Benefícios do alho negro
O alho negro não é mais do que um alho comum “envelhecido”, sob temperatura e pressão controladas, sem qualquer aditivo químico, ele amadurece e fermenta, ganhando uma cor bem mais escura e mudando de sabor.
A origem exacta dele é ainda indefinida pois, coreanos, japoneses e tailandeses reivindicam sua criação.
- Combate doenças cardiovasculares, melhorando a circulação;
- Combate fadiga e cansaço, aumentando a disposição;
- Protege e fortalece o fígado;
- Combate gripes e resfriados;
- Indicado para pessoas com diarreia crónica;
- Combate a insónia;
- Antibiótico natural, protege o organismo das infecções.
No alho comum, devido ao seu conteúdo de compostos sulfurados, que lhe conferem um cheiro característico, o alho tem acção antioxidante e desintoxicante, mas estas enzimas são destruídas no processo de fermentação do alho negro, eliminando com isto os causadores de odor bucal (bafo) e odor corporal.
Porém, o processo confere muitos outros compostos para saúde além dos aqui citados e o produto continua em estudos científicos.
O alho negro tem mais benefícios para a saúde
O alho negro tem efeitos ainda mais positivos sobre a saúde que o alho comum e, especialmente, após a fermentação sua capacidade antioxidante é duplicada.
Na verdade o alho negro é o mesmo alho que conhecemos, só que ele passa por um processo de fermentação, que o deixa com a casca dourada e os dentes pretos.
Pode parecer estranho a primeira vista, pois apresenta características de um alho estragado, só que muito pelo contrário, este alho fermentado numa estufa própria com temperatura e humidade adequadas, torna-se mais macio e adocicado.
O processo dura de 3 semanas a 1 mês, e depois se bem conservado em embalagem fechada na geladeira ele dura cerca de três meses.
Desconhecia vou comprar
Numa ida a uma loja de produtos naturais foi-me apresentado este alho, fiquei renitente, mas depois de experimentar voltei a comprar até hoje.