Dicas para limpar a casa de maneira simples

Dicas para limpar a casa de maneira simples

Limpar a casa de maneira simples parece quase um sonho impossível! Convenhamos, a limpeza da casa está longe de ser uma tarefa divertida. Contudo, e se lhe dissermos que existem formas de a tornar mais simples e menos morosas?

Se não acredita, confira, então, as nossas dicas para uma limpeza mais simples e rápida!

Munir-se do material certo

No mundo ideal, uma varinha mágica e umas palavras mágicas seriam suficientes. Porém, na vida real, o melhor mesmo é ter as ferramentas certas para realizar as tarefas domésticas da forma mais simples. Por isso, esqueça o espanador ou a vassoura que acabam sempre por espalhar mais pó, do que limpar. 

Opte por uma mopa a vapor que lhe permitirá limpar todo o pó e resíduos de forma simples. Além disso, hoje em dia, tem mopas sem cabo, o que lhe asseguram uma maior mobilidade, não tendo de desligar e ligar a tomada cada vez que muda de divisão. E são ainda ótimas aliadas na higienização da casa e na luta contra os ácaros e possíveis fungos.

Antes de começar a limpar, assegure-se também que tem consigo tudo o que precisa, seja no que toca aos materiais de limpeza (a moca, um pano de flanela ou de microfibra, a esfregona), mas também quanto aos detergentes. 

limpar a casa

Criar uma rotina de limpeza

Para facilitar a limpeza, também ajuda ter uma rotina pensada. Por exemplo, comece por tirar toda a tralha, colocando cada coisa no seu sítio – sapatos no armário, brinquedos no quarto, chaves na carteira, etc. Pelo meio, mude os sacos do lixo e aproveite para sacudir tapetes e fazer as camas de lavado.

Afinal, conseguir limpar a casa de forma simples implica também uma boa gestão de tempo. Assim sendo, aproveite logo para fazer tudo na mesma hora e, enquanto limpa o pó, deixa a máquina de lavar (roupa e/ou louça) a trabalhar. Deste modo, ainda antes de limpar o chão terá tudo limpo e é só colocar a secar ou no lugar. 

Outra dica útil é limpar sempre de cima para baixo e usar um pano de flanela ou microfibra para eliminar o pó. E lembre-se: o chão deverá ser sempre a última coisa que limpa.

Todos os dias são dias de limpeza

Não queremos com isto dizer que todos os dias tem de andar com a esfregona. Longe disso! Contudo, há pequenos cuidados diários que pode ter que tornarão o dia da grande limpeza bem mais fácil e menos trabalhoso. 

Falamos, por exemplo, dos casacos que deixa no sofá, da louça que fica acumulada na pia ou de limpar, na hora, aquela mancha de gordura que cai na banca. Verá como estes pequenos gestos e acções de limpeza que, no dia a dia, não lhe ocuparão mais do que 10 minutos do seu tempo, vão acabar por tornar a limpeza mais fácil e também mais rápida.

Gostou dos nossos conselhos?
Então, chegou a hora de os colocar em prática. Verá que ao perder menos tempo com a limpeza, ganhará mais tempo para fazer aquilo que verdadeiramente gosta, na companhia daqueles que mais ama!

4.3 / 5. Votos: 34

No votes so far! Be the first to rate this post.


AVISO: Nenhuma publicação desta página constitui prática médica e como tal não substitui o conselho e acompanhamento médico.
Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *