Recuperar depois do treino – A melhor forma

Conseguir uma boa recuperação após os treinos e as competições é essencial para aumentar o rendimento e evitar as lesões.

A prática de física é um dos pilares fundamentais da prática de um estilo de vida saudável. Assim, é importante perceber qual a melhor forma de deixar o corpo recuperar das sessões de treino no ginásio. O senso comum diz-nos que uma alimentação equilibrada, massagens de relaxamento e um descanso adequado são a chave para uma boa recuperação.

Recuperar Depois Do Treino

Recuperar Depois Do Treino

Para uma recuperação eficiente:

Treino de regeneração
O treino regenerativo, que consiste em corrida, caminhada ou outras actividades de baixa intensidade, tem a função de fazer a recuperação muscular, das fibras e do sistema cardiovascular, pois activa a circulação e liberta o oxigénio.

Descanso e sono adequado
Dormir bem é a melhor estratégia para recuperar física e psicologicamente. A quantidade de horas de sono depende de cada desportista – 7 horas por dia é o mínimo -, mas deve ser um sono de qualidade.

Massagem de recuperação
Uma massagem semanal ou quinzenal aplicada por um fisioterapeuta desportivo pode ajudar a acelerar a recuperação e a detectar as sobrecargas antes de ocorrer uma lesão.

Sauna ou banho turco
Actualmente, a maior parte das instalações de ginásios, possui cabinas de sauna e de banho turco e os benefícios que a sudação promove são relaxamento muscular, a activação da circulação e o alívio do stresse.

Recuperação através da alimentação
Além de proteínas e , a água também é muito importante antes, durante e após o treino. A síntese muscular ocorre com maior facilidade quando as nossas células estão bem hidratadas.

Recuperar Depois Do Treino

Recuperar – A melhor forma
Vote neste artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*