Os desportos que queimam mais calorias

Esta é uma pergunta difícil de responder. Isto porque a reposta depende de vários fatores, entre eles caraterísticas individuais (peso, metabolismo, consumo de oxigénio, condição física, etc.); intensidade; condições do ambiente onde é praticado o exercício; entre outras.

O que é certo é que para perder peso é necessário criar um balanço energético negativo. Isto é, tem de gastar mais calorias do que aquelas que consome.

O organismo gasta calorias para todas as suas funções vitais e para manter os seus órgãos a funcionar correctamente. Quanto mais activa for uma pessoa, mais calorias ela gastará.

Emagrecer exige disciplina e persistência. Uma boa alimentação é a base de tudo, mas não é segredo para ninguém que as actividades físicas podem dar uma forcinha nesta batalha contra a balança!

O exercício físico obriga o organismo a usar mais calorias para conseguir levar a cabo a sua tarefa, neste caso, completar o exercício. Estas calorias podem vir das proteínas, dos hidratos de carbono ou das gorduras. Todos estes macro nutrientes têm um valor energético associado.

Praticar um desporto é uma das melhores formas de incluir a actividade física no nosso dia-a-dia.

Dos exercícios que pode praticar e que pode obter um maior gasto calórico são:

Treino intervalado de alta intensidade (HIIT) – este é aquele com o melhor custo/benefício, pois permite queimar uma quantidade considerável de calorias em apenas 20 minutos de treino. As modalidades de HIIT mais famosas são o crossfit, o boot camp e o método Tabata.

Natação – excelente actividade física que treina todos os grupos musculares, permitindo um desenvolvimento equilibrado. Estudos demonstram que uma aula de natação (+/- 45 minutos) permite gastar à volta de 500 calorias.

desportos que queimam mais calorias

desportos que queimam mais calorias

Spinning – as aulas de spinning estimulam muito o metabolismo pois uma pessoa não se limita a pedalar sempre ao mesmo ritmo. Neste tipo de aulas são simuladas subidas e descidas de montes, alternando assim a intensidade do treino. Conta gastar mais de 600 calorias por aula.

Dança – por que não queimar calorias enquanto te divertes a dar uns passos de dança? Modalidades como o Zumba tornaram as aulas de “dança” mais divertidas e estimulantes para o organismo. Alguma vez imaginaste que poderias perder mais de 400 calorias com meia hora de dança animada?

Aulas de grupo – Step, Jump, Body Pump, etc. Certamente já ouviu falar destas actividades e, provavelmente, todas elas são praticadas no seu ginásio. São excelentes formas não só para perder peso mas também para aumentar a resistência.

desportos que queimam mais calorias

desportos que queimam mais calorias

Artes Marciais – este tipo de aulas exige muito trabalho cardiovascular, constituindo boas formas de queimar calorias. A escolha é vasta: muay thai, jiu-jitsu, karaté, capoeira, boxe, judo, etc.

Saltar à corda – quando tudo o resto falhar, nada como a boa e velhinha corda de saltar. Saltar durante 30 minutos pode muito bem valer 400 calorias gastas, dependendo da intensidade.

Considerado uma das modalidades desportivas mais completas, o squash é capaz de promover, além do emagrecimento, o condicionamento físico, a definição muscular e o desenvolvimento do raciocínio lógico.

O desporto, praticado com raquetes, consiste em dois jogadores, dentro de uma sala e posicionados diante de um paredão, alternando as jogadas.

Numa hora de partida, é possível perder de mil a 1.500 calorias, além de aliviar o stress e ganhar força muscular.

Perder peso depende de uma série de factores, mas é sabido que alguns desportos e actividades físicas promovem maior queima de calorias do que outros – e que, se feitos em conjunto com uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável, podem auxiliar bastante a emagrecer.

Não fique parada! São muitas as opções de actividades, seja para as pessoas que querem perder peso, seja para aquelas que querem garantir uma vida mais saudável.

Os desportos que queimam mais calorias
4.7 (94.55%) 22 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*