O que deve comer antes e depois do treino
A refeição principal (almoço ou jantar) deve ser feita até 4 horas antes da prática desportiva, para garantir que a digestão decorra previamente.
É importante fornecer ao organismo alimentos que permitam manter níveis estáveis de energia durante o treino, de forma a evitar o aparecimento de fadiga muscular e a garantir uma boa performance durante a prática de actividade física.
O ideal será fazer uma refeição completa cerca de 3-4 horas antes do treino pequeno-almoço – leite magro ou iogurte magro + pão escuro com queijo magro ou fiambre de aves + peça de fruta
Não é aconselhável praticar desporto em jejum, uma vez que isso irá potenciar a degradação das reservas do próprio corpo.
Aquilo que come depois do treino deve ser capaz de repor as reservas de glicogénio muscular, gastas durante o exercício, e ainda algumas fibras musculares que tenham sido destruídas no treino.
Pessoas ativas precisam ter o hábito de se abastecerem durante todo o dia, com refeições e pequenos lanches a cada duas ou três horas, de preferência intercalados em seu horário de exercicio fisico.
Após o treino, sugere-se uma alimentação equilibrada com nutrientes necessários para repor a energia perdida durante o exercício e favorecer a recuperação dos tecidos. O mais indicado é ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono nos 30-60 minutos subsequentes ao exercício moderado ou intenso de duração prolongada.
Almoço – sopa de legumes, prato com carne/peixe acompanhado de salada ou legumes e uma fonte de cereais isto é, arroz, batata ou massa.
Recomenda-se o consumo de 1-2 peças de fruta (por exemplo, banana); para além dos hidratos de carbono que possui a fruta é geralmente rica em minerais, importantes no processo de recuperação muscular após o esforço.
Esta alimentação, se for cuidada, garante um melhor rendimento no treino, uma melhor recuperação e evita ainda os riscos de lesões musculares.