Os desportos que queimam mais calorias

Os desportos que queimam mais calorias

Esta é uma pergunta difícil de responder. Isto porque a reposta depende de vários fatores, entre eles características individuais (peso, metabolismo, consumo de oxigénio, condição física, etc.); intensidade; condições do ambiente onde é praticado o exercício; entre outras.

O que é certo é que para perder peso é necessário criar um balanço energético negativo. Isto é, tem de gastar mais calorias do que aquelas que consome.

O organismo gasta calorias para todas as suas funções vitais e para manter os seus órgãos a funcionar correctamente. Quanto mais activa for uma pessoa, mais calorias ela gastará.

Emagrecer exige disciplina e persistência. Uma boa alimentação é a base de tudo, mas não é segredo para ninguém que as actividades físicas podem dar uma forcinha nesta batalha contra a balança!

O exercício físico obriga o organismo a usar mais calorias para conseguir levar a cabo a sua tarefa, neste caso, completar o exercício. Estas calorias podem vir das proteínas, dos hidratos de carbono ou das gorduras. Todos estes macro nutrientes têm um valor energético associado.

Praticar um desporto é uma das melhores formas de incluir a actividade física no nosso dia-a-dia.

Dos exercícios que pode praticar e que pode obter um maior gasto calórico são:

  • Treino intervalado de alta intensidade (HIIT) – este é aquele com o melhor custo/benefício, pois permite queimar uma quantidade considerável de calorias em apenas 20 minutos de treino. As modalidades de HIIT mais famosas são o crossfit, o boot camp e o método Tabata.
  • Natação – excelente actividade física que treina todos os grupos musculares, permitindo um desenvolvimento equilibrado. Estudos demonstram que uma aula de natação (+/- 45 minutos) permite gastar à volta de 500 calorias.
desportos que queimam mais calorias
  • Spinning – as aulas de spinning estimulam muito o metabolismo pois uma pessoa não se limita a pedalar sempre ao mesmo ritmo. Neste tipo de aulas são simuladas subidas e descidas de montes, alternando assim a intensidade do treino. Conta gastar mais de 600 calorias por aula.
  • Dança – por que não queimar calorias enquanto te divertes a dar uns passos de dança? Modalidades como o Zumba tornaram as aulas de “dança” mais divertidas e estimulantes para o organismo. Alguma vez imaginaste que poderias perder mais de 400 calorias com meia hora de dança animada?
  • Aulas de grupo – Step, Jump, Body Pump, etc. Certamente já ouviu falar destas actividades e, provavelmente, todas elas são praticadas no seu ginásio. São excelentes formas não só para perder peso mas também para aumentar a resistência.
desportos que queimam mais calorias
  • Artes Marciais – este tipo de aulas exige muito trabalho cardiovascular, constituindo boas formas de queimar calorias. A escolha é vasta: muay thai, jiu-jitsu, karaté, capoeira, boxe, judo, etc.
  • Saltar à corda – quando tudo o resto falhar, nada como a boa e velhinha corda de saltar. Saltar durante 30 minutos pode muito bem valer 400 calorias gastas, dependendo da intensidade.

Considerado uma das modalidades desportivas mais completas, o squash é capaz de promover, além do emagrecimento, o condicionamento físico, a definição muscular e o desenvolvimento do raciocínio lógico.

O desporto, praticado com raquetes, consiste em dois jogadores, dentro de uma sala e posicionados diante de um paredão, alternando as jogadas.

Numa hora de partida, é possível perder de mil a 1.500 calorias, além de aliviar o stress e ganhar força muscular.

Perder peso depende de uma série de factores, mas é sabido que alguns desportos e actividades físicas promovem maior queima de calorias do que outros – e que, se feitos em conjunto com uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável, podem auxiliar bastante a emagrecer.

Não fique parada, compre já alguns Equipamentos Desportivos ! São muitas as opções de actividades, seja para as pessoas que querem perder peso, seja para aquelas que querem garantir uma vida mais saudável.

4.6 / 5. Votos: 58

No votes so far! Be the first to rate this post.


AVISO: Nenhuma publicação desta página constitui prática médica e como tal não substitui o conselho e acompanhamento médico.
Partilhar este artigo

2 thoughts on “Os desportos que queimam mais calorias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *