6 razões pelas quais deve adicionar pastinaca à sua dieta

6 razões pelas quais deve adicionar pastinaca à sua dieta

Sabia que as cenouras têm primos? A pastinaca, também conhecida como parsnip, é um vegetal antigo nativo da bacia do Mediterrâneo. Este legume, redescoberto pelos gourmands, oferece uma gama impressionante de benefícios para a saúde, sendo rico em vitaminas, minerais e fibras. Vamos explorar por que adicionar a pastinaca à sua dieta pode ser uma excelente escolha para sua saúde.

Já conhecida no tempo dos romanos, a pastinaca fazia parte da dieta básica da população na Idade Média.

Acabou por cair no esquecimento por volta do século XVII, na sequência do aparecimento da batata na Europa, que a substituiu nos nossos pratos.

A ligação da pastinaga à cenoura e à batata não se fica por aqui. De facto, poderíamos considerar a pastinaga como uma mistura destes dois alimentos.

Tal como a cenoura, tem um sabor ligeiramente doce que agrada a todas as idades e pode ser consumida crua ou cozinhada.

Quando cozinhada, é normalmente utilizada como substituto ou complemento da batata.

Depois de séculos à sombra, este legume de Inverno, pastinaca colhida entre Outubro e Março, está de regresso.

Redescoberto pelos gourmands em busca de legumes antigos e esquecidos, ganha cada vez mais adeptos, seduzidos pelo seu sabor particular.

Você também, quer ir até lá? Descubra os seus benefícios e como cozinhar neste artigo.

6 Benefícios da Pastinaca para a Saúde

Embora prima da cenoura, está longe de ter os mesmos valores nutricionais. Assim, o seu teor em vitaminas e minerais é mais elevado do que o da sua prima laranja.

Contém vitaminas B, C e E, bem como potássio, manganês, magnésio, cálcio, zinco, cobre e ferro. Contém também duas vezes mais hidratos de carbono do que a cenoura.

Para além disso, as pastinacas são ricas em fibras, proteínas e antioxidantes.

1. Melhora a Digestão: Ela é rica em fibras insolúveis, que promovem o trânsito intestinal e ajudam a combater a obstipação, melhorando a saúde digestiva.

2. Ajuda a Perder Peso: Com baixo teor calórico e alta concentração de fibras, a pastinaca promove a saciedade, ajudando a controlar o apetite e evitar petiscar entre as refeições.

3. Dá Energia e Defende Contra Doenças: Rica em vitaminas B, C, E e minerais como magnésio, potássio e zinco, ela fortalece o sistema imunológico e melhora os níveis de energia.

4. Previne o Cancro: A presença de antioxidantes e compostos como apigenina e falcarinol contribui para a prevenção do desenvolvimento de células cancerígenas.

5. Favorece a Saúde Cardiovascular: O alto teor de potássio na pastinaca ajuda a regular a pressão arterial e a saúde do coração, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

6. Assegura o Bom Desenvolvimento do Feto: Rica em ácido fólico (vitamina B9), a pastinaca é essencial para o desenvolvimento saudável do feto, sendo altamente recomendada para mulheres grávidas.

6 razões pelas quais deve adicionar pastinaca à sua dieta

Como Adicionar Pastinaca à Sua Dieta

1. Purê de Pastinaca: Cozinhe e amasse pastinacas para um purê nutritivo, perfeito como acompanhamento.

2. Sopa de Pastinaca: Adicione pastinacas a sopas e caldos para um sabor doce e uma textura cremosa.

3. Batatas Fritas de Pastinaca: Faça chips de pastinaca assadas no forno como uma alternativa saudável às batatas fritas.

4. Pastinaca Assada: Asse pastinacas com azeite e ervas para um prato saboroso e nutritivo.

5. Salada de Pastinaca Crua: Rale pastinacas cruas em saladas para adicionar crocância e nutrientes.

6 razões pelas quais deve adicionar pastinaca à sua dieta

Como fazer chips de pastinaca

As batatas fritas de pastinaca, bem como as de beterraba ou cenoura, são perfeitas para um aperitivo colorido e não muito trabalhoso, que substitui os petiscos industriais por um lanche delicioso que pode preparar com a ajuda dos seus filhos!

Primeiro, limpe os seus tubérculos e descasque-os bem, tendo o cuidado de os descascar e de retirar todas as partes duras.

Lave-os em água corrente, retirando toda a terra que possa ter ficado. Não deite fora as cascas!

Nas pastinacas, tal como nas batatas e nas cenouras, as cascas, se bem lavadas e de origem controlada, podem também ser utilizadas para a preparação de batatas fritas estaladiças que, no entanto, terão um tempo de cozedura diferente das fatias de tubérculos devido à sua espessura muito inferior.

Agora, uma vez separadas as rodelas de tubérculos da pele, cortam-se os legumes em lâminas finas.

Neste caso, a utilização de uma mandolina resolve o problema de manter uma espessura uniforme e é muito útil para várias preparações, mas se não tiver uma, pode facilmente habituar-se a cortar com uma faca afiada e descobrir que utilizá-la para cortes finos não é uma operação assim tão complexa!

Para cozinhar as batatas fritas, pode optar por utilizar uma frigideira com óleo, possivelmente óleo de amendoim ou de girassol (porque tem um ponto de fumo mais elevado), ou pode proceder à cozedura.

No primeiro caso, terá de aquecer o óleo a uma temperatura de 150° (para medir esta temperatura, pode utilizar um termómetro de cozinha ou um palito de madeira: quando, ao mergulhá-lo, houver bolhas no óleo, a temperatura adequada para fritar terá sido atingida) e pode mergulhar as suas fatias de pastinaca ou outros tubérculos até ficarem douradas.

pastinaca
6 razões pelas quais deve adicionar pastinaca à sua dieta 2

Escorra-as em papel absorvente, salgue-as e saboreie-as ainda quentes!

Se quiser cozê-las no forno, terá de pré-aquecer o forno a uma temperatura de 180°.

Prepare um tabuleiro coberto com papel vegetal e coloque as fatias de tubérculos, espaçando-as ligeiramente.

Para dar um toque extra de sabor, pode adicionar um pouco de paprica fumada e orégãos, ou um pouco de pão ralado bastante grosso para ficar mais estaladiço.

Uma vez colocadas as fatias na grelha, regue-as com um pouco de azeite virgem extra e leve ao forno durante cerca de 20 minutos.

As suas batatas fritas serão um petisco original e inovador para apresentar nos seus aperitivos ou durante um jantar improvisado em frente a um bom filme!

Considerações Finais

Adicionar pastinaca à sua dieta é uma maneira deliciosa e saudável de diversificar sua alimentação. Rica em nutrientes e com múltiplos benefícios para a saúde, este vegetal versátil pode ser incorporado em várias receitas, proporcionando sabor e valor nutricional. Experimente hoje mesmo e aproveite os benefícios para sua saúde e bem-estar.

4.6 / 5. Votos: 88

No votes so far! Be the first to rate this post.


AVISO: Nenhuma publicação desta página constitui prática médica e como tal não substitui o conselho e acompanhamento médico.
Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *