do cancro, deve consultar um profissional de saúde, especialmente um oncologista, para saber a melhor forma de tratar um cancro ou ficar a conhecer melhor as opções disponíveis.
Acima de tudo, tal como referido no início, a taxa de sobrevivência é cada vez maior devido aos avanços tecnológicos, e Portugal tem dois centros especializados neste tipo de situações que são geridos pelo SNS (IPO Lisboa e IPO Porto) prontos para ajudar quem precisar, bem como outros centros privados, ambos capazes de responder a qualquer necessidade.