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Snacks saudáveis para comer em casa ou levar para o trabalho

Um dos erros mais comuns que tendemos a cometer na nossa dieta, especialmente quando queremos perder algum peso, é ceder à tentação de comer e petiscar entre as refeições, muitas vezes de uma forma pouco saudável e puramente impulsiva.

Agarramos qualquer coisa com a intenção de matar a fome, mas na maior parte das vezes esse lanche aparentemente inofensivo transforma-se numa bomba calórica e pode arruinar as nossas intenções de nos mantermos em forma.

No entanto, se tiver força de vontade e quiser realmente comer saudavelmente, pode evitar essas tentações e começar a fazer os seus próprios snacks em casa. Dizem que somos o que comemos, por isso, para tomar mais cuidado com a sua dieta, tome nota destes petiscos saudáveis.

Frutos secos

Os frutos secos, assim chamados porque têm menos de 50% de água na sua composição, têm benefícios importantes para o corpo. Principalmente porque são alimentos que fornecem muita energia e são ricos em boas gorduras e proteínas. Por estas razões, sabemos como são importantes.

Devemos também ter em conta que eles também possuem propriedades saudáveis para o coração, pois são sementes oleaginosas cobertas com uma casca de dureza variável. Os frutos secos mais consumidos são: nozes, pinhões, sementes, caju, amêndoas, avelãs, castanhas, etc.

Contudo, é bom não abusar deles e comê-los, por exemplo, a meio da manhã ou como um lanche, pois fazem parte da dieta mediterrânica, fortalecem ossos e células e ajudam a combater o colesterol.

Sandes

As sandes são apropriadas para pessoas que não têm tempo para parar uns minutos para comer. Contudo, também são excelentes snacks para quebrar a rotina diária. Além disso, face às opções que existem de tipos de pães, é possível comer bons hidratos com acompanhamentos, também eles saudáveis.

Curiosamente, a sandes foi criada por alguém que não queria perder tempo a comer. No século XVIII, um conde inglês chamado John Montagu, IV Conde de Sandwich, inventou (ou popularizou) a prática de petiscar carne entre duas fatias de pão que passou a ser conhecida como sanduíche. Isto porque, não queria sujar as cartas enquanto comia.

Chips vegetais

O consumo de Chips Vegetais registaram um aumento considerável nos últimos anos. Substituem aperitivos mais clássicos, tais como batatas fritas e outros salgados.

O motivo? Oferecem uma alternativa mais leve que se adapta a um estilo de vida saudável. Os ingredientes passam por um processo de desidratação e cozedura de apenas algumas horas. Por esta razão, certos vegetais são mais adequados. Os mais comuns são: beterraba, abóbora, cenoura, curgete ou a batata-doce.

Iogurtes e bowls

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Este é um 2 em 1, onde o seu conceito é “muito” semelhante.

O iogurte, como alimento rico em nutrientes e produto lácteo fermentado, contribui para satisfazer as recomendações de ingestão diária de macronutrientes e micronutrientes e para reduzir os potenciais riscos para a saúde em grupos vulneráveis. Isto porque, é um alimento pré-digerido, que contém uma grande quantidade de nutrientes tais como hidratos de carbono, proteínas, lípidos, minerais e vitaminas.

Outra das vantagens para azáfama diária é o facto de ser possível compor o iogurte com frutos secos, frutas e combinar sabores. O ideal é fazer uma base natural e depois usar a criatividade.

Já as bowls, uma tendência no lifestyle de muitos, são rápidas, fáceis de montar e não é preciso ser um cozinheiro especializado para criar um prato como este. 

A chave? É ser criativo. Brincar com combinações de ingredientes, cores, sabores e texturas. Para um resultado mais provocante, tente diferentes cortes de vegetais: cubos, fatias, espirais etc.

As bowls são uma grande alternativa para tirar a comida saudável da monotonia. Recomendamos incluir todos os grupos alimentares e medir as quantidades segundo o padrão dietético de cada pessoa.

Com efeito, há diversas variedades de aperitivos para levar para o trabalho ou para comer em casa. Com estas alternativas, acreditamos que será a inveja de todos os seus colegas.

P.S. – Ainda que não mencionadas, as frutas são clássicos snacks saudáveis. Contudo, é aconselhável não exagerar.

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