Pilates – Os beneficios fisicos

O Pilates é uma técnica de exercícios físicos desenvolvida pelo alemão Joshep Pilates, que sofreu, durante a infância, de asma, raquitismo e febre reumática. Tais acontecimentos levaram-no a interessar-se pelo estudo da anatomia e fisiologia humana e dos fundamentos de medicina oriental.

Este método de alongamento e exercício físico, que utiliza o peso do próprio corpo, baseia-se na anatomia humana e o seu objectivo é fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco.

No método Pilates, detectam-se benefícios relacionados com a compreensão do próprio corpo, como o aumento da força, maior desenvoltura muscular, integração do corpo e da mente, melhoria da capacidade respiratória, aumento da flexibilidade, fortalecimento, correção da postura, reestruturação do corpo, prevenção de lesões, aumento da consciência corporal, aumento da auto-estima e alivio de dores musculares.

Um dos princípios fundamentais do método Pilates é que a Powerhouse (área abdominal localizada entre as costelas superiores e a pélvis, que envolve os músculos profundos da coluna e os centros de força do corpo) é o centro de todo movimento, quanto mais forte a powerhouse mais poderoso e eficiente é o movimento.

Portanto, antes de cada exercício de Pilates o centro é recrutado, empurrando delicadamente o umbigo e contraindo os músculos profundos do abdómen. O objetivo é manter o centro corporal estável enquanto os movimentos de braços e pernas são executados com precisão.

Os três músculos abdominais (o reto abdominal, os oblíquos externos e internos e o transverso abdominal) trabalham com os músculos da coluna para formar o centro de força. Os praticantes do método Pilates também incluem a pélvis na powerhouse.

pilates

A prática de actividade física acelera o metabolismo e promove a queima de gordura. Esse resultado é intensificado com a tonificação da musculatura corporal, que é trabalhado de modo geral.

Como consequência, melhora a postura, reduz o perímetro abdominal e promove uma maior consciência corporal. Para além disso, estimula o bem-estar psicológico, aumenta a concentração, contraria o stresse e, como se trabalham os músculos pélvicos, beneficia a sexualidade, ajudando também a prevenir a incontinência urinária.

Este faz bem a qualquer pessoa e, para além disso, ajuda a equilibrar a mente.

ALGUNS BENEFICIOS DO PILATES

# Aumento da densidade óssea

# Melhora da auto-estima

# Coluna mais saudável e flexível

# Alívio de dores e de stresse

# Melhor alinhamento postural

# Alívio de tensões desnecessárias

Respirar correctamente é essencial em Pilates, ainda que esta possa ser a área mais complicada de dominar. Como tentamos manter sempre o transverso abdominal constante e suavemente contraído, a respiração tem de ser lateral-torácica (as costelas expandem lateralmente na inspiração e relaxam na expiração, mantendo-se o abdominal com a mesma contracção ligeira e sem levantar os ombros.

A melhor maneira de descobrir o que o Pilates pode fazer por si é matricular-se e praticá-lo!

Pilates - Os beneficios fisicos

Em que consiste este método?

É um conjunto de exercícios controlados, pausados e metódicos, através dos quais se exercitam todos os músculos do corpo. Proporciona elasticidade e flexibilidade (possibilita movimentos mais harmoniosos), define e tonifica o corpo e ajuda-nos a conhecê-lo melhor. Para além disso, atua também ao nível psíquico, melhorando o auto-conhecimento e diminuindo os níveis de ansiedade e stress.

Como beneficia a saúde?

É ideal para fortalecer os músculos das costas e, desta forma, evitar contraturas. É também um excelente exercício de fisioterapia para qualquer tipo de problemas ou deficiência física. Mas não é necessário ter uma doença concreta para praticar pilates. Este faz bem a qualquer pessoa e, para além disso, ajuda a equilibrar a mente.

Quais os benefícios na prática de Pilates Clínico?

De um modo geral, e mesmo tendo já alguma patologia tal como alterações da postura ou diminuição da flexibilidade, o Pilates Clínico irá ajudá-lo(a) na manutenção da sua coluna, permitir um correto alinhamento corporal e melhorar a flexibilidade de movimentos.

  • Alívio de dores;
  • Aumento da Flexibilidade;
  • Melhor Coordenação Motora;
  • Desenvolvimento de uma postura mais correta e elegante;
  • Melhor equilíbrio;
  • Fortalecimento Muscular;
  • Respiração mais controlada;
  • Melhoria do funcionamento do sistema intestinal;
  • Prevenção de Incontinência Urinária;
  • Prevenção de Lesões;
  • Aumento da resistência física e mental;
  • Preparação pré parto;
  • Benéfico para o pós parto;
  • Uma maior performance desportiva.
  • Melhoria do estado de saúde e bem-estar;
  • Redução de Stress;

Corpo saudável, mente saudável

O pilates permite um relaxamento enorme durante a prática dos exercícios. Para que domine a prática precisa de dominar as seguintes técnicas: concentração,controle,precisão,respiração e fluidez. Cada movimento deve ser executado de forma metódica e concentrada, com a respiração controlada, é uma boa forma de se focar nos seus pensamentos, organizar as ideias e fugir do stress do dia a dia.

Desta forma, o pilates é um excelente aliado no combate ao stress. Ajuda a libertar as tensões acumuladas, ajudando na técnica de respiração e possibilitando um bom relaxamento.

 

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3 Comentários

  1. Colocado por Yara

    A minha coluna agradece 🙂

  2. Colocado por Ana Paula

    adoptei as aulas de pilates para relaxar do stress diário

  3. Colocado por Liliana Daniel

    Não passo sem as minhas aulas de pilates, experimentem

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