Benefícios dos bróculos

Benefícios dos bróculos, o nome “bróculo” deriva da palavra latina “Brachium”, o que significa braço ou sucursal, um reflexo da sua forma ramificada caracterizada por uma cabeça compacta de ramos unificados por pequenas hastes e um caule mais espesso.

Além de ser rico em fibras e reduzir o colesterol, ele ajuda a acelerar a eliminação do estrogénio do organismo e é uma excelente fonte de crómio — que ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue.

Os benefícios dos bróculos para a saude


Bróculo é uma boa fonte de minerais como o cálcio, magnésio, selénio, zinco e fósforo.

Diversos estudos revelaram que o consumo regular de brócolos inibe o desenvolvimento de células cancerígenas ou seja no bróculos se encontra substancia que bloqueia a acção de hormonas. Hormona esta que estimula o desenvolvimento de tumores e impede o seu crescimento.

Usar o brócolos como mistura em sumos naturais, ajudar no tratamento de herpes, previne dores de cabeça e cólicas menstruais.

 

Na hora de comprar o seu bróculo, procure sempre dar preferência para aqueles que são mais escuros, bem verdes.

Ricos em ácido fólico, o consumo destes vegetais são ainda muito úteis durante a gravidez, evitam a anemia e protegem as células do organismo.

Os bróculos previnem a diabetes, cancro e doenças cardiovasculares.

Para manter as características nutricionais deste legume, deverá cozê-los durante pouco tempo, de preferência ligeiramente cozidos a vapor, refogados ou em salada.

Os bróculos ajudam a regular a tensão arterial

Todos os vegetais são francamente bons para o nosso organismo, basta que saibamos quais devemos comer em maior quantidade e em que altura da nossa vida.

Pessoas que tenham tendência para uma tensão desregulada ou mesmo para problemas cardíacos podem e devem abusar do consumo de brócolos.

Eles são ricos em cálcio, potássio e magnésio e ainda em vitamina B6, luteína e folato, que são essenciais na prevenção destas doenças.

Diga adeus aos problemas de estômago com os brócolos

Por serem muito ricos em fibras, os brócolos promovem uma digestão mais eficaz e ainda ajudam a reduzir o colesterol. Isto para além de favorecerem o transito intestinal e reduzirem o risco de problemas relacionados com o colón.

Como se isso não fosse suficiente, mais uma vez o sulforafano que neles se encontra reduz bastante as probabilidades de ser infectado por bactérias que provocam gastrites e úlceras.

 

Salada de brócolos com salmão

Ingredientes:

– 600 gramas de massa farfalle

– 400 gramas de salmão fumado

– 600 gramas de brócolos

– 200 gramas de ervilhas congeladas

– Sal e pimenta qb

Como preparar:

Coza a massa, ervilhas e brócolos em água temperada com sal. Reserve.

Corte o salmão fumado em pequenas tiras e enrole-as, colocando-as numa saladeira.

Coloque a massa, brócolos e ervilhas na saladeira e tempere a seu gosto com sal e pimenta. Está pronto a servir!

Com este vegetal não há desperdícios, já que tudo nele é comestível. O talo, as folhas, as flores e o pedúnculo.

Quando estão preparados a servir, o seu aspecto assemelha-se ao de uma pequena árvore.

 

brocolos - Benefícios Dos Bróculos

 

Benefícios dos Brócolos

  • Ajuda a recuperar as fibras musculares – Contém vitamina C, um potente antioxidante que combate radicais livres e auxilia na recuperação muscular pós treino. As células musculares, desgastadas após o esforço físico, recebem a ajuda da vitamina C para se recuperarem mais rápido.
  • É rejuvenescedor – Rico em antioxidantes, previne o envelhecimento precoce provocado pelos radicais livres.
  • Reforça as defesas do organismo – Os brócolos são uma excelente fonte de vitamina C, que desempenha um papel importante no sistema imunológico.
  • É considerado um alimento anti cancerígeno – Os antioxidantes encontrados nos brócolos neutralizam os radicais livres e protegem o corpo da sua ação nociva, ajudando a prevenir diversos tipos de cancro.
  • Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue – É um alimento que ajuda a controlar os níveis de glicemia no sangue.
  • Reduz a pressão arterial – São uma excelente fonte de magnésio e cálcio, que ajuda na regulação da pressão arterial.
  • Ajuda na perda de peso – Contém apenas 35 calorias por 100 gramas. Os brócolos são pobres em hidratos de carbono e uma excelente fonte de fibra, que ajuda não só na digestão, mas também previne problemas como a obstipação. Além disso são também ricos em proteína, tendo uma porção de brócolos o equivalente a uma dose de arroz, no entanto, com metade das calorias!
  • Previne doenças cardiovasculares – As fibras contribuem para baixar os níveis de colesterol e os antioxidantes protegem as artérias dos danos provocados pelos radicais livres.
  • Protege a visão – Este vegetal é uma fonte de vitaminas essenciais que ajudam na manutenção da saúde ocular.
  • Melhora o funcionamento do intestino – Rico em fibras, os brócolos favorecem o trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre e ajudando a eliminar toxinas.
  • Combate a osteoporose – Boa fonte de cálcio, é um dos alimentos indicados para prevenir a osteoporose.
  • Previne malformações no feto – Os brócolos fornecem boas doses de ácido fólico, fundamental para o desenvolvimento do tubo neural em fetos e evitar malformações.

 

bróculos - Benefícios Dos Bróculos

 

Como cozinhar os brócolos

  • Deve cortar os brócolos somente no momento em que os vai cozinhar em água que já deve estar a ferver. Se quiser pode dar um pequeno golpe em todo o comprimento, para facilitar o processo de cozedura.
  • Não devem ser cozinhados em muita água, apenas a suficiente para os cobrir.
  • Cozinhe-os durante cerca de 5 a 7 minutos, dependendo da potência do fogão.
  • Deve comer de imediato. Se assim não for, passe-os por água fria para evitar que a cozedura continue.
  • Se puder, coza-os a vapor.

Mais info na wikipedia.

Benefícios dos bróculos
4.4 (88.84%) 43 votos

2 Comentários

  1. Colocado por Andreia Pinto

    Incluo os bróculos na minha alimentação 3x por semana

  2. Colocado por Paulo

    Adoro bróculos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*