Os malefícios do açucar

Os malefícios do açucar

Hoje somos uma civilização, consumidora de milhares de toneladas diárias de açúcar (malefícios do açucar).

O açúcar é geralmente criado como resultado do processamento de um dos dois tipos de plantas: a beterraba ou a cana-de-açúcar.

Estas plantas são colhidas, processadas e refinadas para se parecer com o açúcar branco que conhecemos.

As doenças que mais matam em Portugal estão associadas, cada vez mais, a uma alimentação desequilibrada.A má alimentação mata mais do que o tabaco, o álcool ou o consumo de drogas.

Sabe quanto açúcar e quanto sal põe, diariamente, no prato dos seus filhos?

Um dos efeitos mais directos dos excessos de consumo do açúcar é a hipoglicemia, ou seja, falta de açúcar no sangue.

Hipoglicemia é um distúrbio que se manifesta sob variadas formas, determinando mais comummente fraqueza, sensação de desmaio iminente, vertigens, tonturas, prostração, angústia, depressão, palpitação cardíaca e sensação de irrealidade etc.

malefícios do açucar

A maior parte do açúcar consumido está “escondido” em refrigerantes, sobremesas, cereais matinais e nas receitas doces.

Quando o indivíduo observa estes alimentos sente desejo em ingeri-los, porque quando eles chegam ao estômago são absorvidos e levam a que o cérebro liberte dopamina, uma substância que provoca um efeito viciante, como o sentido em casos de droga.

Quando ingerimos açúcar em excesso, o pâncreas (glândula responsável pela produção da insulina), fica sobrecarregado, já que a insulina é um hormona que transforma o açúcar (sacarose) em glicose.

Com a glicose em excesso, essa energia não consumida transforma-se em gordura e acumula-se no organismo, causando doenças.

Hoje muitas doenças modernas são provocadas pela poluição alimentar, devido a uma nutrição desequilibrada, colaborando também para o surgimento de doenças como: arteriosclerose, leucemia, diabetes, varizes, enxaquecas. insónia, asma, pressão alta, prisão de ventre, problemas de pele, distúrbios glandulares, cáries dentárias (e outras doenças da boca), problemas de crescimento, osteoporose.

malefícios do açúcar

O açúcar refinado contém uma grande quantidade de calorias, que contribui para o acumular de gorduras, especialmente na barriga.

Ele pode até irritar a mucosa do tubo digestivo e gerar doenças crónicas como diabetes, doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos e formação de cálculos na vesícula biliar.

O equilíbrio é tudo!

Se soubermos balancear a nossa alimentação e usar o açúcar de forma BEM MODERADA, a nossa qualidade de vida e saúde só tendem a melhorar.

4.8 / 5. Votos: 122

No votes so far! Be the first to rate this post.


AVISO: Nenhuma publicação desta página constitui prática médica e como tal não substitui o conselho e acompanhamento médico.
Partilhar este artigo

2 thoughts on “Os malefícios do açucar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *