Beneficios da Clara de Ovo

Beneficios da Clara de Ovo Tratado durante muito tempo como um vilão, o já mostrou que tem uma lista extensa de benefícios. O que provavelmente pouca gente sabe é que a clara do ovo ajuda a emagrecer e aumenta a produção de colagénio, deixando a pele mais firme.

A albumina, presente em grande quantidade na clara do ovo, é uma proteína poderosa que estimula o desenvolvimento dos músculos e promove sensação de saciedade. Rica em vitaminas do complexo B, potássio e ferro, a clara ainda melhora a disposição e a concentração.

Esta proteína é livre de colesterol e lactose e ainda é fonte de BCAA. A albumina é extraída dos ovos através de um processo industrial. Para chegar até a proteína é necessário passar por algumas etapas como a desidratação e a pasteurização que tornam o seu uso mais seguro.

Clara de Ovo e a albumina

A característica mais atraente da albumina é o seu tempo de digestão e absorção das suas moléculas que pode levar entre 4 e 6 horas. Dessa forma é uma proteína de digestão lenta, se comparada com as do soro do leite, por exemplo.

Isso faz da albumina ideal para a suplementação entre os intervalos de treino e também durante o sono uma vez que o organismo recebe os aminoácidos e os peptídeos de qualidade de forma gradual. Isso evita o catabolismo protéico.

Clara de Ovo - Beneficios Da Clara De Ovo

As claras pasteurizadas são comercializadas em pacotes de cartão existindo vários tamanhos, sendo que o mais regular é o de um litro, equivalendo a cerca de 34 claras de ovo (há venda em todos os hipermercados e lojas de produtos naturais).

Para quem nunca ouviu falar, imagine a parte branca do ovo, mas dentro de um pacote e multiplique por 30, é isso mesmo!

Beneficios da Clara de Ovo

Mas além de serem extremamente práticas e versáteis para a confecção de inúmeras receitas, que tipo vantagens podem oferecer em relação aos tradicionais ovos?

  • Não deitam o odor de certos ovos e são mais fáceis de conservar
  • São um alimento sem risco de bactérias visto que estão pasteurizadas
  • Menos calóricas e sem gordura, indicadas para quem quer cortar nas calorias e perder peso
  • Evita o desperdício, especialmente para aqueles que consomem apenas as claras

 

Em primeiro lugar, é importante saber que para cada 100 gramas de , ou seja, cerca de 3-4 claras líquidas, temos pouco mais de 11 gramas de proteína de boa qualidade, com 0% de gordura e apenas cerca de 0,5 gramas de hidratos, no qual fundamenta a clara de ovo que é pura proteína de alto valor biológico.

Mas, além do teor de proteínas, a clara de ovo podemos encontrar em vitaminas B, especialmente niacina e ácido fólico, e também uma fonte de potássio, sódio e selénio.

Em menor grau a clara de ovo fornece magnésio, cálcio e fósforo. Da mesma forma, 100 gramas de clara de ovo encontrou cerca de 88% de água e sem colesterol.

Portanto, para uma proteína de boa qualidade e todas as vitaminas e minerais que oferece sem gordura nenhum colesterol e com teor muito baixo em hidratos de carbono, a clara de ovo é um alimento ideal entre os atletas, especialmente aqueles que procuram ganhar massa muscular sem engordar.

Naturalmente, é também um alimento ideal para a perda de peso, porque, além de todas as propriedades referidas antes, só fornece 49 kcal por 100 gramas e é também um alimento muito versátil mexidos e de enchimento que podem ser utilizados em saladas, omeletes, ou bolos.

As claras de ovo são fonte de luteína, composto que ajuda a manter a pele hidratada e elástica e, consequentemente, mais jovem.

Beneficios da Clara de Ovo – TÓNICO PARA O ROSTO

A clara de ovo concentra propriedades que ajudam a tonificar e iluminar a pele do rosto, eliminando impurezas que se acumulam nos poros. É por isso que tratamentos naturais que usem clara são conhecidos como “lifting caseiro”, que faz a pele do rosto parecer mais esticada.

E o melhor: os resultados são duradouros, desde que realize o tratamento com regularidade e em parceria com outros hábitos saudáveis.

Como fazer?

— É muito fácil. Bata a clara em neve com a ajuda da batedeira e aplique-a com um algodão ou pincel por todo o rosto, evitando o contorno dos olhos.

Se preferir, pode adicionar uma colher de sopa de maizena à clara para potencializar os resultados.

— Deixe actuar durante 20 minutos, ou, depois de secar sobre a pele, enxagúe com água morna.

clara de ovo - Beneficios Da Clara De Ovo

Beneficios da Clara de Ovo – Quem faz muito desporto deve privilegiar o consumo de claras de ovo em detrimento da gema de ovo.

São excelentes porque trata-se de um produto relativamente barato e que permite aos atletas e desportistas ganhar rapidamente massa muscular quando a sua ingestão está associada a um programa de exercício físico regular e específico, devido às características e qualidades próprias da albumina do ovo que possui nove ácidos aminados essenciais para as necessidades nutricionais dos atletas ou daqueles que praticam desporto muito frequentemente.

Estes elementos são benéficos antes e depois do esforço porque optimizam a reposta metabólica do nosso corpo.

Os momentos para o consumo da clara do ovo são inúmeros e não existem regras. Ela pode ser uma proteína extremamente interessante para se consumir na primeira refeição, pois combina com alimentos doces; pode ser uma opção antes de dormir, pela facilidade de digestão; e até mesmo usada antes do treino, para facilitar a digestão.

Apesar de não ser a proteína mais interessante para se consumir imediatamente após o treino, ela é interessante para a refeição sólida após o treino, onde podemos propor proteínas com uma maior facilidade na digestão.

Beneficios da Clara de Ovo
4.7 (93.33%) 18 votos

4 Comentários

  1. Marcia || 5 Junho, 2017

    adoro omelete de claras.

  2. Paulo || 3 Maio, 2017

    Antes do meu treino diário como sempre clara de ovo

  3. Filipa || 15 Abril, 2017

    O meu pequeno almoço tem sempre claras! 🙂

  4. Laura Sousa || 12 Janeiro, 2017

    Compro sempre as claras pasteurizadas para não ter problemas

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*